Page 12 - CHÃO DE ESTRELAS - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 12

X O   Os alu nos de vem res pon der: che gou na hora cer ta, che gou a tem po, não
                           che gou atra sa do.
                        X O  Dis cu tir com os alu nos a im por tân cia da pon tua li da de para a es co la, para os
                           de ve res. Enfim, para tudo.
                        X O  fa le so bre o ter mo “atra sa do”. Quem che ga atra sa do che ga na hora? E
                           quem che ga um pou qui nho atra sa do?

                  Q O  O som das pa la vras:

                     O O  Por que o tex to fala em ti que­ ta que?
                        X O  Os alu nos de vem res pon der: por que é o som do re ló gio (pelo me nos dos re ló-
                           gios de cor da).
                        X O  Ex plo re a ideia de que as pa la vras tam bém têm sons – cada pa la vra tem um
                           som. A pa la vra re ló gio tem um som, a pa la vra vai tem ou tro som.
                           Al guns sons são pa re ci dos – eles ri mam.
                        X O
                        X O  Quem se lem bra de al gum som que rima, no tex to?  (mar car-des can sar,
                           an dar-pa rar, tem-con tém). As pa la vras que ri mam ter mi nam com o mes mo
                           som.




                               PRO JE TO
                               Y O  Fa zer um li vro com diversos relógios, com ponteiros indicando
                                  horas, minutos e segundos.*







































                  *  Atividade correlata: O software "franklin aprendendo Matemática" apresenta atividades interessan-
                    tes para ensinar e aprender mais sobre o tempo (relógio, horas, etc.).

              12    Chão de estrelas – Manual do Professor
   7   8   9   10   11   12   13   14   15