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A retomada do curso e do ritmo normal do          ção – o que ocorre, por exemplo, quando a criança é
            desenvolvimento da criança irá depender da capaci-   criada em situação de abandono ou em um ambiente
            dade do adulto de compreender, isto é, a pessoa pre-  que não oferece meios de ajudá-la a controlar sua
            cisa perceber como os fatores do ambiente interfe-   ansiedade ou agressividade, criando um círculo vicioso
            rem no desenvolvimento infantil, entender a trajetó-  que pode se tornar patológico ou irreversível.
            ria desse desenvolvimento e saber como lidar com a
            criança nessa situação.                              6 – O QUE SE DESENVOLVE QUANDO
                                                                 FALAMOS EM DESENVOLVIMENTO?
             COMPORTAMENTOS TÍPICOS DE CRIANÇA QUE
             “REGRIDE” DIANTE DE AMEAÇAS:                           O centro de comando para todo o desenvolvi-
                                                                 mento é o cérebro: o próprio cérebro desenvolve-
              •  choro;                                          se. Desenvolvem-se o tamanho do cérebro, a comu-
              •  birra/manha;                                    nicação entre os neurônios e a capacidade de lidar
              •  controle dos esfíncteres;                       com mais e diferenciados estímulos. Em consequên-
              •  desobediência/mentira;                          cia, o indivíduo coordena melhor o seu organismo e
              •  agressividade (física ou verbal);               as suas ações: ele dá respostas mais organizadas aos
                                                                 estímulos que recebe.
              •  problemas relacionados ao sono/hora de dormir/
                 pesadelos;                                        NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA:
              •  difi culdades relacionadas à alimentação;           •  o cérebro forma 700 conexões por segundo;
              •  disciplina.
                                                                    •  se ativadas por estímulos, essas conexões vão
                                                                       se fortalecendo;
               Já os chamados “problemas de desenvolvimento”        •  se não forem utilizadas, as conexões são cortadas;
            são de natureza diferente e decorrem de razões dis-
            tintas dessas que mencionamos. Algumas crianças nas-    •  as conexões formadas dependem dos estímulos
            cem com doenças ou defi ciências causadas por desor-        e das respostas que a criança dá a esses estímu-
            dens genéticas ou que são contraídas e/ou agravadas        los, formando, progressivamente, circuitos mais ou
            depois do nascimento e que podem comprometer,              menos adaptados, mais rígidos ou mais fl exíveis;
            difi cultar ou retardar o desenvolvimento físico, men-   •  crianças que vivem em ambientes isolados ou
            tal ou socioemocional.                                     com poucos estímulos, como em alguns orfana-
                                                                       tos, perdem a oportunidade de formar milhões
               As crianças que nascem com essas difi culdades ou        de  conexões  e  têm  seu  desenvolvimento
            as manifestam desde cedo podem ser benefi ciar de           comprometido pelo resto da vida.
            um diagnóstico precoce – quanto antes melhor – e de
            tratamentos adequados, que podem incluir interven-
            ções de natureza médica ou diversas formas de tera-  O que signifi ca dizer que o
            pia e cuidados especiais.                            cérebro se desenvolve?

               O quadro 2, na página seguinte, apresenta os princi-  Quando a criança nasce, o cérebro ainda não está
            pais tipos de problemas ou defi ciências que acometem   totalmente acabado. Ele continua crescendo em peso
            as crianças. A incidência desses problemas varia com o   e tamanho. No primeiro ano de vida, o tamanho da
            tipo de transtorno e também alguns deles são sujeitos a   cabeça passa de 13 a 18 cm para 33 a 46 cm. Isso
            fatores regionais.
                                                                 acontece porque o cérebro está crescendo. No fi nal
               Outros “problemas de desenvolvimento” podem       do segundo ano de vida, o órgão já atingiu ¾ do tama-
            ser adquiridos como parte do processo de educa-      nho do peso do cérebro adulto.


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