Page 18 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 18

Capítulo II – Conhecer a criança: o desenvolvimento das crianças de dois a seis anos


                  Desenvolvimento cognitivo e da linguagem. Lev S. Vigotski foi outro importante estudioso
               do comportamento infantil. Embora ele tenha vivido no início do século passado, algumas de suas
               observações e contribuições só passaram a ser mais conhecidas a partir dos anos 80, década
               em que um dos seus livros mais importante, Pensamento e Linguagem (1986), foi publicado. Ele
               observou, por exemplo, que as crianças aprendem no contato com o outro mais experiente, pela

               convivência com irmãos mais velhos e pais, que agem como mentores das crianças. Assim, a
               criança é capaz de aprender porque essas pessoas:

                     ● Apresentam desafios – na forma de perguntas, estímulos, provocações.


                     ● Oferecem ajuda (mas não tomam o lugar da criança).


                     ● Ensinam, mostram como falar, fazer ou resolver algo.

                     ● Encorajam e motivam a criança a persistir.


                  Vigotski atribui a eficácia desses mentores ao fato de que eles geralmente convivem
               intensamente com a criança, e são capazes de identificar o que elas estão tentando fazer
               ou dizer. Isso é particularmente crítico no caso da aprendizagem da linguagem. Ao identificar
               as tentativas de comunicação da criança, o mentor é capaz de fazer perguntas ou dar pistas
               de uma forma que a criança é capaz de entender. Ou seja, eles atuam naquilo que Vigotski

               chama de “zona de desenvolvimento próximo”. O passo a ser dado pela criança deve ser
               algo que ela é capaz de fazer. A aprendizagem das crianças depende, em grande parte, da
               disposição desses mentores em ajudar a criança, proporcionando-lhes o amparo (andaimes,
               na linguagem de Vigotski) em que ela pode se apoiar progressivamente para depois progredir
               sozinha. Um exemplo disso ocorre quando um adulto está lendo um livro para a criança e,
               então, faz perguntas, dá pistas, explica e estimula a criança a fornecer suas explicações e
               interpretações.


                  Se a criança diz “catiti”, dificilmente será entendida por um estranho. Mas, a mãe da criança
               pode entender que ela quis dizer: “quero passear no carro com a titia” e, naquele momento,
               traduzir seu pedido, buscando, progressivamente, formas de ampliar o vocabulário da criança e
               auxiliá-la no desenvolvimento de sua linguagem.


                  A  linguagem  é  um  instrumento  fundamental  para  o  desenvolvimento  da  inteligência.  De
               um lado, ela permite que a criança desenvolva a fala consigo mesma e, assim, aprenda a
               se interrogar, a atribuir sentido às coisas, a buscar explicações mais satisfatórias; e assim,
               progressivamente, a criança vai aprendendo a internalizar a fala apenas na forma de
               pensamentos. De outro lado, a linguagem permite a interação social e a comunicação, por meio
               das quais podemos conversar, receber informações e instruções de outras pessoas, explicar




           18





                                                                                                              31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   18                                                            31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   18
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23