Page 10 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 10
Capítulo I – A função da Pré-Escola
Esses estudos revelam que a Pré-Escola pode ser um fator importante na redução de
desigualdades sociais; entretanto, e infelizmente, a realidade não é tão simples assim: essas
mesmas pesquisas indicam que a Pré-Escola tem impacto muito maior para as crianças de nível
sócio-econômico mais elevado do que para as crianças de classes menos favorecidas. Isso
aponta que, para cumprir a sua missão de reduzir desigualdades sociais, a escola pública, e a
Pré-Escola pública, precisam oferecer uma educação de alta qualidade.
Há dois critérios que permitem aferir a qualidade da educação infantil:
● Quantidade, refletida relação entre o número de crianças e o número de adultos: quanto
menor o número de crianças por adulto, maior tende a ser a qualidade da educação nesta
faixa de idade.
● Natureza da interação entre os adultos e as crianças. Interação de qualidade se define pela
capacidade do adulto cativar, entender e interagir intensamente com a criança, sobretudo e
particularmente do ponto de vista emocional e verbal. E isso requer um conjunto estruturado
e intencional de ações educativas.
10
31/05/2022 15:11:36
Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd 10
Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd 10 31/05/2022 15:11:36