Page 24 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 24
Figura 1.9 Processo de poda cerebral
Experiências esperadas são aquelas para os quais
o cérebro está programado para lidar e que podem PERÍODOS SENSÍVEIS, JANELA DE
ou não ocorrer em seu ambiente. Por exemplo, uma OPORTUNIDADE E PLASTICIDADE
criança pode aprender uma, duas ou três línguas ao
mesmo tempo, desde que conviva com pessoas que CEREBRAL
falem essas línguas e interaja com elas. Uma criança
pode desenvolver mais ou menos sua capacidade HÁ PERÍODOS MAIS SENSÍVEIS PARA
natural para música, dança ou matemática, a depen- DESENVOLVER A VISÃO, AUDIÇÃO
OU APRENDER LÍNGUAS
der da qualidade dos estímulos que recebe ao longo
de seus primeiros anos de vida. Algumas dessas esti- As crianças diagnosticadas com problemas de visão
mulações serão mais efi cazes quando ocorrem em e audição até os quatro meses têm mais chance de
determinados momentos: são os períodos sensíveis recuperar esses sentidos, pois, até essa idade, o cérebro
ou janelas de oportunidade. ainda depende de experiências auditivas e visuais para
desenvolver esses sentidos. Depois disso, as possibilidades
No reino animal, há determinados comportamen- de intervenção e cura se tornarão mais limitadas. Para
tos que são aprendidos em certo momento ou nunca muitas experiências, há um tempo mais adequado. Isso
mais são assimilados. O patinho segue o primeiro ani- aplica-se, por exemplo, ao aprendizado simultâneo e
mal que passa andando perto dele. Alguns pássaros natural de duas ou três línguas “maternas” ou à época
só aprendem o canto de sua espécie durante determi- adequada para fazer um implante coclear e assegurar a
nadas semanas – se passar do prazo, não aprendem a audição para quem dela fi caria privado.
cantar e serão incapazes de atrair as fêmeas na época
da reprodução.
26