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DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O QUE DESENVOLVE?
Conclusão
A psicologia – em todos as suas especialidades –, evoluiu a partir de estudos
experimentais baseados na observação sistemática do comportamento. A contri-
buição da neurociência resulta da combinação da utilização de paradigmas expe-
rimentais combinados aos equipamentos que permitem a observação da ativação
do cérebro por estímulos. A neurociência constitui apenas uma forma adicional de
prosseguir na caminhada de fazer avançar o conhecimento do desenvolvimento da
mente. Muito do que sabemos atualmente foi descoberto antes da neurociência,
esta apenas possibilitou a confirmação de muitas hipóteses ou a formulação de ou-
tras novas.
Reza a lenda que Aristóteles afirmara que mulheres tinham menos dentes do
que homens – mas nunca ousou abrir-lhes a boca para contar seus dentes. Os méto-
dos científicos disponíveis, nos dias atuais, permitem-nos não apenas abrir a boca,
mas identificar correlatos cerebrais e inferir mecanismos causais que possibilitam
cruzar as pontes entre mente e cérebro, entre comportamento e atividade mental. O
importante para avançar a ciência é a experimentação rigorosa – e a neurociência
é apenas uma das linhas de investigação, instigante e atraente, sem dúvida, mas
apenas uma delas.
Organização do livro
O livro organiza-se em dez capítulos. Os dois primeiros capítulos são introdu-
tórios. No primeiro resumimos dez conceitos básicos que nos ajudam a entender o
processo do desenvolvimento humano e infantil à luz de conhecimentos científicos
atualizados das várias ciências que tratam do tema. No segundo aprofundamos o
estudo do cérebro.
Nos Capítulos III a IX tratamos de temas específicos do desenvolvimento in-
fantil. Esses capítulos seguem uma estrutura em comum. Há uma introdução, uma
lista dos conceitos novos que serão estudados, uma reflexão sobre “o que desenvol-
ve” e informações sobre a estrutura e a sequência de cada capítulo. Abordamos o
desenvolvimento físico (Capítulo III), motor (Capítulo IV), pessoal (Capítulo V) e
social (Capítulo VI). O desenvolvimento cognitivo é tratado nos Capítulos VII a IX.
No Capítulo VII tratamos do desenvolvimento da linguagem, no Capítulo VIII, do
conhecimento do mundo e no Capítulo IX, da inteligência.
O Capítulo X apresenta uma revisão de evidências e melhores práticas sobre
dez conjuntos de intervenções que podem contribuir para promover o desenvolvi-
mento infantil. Dado que a pobreza apresenta desafios importantes ao processo de
desenvolvimento, e que ela é uma ameaça real para contingentes expressivos da po-
pulação brasileira, esse capítulo aborda estratégias mais diretamente voltadas para
minorar seu impacto negativo.
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