Page 19 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 19

5 – DESENVOLVIMENTO                                     Alguns processos – como a linguagem – são uni-

              SIGNIFICA MUDANÇA E                                  versais na sua sequência, mas seu tempo de início e
              IMPLICA CONTINUIDADES E                              sua duração podem variar. Por exemplo, a criança
              DESCONTINUIDADES                                     aprende de 10 a 12 palavras entre os 12 e 18 meses
                                                                   e logo experimenta uma explosão de linguagem por
                                                                   volta dos 20 meses de idade. Outro exemplo: algu-
                 Desenvolvimento signifi ca mudança. O desenvol-
              vimento é saudável, quando as mudanças ocorrem na    mas crianças começam a falar entre 10 e 12 meses e
              direção esperada: a criança cresce, aprende e, sobre-  outras só começam com 18 meses. Veja na fi gura 1.6.
              tudo, torna-se cada vez mais autônoma.                  Os processos emocionais e de autorregulação
                                                                   sofrem mais descontinuidades e retrocessos que outras
               •  Como ocorre em qualquer mudança, o desenvolvimento   áreas do desenvolvimento. Essas descontinuidades mani-
                   não é um processo linear. Há altos e baixos, avanços e   festam-se, sobretudo, diante de transições ou ameaças.
                   retrocessos, continuidades e descontinuidades.  Diante de ameaças, a criança que já era independente

               •  Alguns processos são mais contínuos– como no caso   pode voltar a buscar a proteção da mãe. Diante do nas-
                   do desenvolvimento motor: a criança vira, senta, enga-  cimento de um irmãozinho, por exemplo, a criança pode
                   tinha, fi ca de pé com apoio, depois sem apoio etc.   voltar a engatinhar, fazer xixi na cama ou pedir colo, tor-
                                                                   nar-se mais infantil, para chamar a atenção.
               •  Outros processos são menos contínuos e se dão por
                   “saltos”. Um exemplo o da autoconsciência: a criança,   As descontinuidades e os retrocessos menciona-
                   que, por quase dois anos, não sabe muito bem quem   dos não constituem problemas de desenvolvimento.
                   ela é nem consegue se ver como diferente do outro, de   Pelo contrário, eles fazem parte do processo normal;
                   repente, por volta de 2 anos de idade, passa a se perce-  portanto, podem e devem ser contornados com aten-
                   ber como um “eu” separado, como mostra a fi gura 1.5.   ção e estimulação adequada.


                                                                                    Figura 1.6 Fases da aquisição da linguagem


                   500
                                                                                                      Criança 3
                   450
                                                                                         Criança 2
                   400

                   350                                             Criança 1
                  Número de palavras  250
                   300



                   200

                   150
                   100

                    50

                     0
                        9.5  10  10.5  11  11.5  12  12.5  13  13.5  14  14.5  15  15.5  16  16.5  17  17.5  18  18.5  19  19.5  20  20.5  21  21.5  22  22.5  23  23.5  24


                                                      Idade (meses)
                                                                            fonte: The Development of Children, Worth Publishers, (2009).

                                                               21
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24