Page 16 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 16

Figura 1.4 Nem toda adaptação é adequada
                                                                  Crianças que vivem nas ruas, que são submetidas a
                                                                  trabalho escravo e à violência, ou que atuam como
                                                                  soldados sobrevivem e se adaptam à sociedade,
                                                                  entretanto, nem sempre a adaptação é adequada. Elas
                                                                  podem se tornar supervigilantes, arredias, deprimidas
                                                                  ou desenvolver comportamentos violentos ou
                                                                  antissociais.
                                                                    Quanto mais estressante for o ambiente e quanto
                                                                maiores e mais cedo surgirem os desafi os, mais esforço a
                                                                criança terá de fazer para sobreviver. A adaptação asse-
                                                                gura a sobrevivência. Quando ameaçada durante a gravi-
                                                                dez (por exemplo, por estresse ou subnutrição materna)
                                                                ou no início da vida (abandono ou doenças), a criança
                                                                terá que se adaptar aos desafi os do presente – e isso
                                                                compromete sua capacidade futura de adaptabilidade:
                                                                para sobreviver agora, a criança desenvolve mais rapida-
                                                                mente certos padrões de resposta, mas, com isso, perde
                                                                a fl exibilidade para se adaptar a novos desafi os no futuro.
                                                                    Alguns comportamentos desviantes de crianças
                                                                e adultos são associados ao abandono em orfanatos
                                                                (Rutter et alia, 1998). Como ilustramos na fi gura 1.4, a
                                                                experiência estressante e negativa nos primeiros anos
                                                                de vida deixa marcas no cérebro e na sua forma de
                                                                funcionar e processar informações.
                                                                                                         QUADRO 1

             PRINCIPAIS MECANISMOS DE ADAPTAÇÃO


             APEGO                 Apego é um vínculo emocional duradouro que se desenvolve entre o bebê e o cui-
                                   dador – que é, geralmente, a mãe, mas pode ser outra pessoa. Esse vínculo, que se
                                   consolida por volta dos 6 aos 18 meses de idade, é essencial para dar segurança e
                                   previsibilidade à criança e permanece sólido para o resto da vida. A função do apego
                                   é preparar o indivíduo para adaptar-se à vida social como adulto.




             AGRESSIVIDADE         “A única razão pela qual os bebês não se matam é que não lhes damos facas ou revól-
                                   veres.” A afi rmação foi feita por Richard Tremblay, um dos maiores estudiosos do
                                   desenvolvimento infantil. A agressividade é essencial para a sobrevivência, mas precisa
                                   ser controlada para permitir o convívio social. Violência, impulsividade, agressões físi-
                                   cas ou verbais e bullying constituem os quatro tipos mais conhecidos de agressão. O
                                   controle da agressividade é parte do processo de educação e está associado à forma
                                   como pais e educadores estabelecem limites e orientam as crianças.







                                                             18
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21