Page 22 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 22

Figura 1.7 Desenvolvimento do cérebro






















                                                                                Recém-nascido
                                                                         fonte: extraído do site Neuroscience for Kids, de Eric H. Chudler.

               Como na fi gura 1.7, o desenvolvimento do cérebro   e elas desenvolvem-se em paralelo aos outros aspectos
            guarda algumas semelhanças com o desenvolvimento    do desenvolvimento físico e cognitivo. Isso signifi ca que
            dos demais órgãos: são programados pela natureza    todas as áreas de nosso desenvolvimento estão pro-
            para se desenvolver de certa forma, crescer até deter-  fundamente interligadas com as emoções associadas
            minado tamanho, localizar-se em lugares específi cos do   às experiências que adquirimos nas etapas iniciais de
            corpo e reagir de forma bastante previsível aos estímu-  nossa vida. As primeiras experiências de vida – inclu-
            los que recebem. Isso vale, por exemplo, para os estí-  sive e especialmente nos primeiros meses e anos de
            mulos que recebemos (o olho se fecha diante de muita   vida – são marcantes na consolidação de nosso tem-
            claridade, e as pupilas dilatam-se no escuro), os alimen-  peramento, nos vínculos de apego e na nossa forma
            tos (sofremos azia se ingerimos mais ácidos que o estô-  de  nos  relacionar  com  os  desafi os  e  estresses  do
            mago pode processar). Em muitos casos, as respostas   ambiente. Isso dá-se porque grande parte do desen-
            são programadas, em outros, adaptativas. Por exemplo,   volvimento do cérebro é modelado pela experiência.
            corremos mais e melhor com treino e engordamos se
            fi camos parados. Muitos de nossos órgãos estão pron-
            tos ou quase prontos ao nascermos – especialmente os   ARQUITETURA CEREBRAL
            órgãos que formam nosso sistema vital.                A FIAÇÃO DO CÉREBRO SEGUE
                                                                  UMA ORDEM FIXADA PELA NATUREZA:
               Outros levam mais tempo para se desenvolver e
            entrar em pleno funcionamento – como no caso do        •  visão e audição;
            sistema reprodutivo.
                                                                   •  motor (aos poucos);
               O desenvolvimento do cérebro também é par-
            cialmente programado. Sua fi ação segue uma ordem,      •  linguagem (depende da interação);
            conforme ilustrado na fi gura 1.8.                      •  pensamento (depende da linguagem);

               As emoções também são formadas no cérebro,          •  autocontrole (depende da experiência);
            como parte e em decorrência de nossas experiências,    •  as emoções desenvolvem-se em paralelo.






                                                             24
   17   18   19   20   21   22   23   24   25