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Figura 1.8 Desenvolvimento do cérebro de acordo com Thompson e Nelson (2001)
                                                      DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO
                                                                (período de) formação de sinapses dependente de experiências
                                                                                    Neurogênese no hipocampo
                                Linguagem receptiva/fala
                                (giro angular/área de Broca)
                      Visão/audição                                              Funções ognitivas avançadas
                  (córtex visual e córtex auditivo)                                 (córtex pré-frontal)

              (18-24 dias de pré-natal)            (Prefrontal cortex)  (-3 meses a 15-18 anos?)
                                                                           Sinaptogênese
                                                    CÓRTEX PRÉ-FRONTAL
                   Neurulação  Migração celular  (-2 meses a 5-10 anos)                             Níveis adultos de sinapses
                       (6-24 semanas
                                            Mielinização
                        de pré-natal)
                 -9 -8 -7 -6 -5 -4 -3 -2 -1 0  1  2  3  4  5  6  7  Meses 91011121  2  3  4  5  6  7  8  9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 30 40 50 60 70
                                                     8
                       Meses
                                                                                Anos
                                                                                                         Decadas
                  Concepção              Nascimento                                                               Morte
                                                                Idade

                                                                   William Greenough (1987) propôs uma classifi cação
                COMO A EXPERIÊNCIA MODELA O CÉREBRO:               muito simples dessas experiências: as dependentes e
                O VASO E O OLEIRO.                                 as esperadas.

                Feche os olhos e imagine um oleiro que modela um vaso.   Experiências dependentes são aquelas das quais
                O vaso é o cérebro, o oleiro é a experiência. Ele modela   o cérebro necessita para desenvolver alguma capaci-
                colocando e retirando o barro de determinadas partes, para   dade ou função: se as experiências não acontecerem,
                dar a forma desejada.                              o cérebro não fará conexão com determinado órgão,
                O que é a experiência que modela o cérebro? Como ela
                modela?                                            que não será estimulado e poderá, por sua vez, atrofi ar.
                                                                   Por exemplo: só vamos desenvolver a visão se existir luz
                                                                   no ambiente onde vivemos. Se alguém for mantido no
              Tipos de experiência                                 escuro durante os primeiros anos de vida, não desenvol-
                 O processo de desenvolvimento do cérebro tem uma   verá o sentido da visão: os nervos oculares atrofi am-se.
              característica diferente dos demais órgãos: o cérebro vai   Se viver amarrada, a criança não conseguirá andar, pois
              formando várias conexões, de acordo com as experiên-  os músculos atrofi am-se. Se não tiver convívio e feeback
              cias que a criança vivencia. Se alguma conexão deixa de   de adultos, a criança não forma vínculos de apego e não
              ser usada por falta de estímulos, ela acaba “morrendo”.   aprenderá a decifrar importantes sinais que permitem o
              Esse é um processo natural e acontece com milhões de   convívio social. Basta isso para o cérebro se desenvol-
              conexões. Da mesma forma, quando a criança desenvolve   ver. Mas, sem isso, ele não se desenvolve.
              uma maneira mais ágil de fazer algo – andar equilibrando-  Diferentes áreas do cérebro desenvolvem-se ou tor-
              se em uma corda, por exemplo – o cérebro guarda aque-  nam-se prontas para reagir às experiências ao longo dos
              les circuitos que são mais efi cientes e corta ou “poda” os   primeiros anos de vida. A área da linguagem é uma das
              outros. Ao longo da infância e da adolescência, o cérebro   que se desenvolvem mais rapidamente entre os seis e
              se aperfeiçoa e elimina as conexões sem uso e as cone-  os 24 meses. Se a criança vive com brasileiros entre seis
              xões inefi cientes. A fi gura 1.9 ilustra como isso ocorre.
                                                                   e 24 meses iniciais de sua vida, falará português; se vive
                 Quais experiências são necessárias para ajudar    com chineses, falará chinês. Se a criança vive em deter-
              o cérebro a se desenvolver? Como promover essas      minado ambiente, poderá desenvolver certas fobias ou
              experiências? Um importante neurocientista chamado   reagir de forma mais ou menos ansiosa.


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