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2 – O DESENVOLVIMENTO É SUJEITO                      ou apatia. Esses mecanismos de defesa e adaptação

              A FATORES DE PROTEÇÃO E FATORES                      que ela desenvolve, por sua vez, tiram a fl exibilidade
              DE RISCO                                             para aprender outras formas de lidar com o estresse.
                                                                   Nesse caso, a adaptação ocorre em prejuízo da adap-
                 Quando mencionamos a importância do ambiente      tabilidade, ou seja, da capacidade de tornar-se fl exí-
              para o desenvolvimento adequado, é essencial deixar   vel para aprender novas formas de lidar com situa-
              claro que, no ambiente, existem fatores que promovem o   ções estressantes.
              desenvolvimento e fatores que signifi cam risco ao mesmo,   Estímulos e interações possibilitam
              como ilustrado no box da página 16.
                                                                   experiências
               •  Fatores de desenvolvimento são os acontecimen-
                   tos, circunstâncias e estímulos saudáveis, que pro-  Os estímulos de que uma criança precisa para se
                   movem o desenvolvimento. Por exemplo, o nasci-  desenvolver são encontrados nas pessoas com quem ela
                   mento a termo, proteção, afeto, estabilidade e pre-  interage e em um ambiente social equilibrado. Os estímu-
                   visibilidade são fatores que impulsionam o desenvol-  los propiciam experiências – e a aprendizagem e o desen-
                   vimento satisfatoriamente.                      volvimento decorrem do contato com objetos e aconte-
                                                                   cimentos do cotidiano, em interação com os adultos. Tra-
               •  Fatores de risco são as circunstâncias que ameaçam
                   o desenvolvimento normal, como uma gestação de   dicionalmente, isso ocorria de forma adequada no con-
                   risco, drogas de todo o tipo, álcool, nascimento pre-  texto familiar e confi rma que, para promover o desenvol-
                   maturo, falta de proteção, elevados níveis de estresse   vimento, é menos importante a presença de determina-
                   e fatores normalmente associados à pobreza – como   dos objetos materiais (como brinquedos comprados ou
                   instabilidade fi nanceira e baixa escolaridade – podem   computadores) que a presença de outras crianças e adul-
                   prejudicar o curso normal do desenvolvimento.   tos com os quais a criança tenha liberdade de interagir.
               •  Pais e cuidadores tanto podem ser fontes de risco   A maneira como os estímulos são apresentados
                   quanto podem propiciar condições adequadas para   e a forma como a criança interage com eles – sejam
                   estimular o desenvolvimento saudável das crianças.   eles pessoas, animais ou objetos – é o que promove as
                                                                   experiências e, em última instância, o desenvolvimento.

              Um fator de alto risco: o estresse
                                                                   3 – DESENVOLVER SIGNIFICA
                 O estresse é uma experiência forte ou traumática   ADAPTAR-SE, MAS NEM TODA
              que mobiliza respostas igualmente fortes. Em situa-  ADAPTAÇÃO É ADEQUADA
              ções de estresse, o cérebro produz substâncias quí-
              micas (tais como cortisol, adrenalina e outros hormô-   O ambiente pode ajudar ou difi cultar o desenvol-
              nios), que o ajudam a lidar com essas ameaças. Trata-  vimento da criança, no entanto, em qualquer situação,
              se de um mecanismo natural e normal de adaptação.    o organismo da criança fará o possível para se adap-
                                                                   tar à realidade da melhor forma possível. Ou seja,
                 Mas o estresse decorrente de um ambiente ou       independentemente do ambiente em que se encon-
              situação tensa/estressante pode causar muitos pro-   tra, toda criança é programada pela natureza para se
              blemas ao desenvolvimento cerebral e deixar mar-     adaptar e sobreviver. Adaptar-se signifi ca consolidar
              cas. Nos primeiros anos de vida, a criança dispõe    as capacidades essenciais para sobreviver e viver.
              de poucos recursos para lidar com o estresse: seu
              cérebro não é capaz de processar informações de         Quanto mais saudável o ambiente, mais facilidade
              forma adequada. Se for submetida à situação cons-    a criança terá para se adaptar. Quanto mais adaptada
              tante de estresse, a criança poderá desenvolver res-  uma criança, maior a sua fl exibilidade para se ajustar
              postas inadequadas, como reações agressivas fortes   a novos desafi os.


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