Page 25 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 25

O cérebro humano tende a ser um pouco mais fl e-
              xível, mais maleável: ele tem mais plasticidade do que o   PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SIGNIFICA
              dos outros animais. Há janelas que se fecham defi nitiva-  PROVOCAR A PROGRESSIVA AUTONOMIA. VOCÊ
              mente – como vimos no caso da visão ou da recupera-    JÁ OUVIU FALAR NO AMOR QUE SUFOCA?
              ção de problemas auditivos. Há períodos que são mais   É normal que uma criança de quatro meses chore quando
              favoráveis que outros, para a aprendizagem de deter-   está com fome. Mas se vive com pais superprotetores, essa
              minadas habilidades. Por exemplo: podemos aprender     criança poderá continuar a fazer isso aos 5 anos de idade,
              várias línguas sem sotaque nos primeiros anos de vida   período no qual ela já possui capacidade de controlar sua
              – depois fi ca mais difícil discriminar e reproduzir deter-  emocionalidade e expressar suas necessidades verbalmente.
              minados sons. Há épocas em que somos mais sensí-
              veis e fl exíveis para aprender e desenvolver determi-
              nadas habilidades físicas ou intelectuais – como o uso
              de ferramentas, instrumentos musicais ou destrezas físi-
              cas. Nos primeiros meses de vida, precisamos criar for-
              tes vínculos de afeto com, pelo menos, um adulto –
              de outra forma, difi cilmente conseguiremos nos ajus-
              tar socialmente. Entre o segundo e quarto ano de vida,
              precisamos conviver e interagir com outras crianças e
              adultos – de outra forma, podemos ter fortes seque-
              las em nosso desenvolvimento social, intelectual e da
              linguagem. Entre 4 e 5 anos, tornamo-nos mais dis-
              postos a distinguir os sons da língua, e, portanto, essa
              é a época mais adequada para preparar a criança para
              desenvolver a consciência fonológica – uma das bases
              para a alfabetização.



              7 – DESENVOLVER SIGNIFICA
              ADQUIRIR CONTROLE SOBRE
              OS IMPULSOS, TORNAR-SE
              AUTORREGULADO

                 A palavra adulto é sinônimo de tornar-se maduro,
              independente, capaz de se autorregular. A infância é a
              etapa de transição entre o nascimento e a idade adulta.
              É uma fase de amadurecimento lento e progressivo.


                 O crescimento da capacidade de autorregulação é
              a pedra de toque do desenvolvimento infantil. A habi-
              lidade de regular e controlar as emoções e impulsos é
              que ajudará o desenvolvimento e aprendizado adequa-
              dos, como mostra a fi gura 1.10.

                 A autorregulação abrange todas as áreas do desen-  Figura 1.10 Educar para autonomia, deseducar para a dependência
              volvimento, mas, especialmente, o autocontrole e o


                                                               27
   20   21   22   23   24   25