Page 25 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 25
O cérebro humano tende a ser um pouco mais fl e-
xível, mais maleável: ele tem mais plasticidade do que o PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SIGNIFICA
dos outros animais. Há janelas que se fecham defi nitiva- PROVOCAR A PROGRESSIVA AUTONOMIA. VOCÊ
mente – como vimos no caso da visão ou da recupera- JÁ OUVIU FALAR NO AMOR QUE SUFOCA?
ção de problemas auditivos. Há períodos que são mais É normal que uma criança de quatro meses chore quando
favoráveis que outros, para a aprendizagem de deter- está com fome. Mas se vive com pais superprotetores, essa
minadas habilidades. Por exemplo: podemos aprender criança poderá continuar a fazer isso aos 5 anos de idade,
várias línguas sem sotaque nos primeiros anos de vida período no qual ela já possui capacidade de controlar sua
– depois fi ca mais difícil discriminar e reproduzir deter- emocionalidade e expressar suas necessidades verbalmente.
minados sons. Há épocas em que somos mais sensí-
veis e fl exíveis para aprender e desenvolver determi-
nadas habilidades físicas ou intelectuais – como o uso
de ferramentas, instrumentos musicais ou destrezas físi-
cas. Nos primeiros meses de vida, precisamos criar for-
tes vínculos de afeto com, pelo menos, um adulto –
de outra forma, difi cilmente conseguiremos nos ajus-
tar socialmente. Entre o segundo e quarto ano de vida,
precisamos conviver e interagir com outras crianças e
adultos – de outra forma, podemos ter fortes seque-
las em nosso desenvolvimento social, intelectual e da
linguagem. Entre 4 e 5 anos, tornamo-nos mais dis-
postos a distinguir os sons da língua, e, portanto, essa
é a época mais adequada para preparar a criança para
desenvolver a consciência fonológica – uma das bases
para a alfabetização.
7 – DESENVOLVER SIGNIFICA
ADQUIRIR CONTROLE SOBRE
OS IMPULSOS, TORNAR-SE
AUTORREGULADO
A palavra adulto é sinônimo de tornar-se maduro,
independente, capaz de se autorregular. A infância é a
etapa de transição entre o nascimento e a idade adulta.
É uma fase de amadurecimento lento e progressivo.
O crescimento da capacidade de autorregulação é
a pedra de toque do desenvolvimento infantil. A habi-
lidade de regular e controlar as emoções e impulsos é
que ajudará o desenvolvimento e aprendizado adequa-
dos, como mostra a fi gura 1.10.
A autorregulação abrange todas as áreas do desen- Figura 1.10 Educar para autonomia, deseducar para a dependência
volvimento, mas, especialmente, o autocontrole e o
27