Page 14 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 14

Capítulo II – Conhecer a criança: o desenvolvimento das crianças de dois a seis anos


                  A regulação das emoções. Entre os dois e seis anos algumas partes do cérebro denominadas
               de “sistema límbico” também se desenvolvem, permitindo à criança um maior controle sobre
               suas emoções:

                     ● Quando sentimos medo, um órgão do sistema límbico chamado amígdala se torna muito
                     ativo, gerando ansiedade e reduzindo a capacidade de raciocinar. Grande parte dos medos
                     são reforçados pelos comportamentos dos adultos e, assim, a criança aprende os medos
                     mais pela observação da reação dos adultos do que pelo que eles dizem. Se o adulto sente
                     e expressa medo, suas palavras tranquilizadoras não enganam a criança.


                     ● Uma outra parte do  cérebro denominada  hipocampo é ativada  pela  amígdala  e é
                     responsável pela associação entre emoções e memória. Isso vale para associar eventos a
                     emoções positivas e negativas. A criança se lembra de uma situação em que sentiu medo
                     ou viu adultos expressando medo, e associa o medo com a situação. Isso também vale
                     para sensações agradáveis, como o cheirinho da casa da vovó.

                     ● O hipotálamo é responsável pela produção de cortisol, o hormônio do estresse. Ele é
                     ativado pelo hipocampo e pela amígdala. Em excesso, o cortisol pode destruir partes do
                     cérebro e afetar a memória e a capacidade de aprendizagem. Em doses moderadas o
                     estresse estimula o organismo a aprender, reagir e adaptar-se a novas situações; entretanto,
                     crianças submetidas a estresse prolongado  podem desenvolver  sérias deficiências
                     emocionais e cognitivas.



               Psicomotricidade: movimentos grossos e finos


                  O  Quadro 1 apresenta uma síntese  das habilidades  motoras características das crianças
               de dois a seis anos de idade. As idades são aproximadas  e o domínio dessas habilidades
               depende muito do ambiente em que as crianças vivem. Ao longo dos anos, a criança passa dos
               movimentos motores mais grosseiros ao domínio progressivo de habilidades que requerem um
               controle mais fino e sutil de órgãos e músculos. O cérebro e o desenvolvimento do corpo caloso

               desempenham  um papel  fundamental  nesse processo. O desenvolvimento  e a aquisição  de
               destrezas, especialmente as habilidades motoras mais finas, requer maturação. Os movimentos
               motores finos, assim como outras características biológicas  como cérebros, ossos e dentes,
               amadurecem cerca de seis meses mais cedo no caso das meninas, e ambos são afetados pelas
               experiências e objetos que encontram em seu ambiente.


                  As mudanças  nos hábitos  de vida  – especialmente  nas grandes  cidades  – podem  limitar
               as oportunidades para o desenvolvimento das capacidades motoras das crianças. Da mesma
               forma, a poluição do ar, da água e os tóxicos encontrados nos alimentos podem afetar o cérebro
               e o desenvolvimento do equilíbrio, destreza, motivação ou mesmo na inteligência, como no caso
               do chumbo.


           14





                                                                                                              31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   14                                                            31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   14
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19