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CAPÍTULO 6 –  O PLANO DE AULA
                         Como elaborar um plano de aula ........................................................................................................................... 245
                                A aula, a sala de aula e o plano de aula ................................................................................................... 245
                                Elementos pedagógicos do plano de aula .................................................................................................. 246
                                       Objetivos e conteúdos .................................................................................................................. 248
                                       O que os alunos já sabem ou devem saber (pré-requisitos)....................................................... 249
                                       O que o professor irá rever na aula.............................................................................................. 251
                                       Considerações sobre motivação, representações poderosas e aplicações práticas .................... 252
                                       Atividades a serem desenvolvidas ............................................................................................... 255
                                       Materiais necessários .................................................................................................................... 257
                                       Como avaliar.................................................................................................................................. 259
                         Planejando aulas de revisão, avaliação e recuperação......................................................................................... 261
                                       Aulas de revisão ............................................................................................................................ 261
                                       Aulas de recuperação ................................................................................................................... 262

                         CAPÍTULO 7 – A AULA
                         Introdução................................................................................................................................................................ 265
                                Condições necessárias e suficientes para dar uma boa aula .................................................................... 266
                         Estrutura da aula: eventos de ensino que promovem a aprendizagem................................................................ 268
                                Transformando aulas expositivas em situações de aprendizagem............................................................ 268
                                Papéis do professor numa aula expositiva .................................................................................................. 269
                                Formas de exposição: técnicas de oratória ................................................................................................ 270
                                Combinando princípios da instrução e técnicas de oratória ................................................................... 271
                         Interações críticas com os alunos ........................................................................................................................... 275
                                Motivação .................................................................................................................................................... 276
                                Perguntas e respostas .................................................................................................................................. 278
                                       Como usar perguntas..................................................................................................................... 279
                                       Como ensinar os alunos a fazer perguntas ................................................................................... 282
                                       Como ensinar os alunos a ouvir.................................................................................................... 283
                                       Como dar feedback ........................................................................................................................ 284
                                       Erros e feedback: como identificá-los, como corrigi-los .............................................................. 284
                                       Tipos de erro e domínios de aprendizagem ................................................................................. 285
                                Uso do tempo na sala de aula: o conceito de “tempo na tarefa”............................................................. 287
                                Dever de casa.............................................................................................................................................. 290
                                Ladrões do tempo da aprendizagem: problemas de disciplina ................................................................. 291
                                       Problemas disciplinares mais freqüentes ..................................................................................... 291
                                       Os valores no dia-a-dia ................................................................................................................ 292
                                       Problemas disciplinares mais graves............................................................................................. 293
                                Como criar um clima eficaz na sala de aula ............................................................................................. 294
                                       Estratégias gerais ........................................................................................................................... 295
                                       Estratégias específicas para problemas específicos ...................................................................... 295
                                Além da sala de aula: o clima da escola ................................................................................................... 298
                         A dinâmica dos indivíduos e dos grupos ............................................................................................................... 299
                                Introdução ................................................................................................................................................... 299
                                Turmas:  homogeneidade e heterogeneidade ........................................................................................... 299
                                Lidando com a classe inteira ..................................................................................................................... 300
                                Lidando com grupos.................................................................................................................................... 301
                                       Por que usar grupos na sala de aula............................................................................................. 301
                                       Estilos de liderança do professor e a dinâmica dos grupos ......................................................... 302
                                       Papéis dos alunos em grupos de estudos ...................................................................................... 303
                                Como usar grupos ........................................................................................................................................ 304
                                       Técnicas de grupo para desenvolver competências ................................................................... 304
                                           Tempestade cerebral ............................................................................................................. 304
                                           Phillips 6/6 ............................................................................................................................. 306
                                       Técnicas de grupo para desenvolver conhecimentos ................................................................. 306
                                           Tutoria ................................................................................................................................... 306
                                           Grupo-tarefa.......................................................................................................................... 307
                                           Role-playing ............................................................................................................................ 307








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