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Figura 1.8 Desenvolvimento do cérebro de acordo com Thompson e Nelson (2001)
DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO
(período de) formação de sinapses dependente de experiências
Neurogênese no hipocampo
Linguagem receptiva/fala
(giro angular/área de Broca)
Visão/audição Funções ognitivas avançadas
(córtex visual e córtex auditivo) (córtex pré-frontal)
(18-24 dias de pré-natal) (Prefrontal cortex) (-3 meses a 15-18 anos?)
Sinaptogênese
CÓRTEX PRÉ-FRONTAL
Neurulação Migração celular (-2 meses a 5-10 anos) Níveis adultos de sinapses
(6-24 semanas
Mielinização
de pré-natal)
-9 -8 -7 -6 -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 6 7 Meses 91011121 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 30 40 50 60 70
8
Meses
Anos
Decadas
Concepção Nascimento Morte
Idade
William Greenough (1987) propôs uma classifi cação
COMO A EXPERIÊNCIA MODELA O CÉREBRO: muito simples dessas experiências: as dependentes e
O VASO E O OLEIRO. as esperadas.
Feche os olhos e imagine um oleiro que modela um vaso. Experiências dependentes são aquelas das quais
O vaso é o cérebro, o oleiro é a experiência. Ele modela o cérebro necessita para desenvolver alguma capaci-
colocando e retirando o barro de determinadas partes, para dade ou função: se as experiências não acontecerem,
dar a forma desejada. o cérebro não fará conexão com determinado órgão,
O que é a experiência que modela o cérebro? Como ela
modela? que não será estimulado e poderá, por sua vez, atrofi ar.
Por exemplo: só vamos desenvolver a visão se existir luz
no ambiente onde vivemos. Se alguém for mantido no
Tipos de experiência escuro durante os primeiros anos de vida, não desenvol-
O processo de desenvolvimento do cérebro tem uma verá o sentido da visão: os nervos oculares atrofi am-se.
característica diferente dos demais órgãos: o cérebro vai Se viver amarrada, a criança não conseguirá andar, pois
formando várias conexões, de acordo com as experiên- os músculos atrofi am-se. Se não tiver convívio e feeback
cias que a criança vivencia. Se alguma conexão deixa de de adultos, a criança não forma vínculos de apego e não
ser usada por falta de estímulos, ela acaba “morrendo”. aprenderá a decifrar importantes sinais que permitem o
Esse é um processo natural e acontece com milhões de convívio social. Basta isso para o cérebro se desenvol-
conexões. Da mesma forma, quando a criança desenvolve ver. Mas, sem isso, ele não se desenvolve.
uma maneira mais ágil de fazer algo – andar equilibrando- Diferentes áreas do cérebro desenvolvem-se ou tor-
se em uma corda, por exemplo – o cérebro guarda aque- nam-se prontas para reagir às experiências ao longo dos
les circuitos que são mais efi cientes e corta ou “poda” os primeiros anos de vida. A área da linguagem é uma das
outros. Ao longo da infância e da adolescência, o cérebro que se desenvolvem mais rapidamente entre os seis e
se aperfeiçoa e elimina as conexões sem uso e as cone- os 24 meses. Se a criança vive com brasileiros entre seis
xões inefi cientes. A fi gura 1.9 ilustra como isso ocorre.
e 24 meses iniciais de sua vida, falará português; se vive
Quais experiências são necessárias para ajudar com chineses, falará chinês. Se a criança vive em deter-
o cérebro a se desenvolver? Como promover essas minado ambiente, poderá desenvolver certas fobias ou
experiências? Um importante neurocientista chamado reagir de forma mais ou menos ansiosa.
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