Page 17 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 17

Programa Alfa e Beto Pré-Escola – Manual de Orientação


                     do que se pensava, dependendo do contexto e da forma como são apresentados os estímulos.
                     Mas também sabemos que muito do que as crianças fazem e aprendem dependem da interação
                     de características genéticas e do desenvolvimento do cérebro. Alguns desses conhecimentos
                     são fundamentais para o educador infantil.


                        Realismo mágico. Na linguagem de Piaget, o período de dois a seis anos foi denominado
                     de pré-operacional, no sentido de que as crianças não estariam preparadas para efetuar
                     operações lógicas. Esse período também foi denominado como a fase do realismo mágico.
                     De fato, nesse período do desenvolvimento, as crianças tendem a exibir comportamentos
                     como:


                           ● Centração. As crianças tendem a focalizar num aspecto da situação, sem levar em conta
                           outras relações.  Por exemplo: meu pai  é pai, não  pode  ser irmão  (ao mesmo tempo).
                           Isso explica a dificuldade da criança para formar conjuntos a partir de novos critérios. O
                           egocentrismo é um caso específico de centração em si mesmo: a criança tem dificuldade
                           para adotar uma perspectiva diferente da sua. Por exemplo, ela pensa que todo mundo
                           sabe os detalhes do evento que ela presenciou.


                           ● Uma coisa é o que aparenta ser. É difícil para a criança reconhecer a pessoa do palhaço
                           depois que ele tira suas roupas.


                           ● Raciocínio estático.  O  mundo e as coisas do mundo permanecem da forma como as
                           deixamos. Se a criança viu uma cena na rua e chama outros para ver, ela espera que a
                           cena continue em suspenso e só continue quando ela voltar.


                           ● Irreversibilidade. O que está feito está feito. Se você ofendeu, não adianta pedir desculpas:
                           o estrago está feito. Exemplos: “nunca mais vou ser seu amigo!”, ou se caiu açúcar demais
                           no leite, não adianta a mãe misturar mais leite.


                           ● Animismo. Da mesma forma que os seres primitivos as crianças atribuem vida a seres
                           inanimados,  como nuvens, árvores, etc.  Essas crenças, no entanto, são fortemente
                           associadas à cultura.


                        Essas características se refletem na dificuldade das crianças dessa faixa etária de resolver
                     problemas que envolvem fenômenos de conservação, ou seja, o fato de que a coisa permanece
                     a mesma apesar de mudanças em sua aparência (é difícil reconhecer a pessoa por trás do
                     palhaço que trocou de roupa).


                        Os fatos observados por Piaget são corretos, mas a interpretação dos mesmos mudou. Hoje
                     sabemos que crianças desde muito cedo podem resolver problemas desse tipo e ainda mais
                     complexos, dependendo da forma como eles são apresentados.


                                                                                                                     17





                                                                                                              31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   17
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   17                                                            31/05/2022   15:11:36
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22