Page 7 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 7

Programa Alfa e Beto Pré-Escola – Manual de Orientação

                                                                   Capítulo I






                                                                     A FUNÇÃO DA PRÉ-ESCOLA





                        A escola formal é uma invenção de milênios. A Pré-Escola é uma invenção recente. A primeira
                     Pré-Escola foi chamada por seu criador, Friedrich Fröbel, de Kindergarten, ou Jardim de Infância.
                     O termo não foi escolhido ao acaso, reflete a filosofia do autor a respeito do desenvolvimento
                     infantil: a criança é como uma semente, tem tudo para se desenvolver e atingir seu potencial
                     máximo, mas precisa de cuidados. Dessa forma, natureza e ambiente precisam interagir para
                     que o desenvolvimento ocorra de forma adequada.

                        A Pré-Escola surgiu como um proposta de transição entre o lar e a escola formal. Não havia
                     creches e escolas maternais – essa instituição só começou a se difundir a partir da segunda
                     metade do século XX. Ainda assim a Pré-Escola era para poucos, pois, naquela época, o ensino
                     fundamental ainda não era universalizado nem nos países mais avançados economicamente.

                        Decorridos mais de 160 anos de experiência, a Pré-Escola encontra-se em uma encruzilhada.
                     De um lado ela deixou de ser, para muitos, a transição entre o lar e a escola, posto que muitas
                     crianças começam a frequentar creches e outros tipos de instituição antes de chegar à Pré-Escola;
                     de outro lado, as filosofias educacionais em diversos países enfatizam diferentes funções para
                     a Pré-Escola. O próprio nome “Pré-Escola” não é universal – em alguns países existem apenas
                     escolas maternais para crianças em idade Pré-Escolar, em outros existem ainda os jardins de
                     infância.


                        O termo Pré-Escola, por sua vez, possui conotações diferentes. Em muitos países, ele tem
                     uma conotação escolarizante – a Pré-Escola é uma escola que vem antes da escola formal; em
                     outros, ainda preserva uma filosofia educacional menos escolarizante.


                     Origens históricas



                        Historicamente a Pré-Escola surgiu inspirada nas concepções do Romantismo a respeito da
                     criança, especialmente  nas ideias  de Jean-Jacques  Rousseau.  Na base desse ideário  havia
                     o reconhecimento da especificidade  da infância e da consequente  necessidade  de tratá-la
                     diferentemente de um adulto. Por outro lado, havia uma suspeição em relação ao papel dos
                     adultos e da sociedade, que seriam responsáveis por corromper a inocência natural das crianças.
                     No conceito original de Jardim de Infância há a ideia de que se cultivarmos a criança ela crescerá
                     e se desenvolverá  naturalmente,  seguindo  suas tendências.  Tal conceito  é subjacente  aos
                     principais movimentos pioneiros da promoção dessas instituições ao longo do século XIX e início


                                                                                                                     7





                                                                                                              31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   7
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   7                                                             31/05/2022   15:11:36
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12