Page 13 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 13

Programa Alfa e Beto Pré-Escola – Manual de Orientação


                           O desenvolvimento das conexões cerebrais relacionadas com o autocontrole, chamado
                           de controle  das funções  executivas,  bem como  o desenvolvimento  de capacidades  de
                           linguagem e raciocínio lógico é mais lento. É por isso que as crianças levam algum tempo
                           para entender algumas coisas.

                           ● O corpo caloso é a parte do cérebro onde se estabelece a conexão entre os dois hemisférios
                           cerebrais. Isso permite à criança estabelecer melhor coordenação entre os dois lados do
                           cérebro e as funções que são reguladas por eles.


                           ● A lateralização significa a predominância de certas funções em um dos lados do cérebro.
                           Isso se aplica aos canhotos, mas, na verdade, há preferências laterais relativas aos olhos,
                           ouvidos e a várias outras funções cerebrais. Em parte isso é genético, em parte depende
                           das experiências e aprendizagens da criança.


                       Curiosidade

                       Por que há um número maior de canhotos entre os artistas, músicos e atletas?


                       Resposta: Os canhotos tendem a desenvolver  um corpo caloso mais volumoso. Isso
                       acontece porque, vivendo num mundo de “destros”, eles precisam coordenar melhor os
                       dois lados do corpo...


                        O amadurecimento das funções executivas. O amadurecimento da criança tem como base
                     o amadurecimento do cérebro, especialmente o desenvolvimento do lobo frontal. Esta é a parte
                     do cérebro que mais demora para desenvolver nos seres humanos, e também é a parte que
                     os distingue de outros animais. O  amadurecimento progressivo  dessa região se observa na
                     regulação de comportamentos como:


                           ● O sono torna-se mais regular.

                           ● As emoções tornam-se mais sutis e com respostas mais específicas.

                           ● As birras tendem a diminuir.

                           ● Choro e risos incontroláveis tornam-se mais raros.


                           ● As funções executivas ainda não estão totalmente amadurecidas: a criança torna-se capaz
                           de classificar objetos a partir de um critério (cor, forma ou uso, por exemplo), mas tem
                           dificuldade para mudar o critério.

                           ● Impulsividade e perseverança desenvolvem-se. A partir dos três anos as crianças começam
                           a adquirir um pouco mais de controle sobre os impulsos e perserverar em determinada
                           tarefa por um pouco mais de tempo. Esses comportamentos são fortemente influenciados
                           pelo ambiente.


                                                                                                                     13





                                                                                                              31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   13
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   13                                                            31/05/2022   15:11:36
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18