Page 21 - DESENVOLVIMENTO INFANTIL O QUE DESENVOLVE.indd
P. 21
DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O QUE DESENVOLVE?
O desenvolvimento da psicologia e
a psicologia do desenvolvimento
O desenvolvimento da psicologia – que se ocupa em entender e estabelecer
leis sobre o funcionamento mental –, vem se dando por meio desses meandros
descritos na seção anterior. A agenda concentrou-se em identificar mecanismos
inatos que nos permitem conhecer o mundo. Assim vemos como o desenvolvi-
mento da psicologia se encontra com a psicologia do desenvolvimento. Kant e
Piaget foram revisitados e revistos: surge uma nova ciência do desenvolvimento.
Não somos só uma tábula rasa mas, também, não nascemos com conceitos a
priori prontos e acabados.
Nos próximos parágrafos resumimos alguns dos avanços decorrentes do de-
senvolvimento da psicologia que mudam a perspectiva e a agenda da psicologia
do desenvolvimento. Apresentamos os tópicos na forma de falsos dilemas ou
dicotomias que resumem grandes tensões entre as várias teorias e modelos ex-
plicativos.
1. Físico ou mental
A contraposição entre físico e mental pressupõe que o mental se contrapõe
ao físico, ou é de outra natureza. Mais e mais, como vimos nos parágrafos ante-
riores, a ciência desentranha os correlatos físicos da atividade mental. Também
sabemos como a vida mental afeta o funcionamento do físico: afirmações tão
simples quanto “quem canta os males espanta” ou “evite o estresse”, repercutem
essa sabedoria.
Os conhecimentos existentes no presente não garantem que algum dia conse-
guiremos lograr um entendimento adequado sobre o funcionamento do cérebro e,
muito menos, da mente, mas eles são promissores e o avanço tem sido notável. Os
conhecimentos atuais informam-nos que nosso equipamento físico e mental é fruto
de processos evolutivos, equipamentos e acessórios que foram incorporados para
garantir a sobrevivência e assegurar a reprodução: a vida mental é parte de nosso
equipamento físico e dela dependemos para fazer sentido do mundo. O extraordi-
nário desenvolvimento do cérebro humano – sem precedentes e fora de proporção
com as demais espécies –, dá-lhe capacidades mentais que lhe permitem até mesmo
criar teorias sobre as outras espécies e pensar-se a si mesmo. Existem os niilistas –
sempre haverá quem diga que tudo não passa de uma ilusão... Mas aí já saímos do
campo da ciência.
2. Natureza e ambiente
Um dos desenvolvimentos científicos mais importantes na psicologia con-
temporânea reside no reconhecimento de que é da natureza humana se revelar
plenamente apenas em sua interação com o ambiente. A força da natureza é re-
presentada pela evolução contida em nossa carga genética. Mas, como veremos
especialmente nos Capítulos I e II, essa carga genética não contém determinismos
inexoráveis. Os estímulos provenientes do ambiente e recebidos na gestação e
8