Page 22 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 22
Figura 1.7 Desenvolvimento do cérebro
Recém-nascido
fonte: extraído do site Neuroscience for Kids, de Eric H. Chudler.
Como na fi gura 1.7, o desenvolvimento do cérebro e elas desenvolvem-se em paralelo aos outros aspectos
guarda algumas semelhanças com o desenvolvimento do desenvolvimento físico e cognitivo. Isso signifi ca que
dos demais órgãos: são programados pela natureza todas as áreas de nosso desenvolvimento estão pro-
para se desenvolver de certa forma, crescer até deter- fundamente interligadas com as emoções associadas
minado tamanho, localizar-se em lugares específi cos do às experiências que adquirimos nas etapas iniciais de
corpo e reagir de forma bastante previsível aos estímu- nossa vida. As primeiras experiências de vida – inclu-
los que recebem. Isso vale, por exemplo, para os estí- sive e especialmente nos primeiros meses e anos de
mulos que recebemos (o olho se fecha diante de muita vida – são marcantes na consolidação de nosso tem-
claridade, e as pupilas dilatam-se no escuro), os alimen- peramento, nos vínculos de apego e na nossa forma
tos (sofremos azia se ingerimos mais ácidos que o estô- de nos relacionar com os desafi os e estresses do
mago pode processar). Em muitos casos, as respostas ambiente. Isso dá-se porque grande parte do desen-
são programadas, em outros, adaptativas. Por exemplo, volvimento do cérebro é modelado pela experiência.
corremos mais e melhor com treino e engordamos se
fi camos parados. Muitos de nossos órgãos estão pron-
tos ou quase prontos ao nascermos – especialmente os ARQUITETURA CEREBRAL
órgãos que formam nosso sistema vital. A FIAÇÃO DO CÉREBRO SEGUE
UMA ORDEM FIXADA PELA NATUREZA:
Outros levam mais tempo para se desenvolver e
entrar em pleno funcionamento – como no caso do • visão e audição;
sistema reprodutivo.
• motor (aos poucos);
O desenvolvimento do cérebro também é par-
cialmente programado. Sua fi ação segue uma ordem, • linguagem (depende da interação);
conforme ilustrado na fi gura 1.8. • pensamento (depende da linguagem);
As emoções também são formadas no cérebro, • autocontrole (depende da experiência);
como parte e em decorrência de nossas experiências, • as emoções desenvolvem-se em paralelo.
24