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Programa Alfa e Beto Pré-Escola – Manual de Orientação
Capítulo I
A FUNÇÃO DA PRÉ-ESCOLA
A escola formal é uma invenção de milênios. A Pré-Escola é uma invenção recente. A primeira
Pré-Escola foi chamada por seu criador, Friedrich Fröbel, de Kindergarten, ou Jardim de Infância.
O termo não foi escolhido ao acaso, reflete a filosofia do autor a respeito do desenvolvimento
infantil: a criança é como uma semente, tem tudo para se desenvolver e atingir seu potencial
máximo, mas precisa de cuidados. Dessa forma, natureza e ambiente precisam interagir para
que o desenvolvimento ocorra de forma adequada.
A Pré-Escola surgiu como um proposta de transição entre o lar e a escola formal. Não havia
creches e escolas maternais – essa instituição só começou a se difundir a partir da segunda
metade do século XX. Ainda assim a Pré-Escola era para poucos, pois, naquela época, o ensino
fundamental ainda não era universalizado nem nos países mais avançados economicamente.
Decorridos mais de 160 anos de experiência, a Pré-Escola encontra-se em uma encruzilhada.
De um lado ela deixou de ser, para muitos, a transição entre o lar e a escola, posto que muitas
crianças começam a frequentar creches e outros tipos de instituição antes de chegar à Pré-Escola;
de outro lado, as filosofias educacionais em diversos países enfatizam diferentes funções para
a Pré-Escola. O próprio nome “Pré-Escola” não é universal – em alguns países existem apenas
escolas maternais para crianças em idade Pré-Escolar, em outros existem ainda os jardins de
infância.
O termo Pré-Escola, por sua vez, possui conotações diferentes. Em muitos países, ele tem
uma conotação escolarizante – a Pré-Escola é uma escola que vem antes da escola formal; em
outros, ainda preserva uma filosofia educacional menos escolarizante.
Origens históricas
Historicamente a Pré-Escola surgiu inspirada nas concepções do Romantismo a respeito da
criança, especialmente nas ideias de Jean-Jacques Rousseau. Na base desse ideário havia
o reconhecimento da especificidade da infância e da consequente necessidade de tratá-la
diferentemente de um adulto. Por outro lado, havia uma suspeição em relação ao papel dos
adultos e da sociedade, que seriam responsáveis por corromper a inocência natural das crianças.
No conceito original de Jardim de Infância há a ideia de que se cultivarmos a criança ela crescerá
e se desenvolverá naturalmente, seguindo suas tendências. Tal conceito é subjacente aos
principais movimentos pioneiros da promoção dessas instituições ao longo do século XIX e início
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