Page 21 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 21

Programa Alfa e Beto Pré-Escola – Manual de Orientação


                         O desenvolvimento da linguagem percorre algumas etapas que são mapeadas por alguns
                     estudiosos. A primeira explosão, que ocorre por volta dos dois anos, é chamada a “fase do paraíso”.
                     Como na versão bíblica, a criança começa a nomear a tudo e usa nomes para indicar objetos

                     e ações. A segunda explosão ocorre por meio de um processo conhecido como “mapeamento
                     rápido”: a criança generaliza. Gato serve para nomear qualquer animal, tia serve para qualquer
                     adulto. Só aos poucos a criança vai ajustando as palavras para expressar significados mais
                     precisos. No caminho, ela vai fazendo associações e expandindo rapidamente seu vocabulário;

                     conhecer um nome em cada categoria (carro, navio) ajuda a identificar novas palavras nessa
                     categoria, e,  quanto mais  palavras a  criança sabe,  mais novas palavras ela pode aprender
                     utilizando a estratégia do mapeamento rápido (Gershkoff-Stowe e Hhan, 2007, Mintz, 2005).


                        A forma como as crianças  ouvem as palavras  afeta sua capacidade  de compreensão.
                     A tendência das crianças é generalizar. Se ela aprende o conceito de vaca malhada, é provável
                     que ela vá aplica-lo a um “dálmata malhado”. Elas inventam verbos, adjetivos, estendem seu
                     vocabulário ao máximo para se fazer compreender e testar o sentido do que acabam de aprender.
                     Por exemplo, crianças aprendem mais facilmente se dissermos: olhe o tórax da formiga do que

                     se ensinarmos as partes do corpo sem relacionar com uma pessoa ou animal. Palavras que
                     exprimem relações (longe, perto, alto, raso) mas não exprimem significado são mais difíceis
                     para aprender. O mesmo ocorre com palavras que exprimem o tempo – o conceito de amanhã
                     como algo que ocorre a cada dia, e não como um dia determinado é difícil de ser compreendido

                     (Exemplo: depois de tanto ouvir que o Natal é amanhã: no dia do Natal a criança pergunta:
                     Hoje já é amanhã?).


                        Há  inúmeros  estudos  sobre a aprendizagem  da gramática  e, curiosamente,  parece  haver
                     desenvolvimentos diferenciados para diferentes aspectos da gramática. Aos três anos de idade
                     as crianças de qualquer  língua dominam as estruturas básicas da mesma. A  partir disso as
                     aquisições  gramaticais  são diferenciadas  no tempo e associadas  à mielinização  do cérebro.
                     A genética  influi  mais na linguagem  expressiva  (linguagem  escrita e oral), ao passo que o

                     ambiente influi mais na linguagem receptiva (o que ouvimos, lemos e, em última instância, o que
                     entendemos) (Kovas et al. 2005).

                        Em síntese: natureza ou meio ambiente? Cuidar ou educar? Os avanços da neurociência

                     sugerem que não há lugar para essas posições extremas. A natureza do ser humano se realiza
                     no seu contato com o ambiente. Ambos têm sua lógica, mas nenhum é absoluto: há muito
                     que se pode fazer para desenvolver o potencial genético das crianças. Além disso, cuidado e
                     educação andam de mãos dadas: o afetivo é indissociável do cognitivo. É nisso que reside o

                     conceito contemporâneo de epigenética, e é esse o espaço que se abre para a compreensão das
                     potencialidades e limites da educação infantil.


                                                                                                                     21





                                                                                                              31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   21
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   21                                                            31/05/2022   15:11:36
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25