Page 12 - CHÃO DE ESTRELAS - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 12
X O Os alu nos de vem res pon der: che gou na hora cer ta, che gou a tem po, não
che gou atra sa do.
X O Dis cu tir com os alu nos a im por tân cia da pon tua li da de para a es co la, para os
de ve res. Enfim, para tudo.
X O fa le so bre o ter mo “atra sa do”. Quem che ga atra sa do che ga na hora? E
quem che ga um pou qui nho atra sa do?
Q O O som das pa la vras:
O O Por que o tex to fala em ti que ta que?
X O Os alu nos de vem res pon der: por que é o som do re ló gio (pelo me nos dos re ló-
gios de cor da).
X O Ex plo re a ideia de que as pa la vras tam bém têm sons – cada pa la vra tem um
som. A pa la vra re ló gio tem um som, a pa la vra vai tem ou tro som.
Al guns sons são pa re ci dos – eles ri mam.
X O
X O Quem se lem bra de al gum som que rima, no tex to? (mar car-des can sar,
an dar-pa rar, tem-con tém). As pa la vras que ri mam ter mi nam com o mes mo
som.
PRO JE TO
Y O Fa zer um li vro com diversos relógios, com ponteiros indicando
horas, minutos e segundos.*
* Atividade correlata: O software "franklin aprendendo Matemática" apresenta atividades interessan-
tes para ensinar e aprender mais sobre o tempo (relógio, horas, etc.).
12 Chão de estrelas – Manual do Professor