Page 10 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 10

Capítulo I – A função da Pré-Escola


               Esses  estudos revelam que a Pré-Escola pode ser um fator importante na redução de
               desigualdades sociais; entretanto, e infelizmente, a realidade não é tão simples assim: essas
               mesmas pesquisas indicam que a Pré-Escola tem impacto muito maior para as crianças de nível
               sócio-econômico  mais elevado do que para as crianças de classes menos favorecidas. Isso
               aponta que, para cumprir a sua missão de reduzir desigualdades sociais, a escola pública, e a
               Pré-Escola pública, precisam oferecer uma educação de alta qualidade.

                  Há dois critérios que permitem aferir a qualidade da educação infantil:


                     ● Quantidade, refletida relação entre o número de crianças e o número de adultos: quanto
                     menor o número de crianças por adulto, maior tende a ser a qualidade da educação nesta
                     faixa de idade.

                     ● Natureza da interação entre os adultos e as crianças. Interação de qualidade se define pela
                     capacidade do adulto cativar, entender e interagir intensamente com a criança, sobretudo e
                     particularmente do ponto de vista emocional e verbal. E isso requer um conjunto estruturado
                     e intencional de ações educativas.




















































           10





                                                                                                              31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   10
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   10                                                            31/05/2022   15:11:36
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15