Page 14 - GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL.indd
P. 14

Figura 1.3 Períodos sensíveis ou janelas de oportunidade


                                                                  “Períodos sensíveis”: épocas da vida em que o cérebro
                                                                  e outras estruturas ou funções do organismo fi cam mais
                                                                  suscetíveis a determinadas experiências. Por exemplo, há
                                                                  períodos sensíveis para aprender a enxergar ou a falar.


                                                                  Plasticidade: é a capacidade do cérebro de reorganizar
                                                                  uma estrutura ou função (geralmente após um trauma ou
                                                                  perturbação).




                                                                  Por exemplo: a utilização de áreas do cérebro para
                                                                  reaprender a falar ou movimentar-se.
                                                                  Plasticidade dos neurônios: é muito maior nos primeiros
                                                                  anos de vida.






               FATORES DE PROTEÇÃO DO                           FATORES DE RISCO AO
               DESENVOLVIMENTO                                  DESENVOLVIMENTO


                •  Gravidez desejada                             •  Herança genética problemática
                •  Parto a termo e normal                        •  Fatores tóxicos durante a gravidez
                •  Afeto, carinho, contato físico                •  Parto prematuro
                •  Segurança, previsibilidade no atendimento às   •  Falta de estímulos
                   demandas da criança                           •  Falta de afeto
                •  Estimulação dos sentidos (sons, iluminação,   •  Doenças
                   objetos para a criança pegar)                 •  Falta de previsibilidade no ambiente
                •  Oportunidades para conhecer a si mesma,       •  Ambiente que não promove a autorre-
                   os outros e o mundo                               gulação
                •  Brincar, fazer caretas, falar com a criança,   •  Ambiente estressante típico de situações
                   conversar, interagir, ler para a criança          de elevado grau de pobreza (gravidez de
                •  Alimentação adequada                              adolescentes, separação de pais, violên-
                •  Higiene                                           cia doméstica ou do ambiente, falta de
                •  Privacidade                                       higiene, desemprego, insegurança)
                •  Segurança de poder contar com proteção        •  Má alimentação ou subnutrição
                   e apoio incondicional de, pelo menos, um      •  Ambientes sujos e propícios à propaga-
                   adulto                                            ção de doenças







                                                             16
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19