Page 9 - CHÃO DE ESTRELAS - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 9

X O  Ex pli que que o tí tu lo do li vro tam bém é o nome de uma das lei tu ras do li vro
                           – essa a ra zão para o li vro ter esse tí tu lo.

                  Q O  Com o li vro vi ra do para os alu nos, leia no va men te o tí tu lo apon tan do com o dedo
                     para cada pa la vra:

                     O O  “Chão de Estrelas”.
                     O O  Per gun te o que sig ni fi ca “Chão de Estrelas”.
                     O O  Diga que existe uma leitura no livro que tem esse nome e que algum dia eles vão
                        aprender mais sobre essa expressão.

                  Q O  Abra o li vro na lei tu ra 1: re lo gi nho, re lo gi nho.

                     O O  Leia o tí tu lo da lei tu ra.
                     O O  Re leia o tí tu lo, mos tran do aos alu nos cada pa la vra.
                     O O  Per gun te se al gum alu no co nhe ce este poema.
                     O O  Diga que de pois vo cês vão apren der a fa zer brin ca dei ras partindo des se tex to.
                        Diga que lei tu ra tam bém ser ve para brin car.

                     O O  Leia o tex to bem de va gar. Enfatize as ri mas. Mova seu dedo para in di car a li nha
                        em que você está len do e quan do você muda de li nha.

                     O O  Diga aos alu nos:
                        X O  Ago ra eu vou ler de novo e vou apon tar para cada pa la vra que es tou
                           len do. to dos os alu nos de vem es tar em po si ção que lhes per mi ta acom pa-
                           nhar sua lei tu ra e o mo vi men to dos seus de dos.


                  Q O  De pois de ter mi nar a lei tu ra, ve ri fi que se os alu nos com preen de ram:
                     O O  So bre o que é o tex to (re ló gio).
                     O O  O que o re ló gio faz (mar ca ho ras).
                     O O  O que são mi nu tos e se gun dos:
                        X O  Quan tos mi nu tos tem uma hora (ses sen ta).
                        X O  Dê ideia do que seja um se gun do – mar que com pan ca das na mesa, por
                           exem plo.
                     O O  O que sig ni fi ca di zer que o re ló gio vai an dar? Re ló gio anda?
                     O O  O que acon te ce se o re ló gio pa rar para des can sar? E se pa rar?
                     O O  O que sig ni fi ca a pa la vra con tém?
                     O O  Con ver se com os alu nos so bre du ra ção de coi sas que eles co nhe cem:
                        X O  Dia, par tes do dia (ma nhã, tar de, noi te), ho ras, du ra ção do tem po da es co la,
                           etc.


                  Q O  Ve ri fi que se os alu nos sa bem ler ho ras em re ló gios (com pon tei ros e di gi-
                     tais).

                  Q O  Ve ri fi que se os alu nos sa bem onde há re ló gios (na es co la, na ci da de, na igre ja, pre-
                     fei tu ra, etc.), e por que exis tem es ses re ló gios.

                  Q O  Mos tre as ilus tra ções em vol ta do tex to:

                     O O  Peça a um alu no que iden ti fi que as ilus tra ções.

                                                                                                          9
                                                                          Chão de estrelas – Manual do Professor
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14