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Programa Alfa e Beto Pré-Escola – Manual de Orientação


                     Em outros países, especialmente os nórdicos e os de língua alemã, a Pré-Escola é
                     fundamentalmente  um espaço  de crescimento  global  da criança,  sem uma preocupação
                     específica com a preparação para o mundo escolar. A noção básica é mais próxima do conceito
                     de Jardim de Infância, de cultivar as potencialidades da criança numa instituição que antes de
                     tudo cuida para que a criança se desenvolva (OCDE, 2001, OCDE, 2006).

                        Uma outra forma de caracterizar essas duas concepções é contrapor programas centrados na
                     criança a programas centrados no ensino. No primeiro caso, incluem-se intervenções como as
                     preconizadas por Maria Montessori, a partir da primeira metade do século XX, ou influenciadas
                     por ideias de Vigotski, a partir dos anos 80 (Bodrova e Leong, 2005), ou, mais recentemente,
                     o enfoque das  escolas infantis da região de Reggio-Emilia (Lewin-Benham,  2008). No outro
                     caso estariam intervenções que enfatizam o ensino de competências mais associadas com a
                     futura escolarização das crianças e, em muitos aspectos, se assemelham mais a uma escola.
                     Intervenções desenvolvidas  sob o  patrocínio do Programa Head Start,  nos Estados  Unidos,
                     incluem-se  nesse caso, como os conhecidos  e bem sucedidos  programas  Perry/High-Scope
                     (Schweinhart e Weikart 1997), o projeto Abedecerian (Campbell et al., 2001) e o projeto dos
                     Centros Pais-Filhos de Chicago (Reynolds et al 2004).


                        Essas duas concepções  são bastante diferentes. Uma visita a instituições em diferentes
                     países no processo de desenvolvimento da presente proposta do IAB, deixou clara a diferença
                     no  funcionamento  das  escolas  e salas  de aula  em diferentes  países  e culturas.  No  entanto,
                     culturas e filosofias à parte, os resultados são bastante semelhantes: ambas possuem currículos
                     muito bem estruturados, e ambas preparam muito bem as crianças para enfrentar os desafios da
                     escolarização formal e melhorar suas perspectivas ao longo da vida (Clarke-Stewart e Allhusen,
                     2005). Menos do que a filosofia educacional, o que faz diferença na vida das crianças são dois
                     aspectos comuns a esses programas: a elevada qualidade e a atenção ao desenvolvimento de
                     competências relevantes para o futuro da criança na escola formal e na vida.

                        Essa breve reflexão serve para entender a missão da Pré-Escola: a Pré-Escola ocorre durante
                     uma fase crítica do desenvolvimento infantil. É a fase das grandes descobertas sobre as pessoas e
                     o mundo, da transição entre total dependência e um razoável grau de independência e maturidade,
                     entre a liberdade quase total da criança que só brinca e as inevitáveis coerções institucionais da
                     escola, entre o controle externo e o controle interno cada vez maior dos sentimentos, emoções e
                     ações. Além disso, é a fase em que ocorre a primeira perda da inocência infantil – somente por
                     volta de 4 anos a criança aprende a dissimular e a entender que os outros podem mentir. Enfim,
                     é a fase de transição entre ser apenas uma criança para tornar-se uma criança-estudante.


                        Pesquisas realizadas no Brasil nos últimos 10 anos por pesquisadores como Pais e Barros
                     e Ruben Klein e analisados em relatório da  Academia Brasileira  de Ciências  (2009) têm
                     apontado para o impacto da Pré-Escola no sucesso escolar posterior dessas crianças. Crianças
                     que  frequentaram  a Pré-Escola  demonstram  melhor desempenho  escolar  do que  crianças
                     que não a frequentaram, e essas diferenças não são triviais, tampouco podem ser ignoradas.


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