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DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O QUE DESENVOLVE?

            O desenvolvimento da psicologia e
            a psicologia do desenvolvimento



                                    O desenvolvimento da psicologia – que se ocupa em entender e estabelecer
                                  leis sobre o funcionamento mental –, vem se dando por meio desses meandros
                                  descritos na seção anterior. A agenda concentrou-se em identificar mecanismos
                                  inatos que nos permitem conhecer o mundo. Assim vemos como o desenvolvi-
                                  mento da psicologia se encontra com a psicologia do desenvolvimento. Kant e
                                  Piaget foram revisitados e revistos: surge uma nova ciência do desenvolvimento.
                                  Não somos só uma tábula rasa mas, também, não nascemos com conceitos a
                                  priori prontos e acabados.
                                    Nos próximos parágrafos resumimos alguns dos avanços decorrentes do de-
                                  senvolvimento da psicologia que mudam a perspectiva e a agenda da psicologia
                                  do desenvolvimento. Apresentamos os tópicos na forma de falsos dilemas ou
                                  dicotomias que resumem grandes tensões entre as várias teorias e modelos ex-
                                  plicativos.


                                  1. Físico ou mental



                                    A contraposição entre físico e mental pressupõe que o mental se contrapõe
                                  ao físico, ou é de outra natureza. Mais e mais, como vimos nos parágrafos ante-
                                  riores, a ciência desentranha os correlatos físicos da atividade mental. Também
                                  sabemos como a vida mental afeta o funcionamento do físico: afirmações tão
                                  simples quanto “quem canta os males espanta” ou “evite o estresse”, repercutem
                                  essa sabedoria.
                                    Os conhecimentos existentes no presente não garantem que algum dia conse-
                                  guiremos lograr um entendimento adequado sobre o funcionamento do cérebro e,
                                  muito menos, da mente, mas eles são promissores e o avanço tem sido notável. Os
                                  conhecimentos atuais informam-nos que nosso equipamento físico e mental é fruto
                                  de processos evolutivos, equipamentos e acessórios que foram incorporados para
                                  garantir a sobrevivência e assegurar a reprodução: a vida mental é parte de nosso
                                  equipamento físico e dela dependemos para fazer sentido do mundo. O extraordi-
                                  nário desenvolvimento do cérebro humano – sem precedentes e fora de proporção
                                  com as demais espécies –, dá-lhe capacidades mentais que lhe permitem até mesmo
                                  criar teorias sobre as outras espécies e pensar-se a si mesmo. Existem os niilistas –
                                  sempre haverá quem diga que tudo não passa de uma ilusão... Mas aí já saímos do
                                  campo da ciência.


                                  2. Natureza e ambiente



                                    Um dos desenvolvimentos científicos mais importantes na psicologia con-
                                  temporânea reside no reconhecimento de que é da natureza humana se revelar
                                  plenamente apenas em sua interação com o ambiente. A força da natureza é re-
                                  presentada pela evolução contida em nossa carga genética. Mas, como veremos
                                  especialmente nos Capítulos I e II, essa carga genética não contém determinismos
                                  inexoráveis. Os estímulos provenientes do ambiente e recebidos na gestação e


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