Page 15 - CHÃO DE ESTRELAS - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 15

O O  Eu vou fa lar o nome de uma par te do cor po. Por exem plo: ca be ça. De pois
                        eu vou for mar uma fra se para di zer o que eu faço com a ca be ça. Por
                        exem plo: ca be ça ser ve para se gu rar cha péu (ou para pen sar).
                     O O  Vá cha man do os alu nos, di zen do uma pa la vra, e cada alu no deve fa zer uma fra-
                        se com ple ta. Encoraje-os a fa zer uma fra se com ple ta, usando to das as pa la vras
                        que se en con tram no tex to (e no de se nho do qua dro).


                  Q O  Ago ra nós va mos fa zer ou tra brin ca dei ra com es sas par tes do cor po. Eu vou
                     mos trar como é. Nós va mos achar uma pa la vra que com bi na com cada par­

                     te do cor po. Por exem plo: ca be ça bo ni ta; ca be ça feia; ca be ça cha ta. O que
                     mais po de mos fa lar so bre uma ca be ça? (Os alu nos de vem ir di zen do – ca be ça
                     ca be lu da, ca be ça va zia, ca be ça gran de, etc.).

                     O O  Quan do ne ces sá rio, ex pli que o sen ti do da pa la vra ou da ex pres são for ma da.

                  Q O  Con ti nue o exer cí cio usan do ou tras par tes do cor po hu ma no.



                  PArTE ii



                  Q O  Hoje nós va mos ler ou tra vez o tex to: Ca be ça, om bro, joe lho e pé.
                     O O  Quem me aju da a achar onde está esse tex to no li vro?
                     Como é mes mo o tí tu lo des se tex to?
                  Q O
                     O O  Os alu nos de vem di zer o nome cor re to.
                     O O  Você deve re pe tir: o tí tu lo do tex to é o nome do tex to e ge ral men te está em
                        cima do tex to. É a pri mei ra coi sa que está es cri ta.


                  Q O  Ago ra eu vou mos trar uma pa la vra e um alu no vai me mos trar o de se nho
                     correspondente a es sa pa la vra.

                     O O  Vá cha man do di fe ren tes alu nos e mostrando di fe ren tes desenhos (ca be ça, pé, bar-
                        ri ga, etc.). Os alu nos vão mos tran do com o dedo as pa la vras in di ca das.
                     O O  Per gun te: Pa la vra e de se nho querem dizer a mes ma coi sa? Qual é a di fe­
                        ren ça?
                        X O  Os alu nos de vem di zer que de se nho é uma coi sa e pa la vra é ou tra.

                  Q O  De se nhe no qua dro: mão (gran de) e um na riz (pe que no). Es cre va a pa la vra mão
                     em bai xo de mão e a pa la vra na riz em bai xo de na riz.











                                     MÃO                             NA RIZ


                                                                                                          15
                                                                          Chão de estrelas – Manual do Professor
   10   11   12   13   14   15