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CAPÍTULO 6 – O PLANO DE AULA
Como elaborar um plano de aula ........................................................................................................................... 245
A aula, a sala de aula e o plano de aula ................................................................................................... 245
Elementos pedagógicos do plano de aula .................................................................................................. 246
Objetivos e conteúdos .................................................................................................................. 248
O que os alunos já sabem ou devem saber (pré-requisitos)....................................................... 249
O que o professor irá rever na aula.............................................................................................. 251
Considerações sobre motivação, representações poderosas e aplicações práticas .................... 252
Atividades a serem desenvolvidas ............................................................................................... 255
Materiais necessários .................................................................................................................... 257
Como avaliar.................................................................................................................................. 259
Planejando aulas de revisão, avaliação e recuperação......................................................................................... 261
Aulas de revisão ............................................................................................................................ 261
Aulas de recuperação ................................................................................................................... 262
CAPÍTULO 7 – A AULA
Introdução................................................................................................................................................................ 265
Condições necessárias e suficientes para dar uma boa aula .................................................................... 266
Estrutura da aula: eventos de ensino que promovem a aprendizagem................................................................ 268
Transformando aulas expositivas em situações de aprendizagem............................................................ 268
Papéis do professor numa aula expositiva .................................................................................................. 269
Formas de exposição: técnicas de oratória ................................................................................................ 270
Combinando princípios da instrução e técnicas de oratória ................................................................... 271
Interações críticas com os alunos ........................................................................................................................... 275
Motivação .................................................................................................................................................... 276
Perguntas e respostas .................................................................................................................................. 278
Como usar perguntas..................................................................................................................... 279
Como ensinar os alunos a fazer perguntas ................................................................................... 282
Como ensinar os alunos a ouvir.................................................................................................... 283
Como dar feedback ........................................................................................................................ 284
Erros e feedback: como identificá-los, como corrigi-los .............................................................. 284
Tipos de erro e domínios de aprendizagem ................................................................................. 285
Uso do tempo na sala de aula: o conceito de “tempo na tarefa”............................................................. 287
Dever de casa.............................................................................................................................................. 290
Ladrões do tempo da aprendizagem: problemas de disciplina ................................................................. 291
Problemas disciplinares mais freqüentes ..................................................................................... 291
Os valores no dia-a-dia ................................................................................................................ 292
Problemas disciplinares mais graves............................................................................................. 293
Como criar um clima eficaz na sala de aula ............................................................................................. 294
Estratégias gerais ........................................................................................................................... 295
Estratégias específicas para problemas específicos ...................................................................... 295
Além da sala de aula: o clima da escola ................................................................................................... 298
A dinâmica dos indivíduos e dos grupos ............................................................................................................... 299
Introdução ................................................................................................................................................... 299
Turmas: homogeneidade e heterogeneidade ........................................................................................... 299
Lidando com a classe inteira ..................................................................................................................... 300
Lidando com grupos.................................................................................................................................... 301
Por que usar grupos na sala de aula............................................................................................. 301
Estilos de liderança do professor e a dinâmica dos grupos ......................................................... 302
Papéis dos alunos em grupos de estudos ...................................................................................... 303
Como usar grupos ........................................................................................................................................ 304
Técnicas de grupo para desenvolver competências ................................................................... 304
Tempestade cerebral ............................................................................................................. 304
Phillips 6/6 ............................................................................................................................. 306
Técnicas de grupo para desenvolver conhecimentos ................................................................. 306
Tutoria ................................................................................................................................... 306
Grupo-tarefa.......................................................................................................................... 307
Role-playing ............................................................................................................................ 307
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