Page 19 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 19
5 – DESENVOLVIMENTO Alguns processos – como a linguagem – são uni-
SIGNIFICA MUDANÇA E versais na sua sequência, mas seu tempo de início e
IMPLICA CONTINUIDADES E sua duração podem variar. Por exemplo, a criança
DESCONTINUIDADES aprende de 10 a 12 palavras entre os 12 e 18 meses
e logo experimenta uma explosão de linguagem por
volta dos 20 meses de idade. Outro exemplo: algu-
Desenvolvimento signifi ca mudança. O desenvol-
vimento é saudável, quando as mudanças ocorrem na mas crianças começam a falar entre 10 e 12 meses e
direção esperada: a criança cresce, aprende e, sobre- outras só começam com 18 meses. Veja na fi gura 1.6.
tudo, torna-se cada vez mais autônoma. Os processos emocionais e de autorregulação
sofrem mais descontinuidades e retrocessos que outras
• Como ocorre em qualquer mudança, o desenvolvimento áreas do desenvolvimento. Essas descontinuidades mani-
não é um processo linear. Há altos e baixos, avanços e festam-se, sobretudo, diante de transições ou ameaças.
retrocessos, continuidades e descontinuidades. Diante de ameaças, a criança que já era independente
• Alguns processos são mais contínuos– como no caso pode voltar a buscar a proteção da mãe. Diante do nas-
do desenvolvimento motor: a criança vira, senta, enga- cimento de um irmãozinho, por exemplo, a criança pode
tinha, fi ca de pé com apoio, depois sem apoio etc. voltar a engatinhar, fazer xixi na cama ou pedir colo, tor-
nar-se mais infantil, para chamar a atenção.
• Outros processos são menos contínuos e se dão por
“saltos”. Um exemplo o da autoconsciência: a criança, As descontinuidades e os retrocessos menciona-
que, por quase dois anos, não sabe muito bem quem dos não constituem problemas de desenvolvimento.
ela é nem consegue se ver como diferente do outro, de Pelo contrário, eles fazem parte do processo normal;
repente, por volta de 2 anos de idade, passa a se perce- portanto, podem e devem ser contornados com aten-
ber como um “eu” separado, como mostra a fi gura 1.5. ção e estimulação adequada.
Figura 1.6 Fases da aquisição da linguagem
500
Criança 3
450
Criança 2
400
350 Criança 1
Número de palavras 250
300
200
150
100
50
0
9.5 10 10.5 11 11.5 12 12.5 13 13.5 14 14.5 15 15.5 16 16.5 17 17.5 18 18.5 19 19.5 20 20.5 21 21.5 22 22.5 23 23.5 24
Idade (meses)
fonte: The Development of Children, Worth Publishers, (2009).
21