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iNTroDuÇÃo
A origEM E A fuNÇÃo DoS LivroS gigANTES
O presente manual tem como objetivo apresentar sugestões para o uso eficaz
do livro gigante. O livro gigante tem quatro funções principais:
O O Desenvolver o gosto pela leitura.
O O Desenvolver habilidades e linguagem apropriada para lidar e falar de leituras e
livros (metalinguagem).
Desenvolver vocabulário e competências de análise e interpretação de textos.
O O
O O Desenvolver conhecimentos, competências e habilidades preparatórias para o
processo de alfabetização.
Os livros gigantes têm uma história. Eles foram desenvolvidos por professores
de escolas rurais na Nova Zelândia, que não tinham material e criavam seus próprios
livros e registravam as histórias e lendas locais. Depois eles passaram a ser produzidos
em escala comercial e foram adquirindo outras importantes funções.
O formato gigante serve para reproduzir, tanto quanto possível, o ambiente e o
clima de aconchego próprio da leitura feita em casa, na cama, no sofá ou no colo dos
pais. Isso significa, também, que um mesmo texto é lido e relido diversas vezes, as
crianças adoram reler até decorar o texto. Elas fazem isso porque levam tempo para
captar todas as dimensões de um texto – mesmo um texto simples.
As ilustrações ligadas ao texto servem para ajudar a criança a identificar e dis-
criminar a diferença entre dois códigos de representação das ideias: as imagens e as
palavras.
uma terceira dimensão refere-se à forma de utilização: a leitura com crianças –
leitoras ou não leitoras – deve ser sempre uma leitura dialogada, uma leitura que pro-
voca conversas, em que o leitor adulto usa as perguntas dos alunos para fazer outras
perguntas, “espichar a conversa” e levar a criança a refletir a partir dos textos, indo
além das primeiras impressões.
A quarta dimensão são os desdobramentos. Muitas das leituras ensejam dra-
matizações, danças, contagem de número ou a realização de projetos. Dessa forma,
depois de explorar o conteúdo do texto, a criança vai experimentar sua relação com
outras atividades de seu cotidiano e aprender que os textos contêm vários ensinamen-
tos e provocam a imaginação e a criatividade.
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Chão de estrelas – Manual do Professor