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A retomada do curso e do ritmo normal do ção – o que ocorre, por exemplo, quando a criança é
desenvolvimento da criança irá depender da capaci- criada em situação de abandono ou em um ambiente
dade do adulto de compreender, isto é, a pessoa pre- que não oferece meios de ajudá-la a controlar sua
cisa perceber como os fatores do ambiente interfe- ansiedade ou agressividade, criando um círculo vicioso
rem no desenvolvimento infantil, entender a trajetó- que pode se tornar patológico ou irreversível.
ria desse desenvolvimento e saber como lidar com a
criança nessa situação. 6 – O QUE SE DESENVOLVE QUANDO
FALAMOS EM DESENVOLVIMENTO?
COMPORTAMENTOS TÍPICOS DE CRIANÇA QUE
“REGRIDE” DIANTE DE AMEAÇAS: O centro de comando para todo o desenvolvi-
mento é o cérebro: o próprio cérebro desenvolve-
• choro; se. Desenvolvem-se o tamanho do cérebro, a comu-
• birra/manha; nicação entre os neurônios e a capacidade de lidar
• controle dos esfíncteres; com mais e diferenciados estímulos. Em consequên-
• desobediência/mentira; cia, o indivíduo coordena melhor o seu organismo e
• agressividade (física ou verbal); as suas ações: ele dá respostas mais organizadas aos
estímulos que recebe.
• problemas relacionados ao sono/hora de dormir/
pesadelos; NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA:
• difi culdades relacionadas à alimentação; • o cérebro forma 700 conexões por segundo;
• disciplina.
• se ativadas por estímulos, essas conexões vão
se fortalecendo;
Já os chamados “problemas de desenvolvimento” • se não forem utilizadas, as conexões são cortadas;
são de natureza diferente e decorrem de razões dis-
tintas dessas que mencionamos. Algumas crianças nas- • as conexões formadas dependem dos estímulos
cem com doenças ou defi ciências causadas por desor- e das respostas que a criança dá a esses estímu-
dens genéticas ou que são contraídas e/ou agravadas los, formando, progressivamente, circuitos mais ou
depois do nascimento e que podem comprometer, menos adaptados, mais rígidos ou mais fl exíveis;
difi cultar ou retardar o desenvolvimento físico, men- • crianças que vivem em ambientes isolados ou
tal ou socioemocional. com poucos estímulos, como em alguns orfana-
tos, perdem a oportunidade de formar milhões
As crianças que nascem com essas difi culdades ou de conexões e têm seu desenvolvimento
as manifestam desde cedo podem ser benefi ciar de comprometido pelo resto da vida.
um diagnóstico precoce – quanto antes melhor – e de
tratamentos adequados, que podem incluir interven-
ções de natureza médica ou diversas formas de tera- O que signifi ca dizer que o
pia e cuidados especiais. cérebro se desenvolve?
O quadro 2, na página seguinte, apresenta os princi- Quando a criança nasce, o cérebro ainda não está
pais tipos de problemas ou defi ciências que acometem totalmente acabado. Ele continua crescendo em peso
as crianças. A incidência desses problemas varia com o e tamanho. No primeiro ano de vida, o tamanho da
tipo de transtorno e também alguns deles são sujeitos a cabeça passa de 13 a 18 cm para 33 a 46 cm. Isso
fatores regionais.
acontece porque o cérebro está crescendo. No fi nal
Outros “problemas de desenvolvimento” podem do segundo ano de vida, o órgão já atingiu ¾ do tama-
ser adquiridos como parte do processo de educa- nho do peso do cérebro adulto.
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