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2 – O DESENVOLVIMENTO É SUJEITO ou apatia. Esses mecanismos de defesa e adaptação
A FATORES DE PROTEÇÃO E FATORES que ela desenvolve, por sua vez, tiram a fl exibilidade
DE RISCO para aprender outras formas de lidar com o estresse.
Nesse caso, a adaptação ocorre em prejuízo da adap-
Quando mencionamos a importância do ambiente tabilidade, ou seja, da capacidade de tornar-se fl exí-
para o desenvolvimento adequado, é essencial deixar vel para aprender novas formas de lidar com situa-
claro que, no ambiente, existem fatores que promovem o ções estressantes.
desenvolvimento e fatores que signifi cam risco ao mesmo, Estímulos e interações possibilitam
como ilustrado no box da página 16.
experiências
• Fatores de desenvolvimento são os acontecimen-
tos, circunstâncias e estímulos saudáveis, que pro- Os estímulos de que uma criança precisa para se
movem o desenvolvimento. Por exemplo, o nasci- desenvolver são encontrados nas pessoas com quem ela
mento a termo, proteção, afeto, estabilidade e pre- interage e em um ambiente social equilibrado. Os estímu-
visibilidade são fatores que impulsionam o desenvol- los propiciam experiências – e a aprendizagem e o desen-
vimento satisfatoriamente. volvimento decorrem do contato com objetos e aconte-
cimentos do cotidiano, em interação com os adultos. Tra-
• Fatores de risco são as circunstâncias que ameaçam
o desenvolvimento normal, como uma gestação de dicionalmente, isso ocorria de forma adequada no con-
risco, drogas de todo o tipo, álcool, nascimento pre- texto familiar e confi rma que, para promover o desenvol-
maturo, falta de proteção, elevados níveis de estresse vimento, é menos importante a presença de determina-
e fatores normalmente associados à pobreza – como dos objetos materiais (como brinquedos comprados ou
instabilidade fi nanceira e baixa escolaridade – podem computadores) que a presença de outras crianças e adul-
prejudicar o curso normal do desenvolvimento. tos com os quais a criança tenha liberdade de interagir.
• Pais e cuidadores tanto podem ser fontes de risco A maneira como os estímulos são apresentados
quanto podem propiciar condições adequadas para e a forma como a criança interage com eles – sejam
estimular o desenvolvimento saudável das crianças. eles pessoas, animais ou objetos – é o que promove as
experiências e, em última instância, o desenvolvimento.
Um fator de alto risco: o estresse
3 – DESENVOLVER SIGNIFICA
O estresse é uma experiência forte ou traumática ADAPTAR-SE, MAS NEM TODA
que mobiliza respostas igualmente fortes. Em situa- ADAPTAÇÃO É ADEQUADA
ções de estresse, o cérebro produz substâncias quí-
micas (tais como cortisol, adrenalina e outros hormô- O ambiente pode ajudar ou difi cultar o desenvol-
nios), que o ajudam a lidar com essas ameaças. Trata- vimento da criança, no entanto, em qualquer situação,
se de um mecanismo natural e normal de adaptação. o organismo da criança fará o possível para se adap-
tar à realidade da melhor forma possível. Ou seja,
Mas o estresse decorrente de um ambiente ou independentemente do ambiente em que se encon-
situação tensa/estressante pode causar muitos pro- tra, toda criança é programada pela natureza para se
blemas ao desenvolvimento cerebral e deixar mar- adaptar e sobreviver. Adaptar-se signifi ca consolidar
cas. Nos primeiros anos de vida, a criança dispõe as capacidades essenciais para sobreviver e viver.
de poucos recursos para lidar com o estresse: seu
cérebro não é capaz de processar informações de Quanto mais saudável o ambiente, mais facilidade
forma adequada. Se for submetida à situação cons- a criança terá para se adaptar. Quanto mais adaptada
tante de estresse, a criança poderá desenvolver res- uma criança, maior a sua fl exibilidade para se ajustar
postas inadequadas, como reações agressivas fortes a novos desafi os.
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