Page 25 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 25
■ A partir das respostas das crianças, aponte os meios de transporte que ficam na rua:
carro, moto, caminhão, bicicleta, carroça, etc.
Se você tiver ilustrações, use as ilustrações para estimular a conversa com as
●
crianças. Elas devem dizer:
O nome de cada meio de transporte
◆
Algumas características (cor, tamanho, se anda sozinho, se é na terra, no ar,
◆
etc.).
Diga: Agora vou fazer outra pergunta: existe algum meio de transporte que
■
não fica nem na água, nem na terra, mas que fica no céu? – ajude-os a lembrar
de avião, helicóptero, balão, etc.
■ Desenhe na lousa um quadro semelhante ao exposto abaixo e escreva ou desenhe
os meios de transporte citados:
CARRO
MOTO
CANOA CAMINHÃO AVIÃO
BARCO BICICLETA HELICÓPTERO
NAVIO CARROÇA BALÃO
■ Auxilie as crianças a perceberem que:
Esses objetos são meios de transporte
●
Mas têm características diferentes
●
Isso nos permite agrupá-los em grupos ou conjuntos. Diga:
●
Olha que legal, todos estes objetos que escrevemos aqui: CANOA,
◆
BARCO, NAVIO, CARRO, MOTO, CAMINHÃO, BICICLETA, CARROÇA,
AVIÃO, HELICÓPTERO, BALÃO; são meios de transporte, ou seja, são
objetos que nos levam de um lugar a outro.
Mas, prestem atenção em uma coisa: alguns fazem isso na água...
◆
Quais são? (canoa, barco, navio)
Outros fazem isso nas ruas ou estradas... Quais são? (carro, moto, cami-
◆
nhão, bicicleta, carroça)
Outros fazem isso lá no céu... Quais são? (avião, helicóptero, balão)
◆
25
Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 25 12/11/2009 20:16:11