Page 13 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 13
Programa Alfa e Beto Pré-Escola – Manual de Orientação
O desenvolvimento das conexões cerebrais relacionadas com o autocontrole, chamado
de controle das funções executivas, bem como o desenvolvimento de capacidades de
linguagem e raciocínio lógico é mais lento. É por isso que as crianças levam algum tempo
para entender algumas coisas.
● O corpo caloso é a parte do cérebro onde se estabelece a conexão entre os dois hemisférios
cerebrais. Isso permite à criança estabelecer melhor coordenação entre os dois lados do
cérebro e as funções que são reguladas por eles.
● A lateralização significa a predominância de certas funções em um dos lados do cérebro.
Isso se aplica aos canhotos, mas, na verdade, há preferências laterais relativas aos olhos,
ouvidos e a várias outras funções cerebrais. Em parte isso é genético, em parte depende
das experiências e aprendizagens da criança.
Curiosidade
Por que há um número maior de canhotos entre os artistas, músicos e atletas?
Resposta: Os canhotos tendem a desenvolver um corpo caloso mais volumoso. Isso
acontece porque, vivendo num mundo de “destros”, eles precisam coordenar melhor os
dois lados do corpo...
O amadurecimento das funções executivas. O amadurecimento da criança tem como base
o amadurecimento do cérebro, especialmente o desenvolvimento do lobo frontal. Esta é a parte
do cérebro que mais demora para desenvolver nos seres humanos, e também é a parte que
os distingue de outros animais. O amadurecimento progressivo dessa região se observa na
regulação de comportamentos como:
● O sono torna-se mais regular.
● As emoções tornam-se mais sutis e com respostas mais específicas.
● As birras tendem a diminuir.
● Choro e risos incontroláveis tornam-se mais raros.
● As funções executivas ainda não estão totalmente amadurecidas: a criança torna-se capaz
de classificar objetos a partir de um critério (cor, forma ou uso, por exemplo), mas tem
dificuldade para mudar o critério.
● Impulsividade e perseverança desenvolvem-se. A partir dos três anos as crianças começam
a adquirir um pouco mais de controle sobre os impulsos e perserverar em determinada
tarefa por um pouco mais de tempo. Esses comportamentos são fortemente influenciados
pelo ambiente.
13
31/05/2022 15:11:36
Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd 13
Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd 13 31/05/2022 15:11:36