Page 7 - CHÃO DE ESTRELAS - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 7

APÓS A LEiTurA

                        8. Encaminhar as atividades previstas no Manual do Livro Gigante – cantigas,
                           danças de roda, projetos especiais.

                        9. fazer leituras de trechos similares ou afins, a pedido das crianças ou por ini-
                           ciativa própria. Dessa forma as crianças vão começar a perceber que os textos
                           conversam entre si, que há uma relação entre textos.
                       10. Retomar a leitura como contexto para a execução das tarefas previstas no
                           Meu livro de atividades que integra o Programa Alfa e Beto da pré-escola.


                  roTiNAS, rEgrAS E CoMANDoS

                        A leitura do livro gigante deve ser um evento esperado, querido e muito bem
                  planejado. O professor deve estabelecer seu próprio ritual ou rotina para a leitura.
                  Nesse processo as crianças devem aprender a:


                     O O  sentar-se, ouvir, saber quando falar, quando ouvir,  quando interagir, quando
                        esperar a vez;
                     O O  fazer perguntas, dar respostas, dar a vez ao colega;
                     O O  manusear o livro (trazer, guardar, indicar figuras ou palavras sem sujar o livro,
                        mas com liberdade de interagir com ele.














































                                                                                                          7
                                                                          Chão de estrelas – Manual do Professor
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12