Page 19 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 19

Programa Alfa e Beto Pré-Escola – Manual de Orientação


                     os acontecimentos, enfim, aprender de forma interativa, já que a presença e o encorajamento
                     pelos adultos é essencial para que a criança aprenda.


                        O tipo de comportamento observado por Vigotski foi sobretudo a aprendizagem da linguagem.
                     Os recentes estudos da neurociência confirmam que as pessoas que convivem com as crianças
                     – em qualquer cultura – são biologicamente “programadas” para falar de forma que as crianças
                     entendam, modulando a voz, falando mais alto, mais devagar, etc. Ou seja: os estudos e avanços
                     mais recentes da neurociência comprovam as observações de Vigotski sobre como a criança
                     entende o mundo e se relaciona com ele por meio da linguagem, mas ressaltam que o papel

                     dos adultos não é intencional, e sim programado biologicamente. São os avanços mais recentes
                     da neurociência que nos permitem compreender melhor como a criança entende o mundo e se
                     relaciona com ele por meio da linguagem.

                        Como as crianças decifram o mundo. Diversos estudos apresentam evidências que desde

                     cedo as crianças desenvolvem processos mentais para entender o mundo que as cerca. Elas
                     procuram razões, causas, justificativas para as coisas; o que não significa que elas tenham um
                     raciocínio lógico nem que, ao perguntar “por que isso” ou “por que aquilo” desejem uma explicação
                     racional. A maioria das perguntas refere-se à pessoas (por que elas são assim ou assado), um
                     menor número de perguntas refere-se ao mundo natural. Suas perguntas geralmente têm como

                     motivação  saber  a relação  entre  pessoas,  suas ações  e a própria  criança;  ou seja,  por trás
                     das perguntas quase sempre reside uma questão subjacente: o que isso tem a ver comigo?
                     Esta é a forma das crianças começarem a buscar explicações para o mundo que as cerca. Há
                     evidências de que até mesmo antes de imitar comportamentos – o que é uma forte característica
                     das crianças nessa fase da vida – elas avaliam primeiro as intenções dos adultos (Kelemen et
                     alia. 2005, Williamson et alia 2008).


                        Como as crianças decifram os outros. Assim como as crianças desenvolvem uma “teoria”
                     do conhecimento do mundo, desenvolvem também uma “teoria da mente” para decifrar o que as
                     pessoas pensam e entender suas reações: por que elas riem, choram, dão presentes, etc. Por
                     exemplo: por que as crianças, quando brincam de esconde-esconde, voltam a se esconder nos
                     mesmos lugares? Isso se dá porque as crianças, até por volta de três anos, sendo egocêntricas,

                     não conseguem imaginar e abstrair o que o outro está pensando. Somente por volta dos quatro
                     anos, em função da maturação do córtex pré-frontal, elas aprendem a lidar com as ilusões, mentiras
                     e transpor o limiar do mundo da magia. Mas, vale ressaltar a importância do meio na aprendizagem
                     e desenvolvimento da criança, uma vez que a mera existência de um irmão mais velho representa
                     um ano cronológico a mais em seu desenvolvimento cognitivo (Gopnik, Meltzoff e Kuhl, 2001).


                        O desenvolvimento da linguagem.  A linguagem é um instrumento central para o
                     desenvolvimento cognitivo. A capacidade para aprender a linguagem é inata, mas, o quanto e



                                                                                                                     19





                                                                                                              31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   19
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   19                                                            31/05/2022   15:11:36
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24