Page 10 - CHÃO DE ESTRELAS - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 10

O O  Mos tre a di fe ren ça en tre ilus tra ção (re ló gio, pon tei ro, etc.) e as pa la vras.
                        X O  Diga  que  ilus tra ções  são  di fe ren tes  de  pa la vras  (le tras  e  de se nhos).  Mas
                           am bas aju dam a en ten der o sen ti do do tex to.
                        X O  Ilus tre para mos trar o que o alu no pode apren der so bre esse tex to partindo
                           das ilus tra ções.

                        X O  Mos tre uma fi gu ra e peça que o alu no diga o que é – o alu no deve usar a
                           mes ma pa la vra do tex to.

                        X O  Diga uma pa la vra e peça a um alu no que iden ti fi que a fi gu ra que re pre sen ta
                           essa pa la vra (re ló gio, pon tei ro, ho ras, etc.).

                        X O  use di fe ren tes fi gu ras e pa la vras para en vol ver di fe ren tes alu nos. Sem pre peça
                           aos alu nos que res pon dam com fra ses com ple tas.


                  Q O  Diga aos alu nos:

                     O O  Para ler um tex to, a gen te deve se acos tu mar a olhar as pa la vras.
                     O O  Va mos ler as úl ti mas pa la vras des te tex to – apon te para a úl ti ma li nha e leia:
                        “Ses sen ta se gun dos con tém”.

                     O O  Leia cada pa la vra, uma a uma, de va gar.
                     O O  Ex pli que que pa la vras são se pa ra das por es pa ços em bran co. Mos tre os es pa ços.
                        Cha me um alu no para mos trar onde há pa la vras e onde há es pa ços.


                  Q O  Diga que, em ou tro momento, vo cês vão con ti nuar a ler e brin car com esse tex to.
                     E que em ou tro dia vo cês vão apren der a ler as ho ras em re ló gios.




                  PArTE ii


                  Q O  Abra o li vro gi gan te.

                  Q O  Peça a alu nos di fe ren tes que mostrem:

                     O O  a capa do li vro;
                     O O  o ver so do li vro;
                     O O  o tí tu lo do li vro (de pois você lê o tí tu lo do li vro, in di can do com o dedo).

                  Q O  Per gun te:
                     O O  Quem se lem bra do tí tu lo do tex to que le mos on tem?
                        (re lo gi nho, re lo gi nho)


                  Q O  Ago ra eu vou re ler este tex to. Vo cês vão acom pa nhar as pa la vras que es tou
                     len do (leia e acom pa nhe com o dedo).


                  Q O  De pois de ter mi nar a lei tu ra, você diz:
                     O O  Ago ra pres tem bem aten ção nas pa la vras que eu vou mos trar  (com o
                        dedo):
                        X O  Li nha 1 – re lo gi nho, Li nha 3 – re lo gi nho. O que vo cês ob ser vam?

              10    Chão de estrelas – Manual do Professor
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15