Page 5 - APRENDER E ENSINAR.indd
P. 5

SUMÁRIO


                         INTRODUÇÃO........................................................................................................................................................ 13

                         PARTE I – APRENDER

                         CAPÍTULO 1 – O SUJEITO
                         Conceitos fundamentais............................................................................................................................................ 21
                                O fenômeno da aprendizagem ..................................................................................................................... 21
                                Níveis de desenvolvimento mental ............................................................................................................. 21
                                Desenvolvimento social ................................................................................................................................ 23
                         Inteligência: uma ou múltiplas? ............................................................................................................................... 25
                                Inteligência e aprendizagem ........................................................................................................................ 26
                                Um conceito controvertido de inteligência: o fator “g” ou Q.I. ............................................................... 27
                                Inteligências múltiplas? ................................................................................................................................30
                         Aprendemos todos do mesmo modo?........................................................................................................................ 32
                                Estilos e preferências de aprendizagem ....................................................................................................... 32
                                Ritmo de aprendizagem ................................................................................................................................ 33
                                Estratégias de processamento da informação.............................................................................................. 35
                                Metacognição................................................................................................................................................ 37
                         Especialistas e aprendizes: modos diferentes de aprender...................................................................................... 39
                                Como os especialistas lidam com a informação .......................................................................................... 40
                                Como os especialistas organizam seus conhecimentos ............................................................................... 41
                                Contexto e acesso ao conhecimento ........................................................................................................... 41
                                Esforço moderado para recuperar informação............................................................................................. 41
                                Especialização e flexibilidade....................................................................................................................... 42
                                Transformando aprendizes em especialistas: o papel do conhecimento anterior ..................................... 43
                                Falta de base: conhecimentos gerais e específicos ..................................................................................... 44
                                       Falta de conhecimentos gerais ....................................................................................................... 44
                                       Falta de conhecimentos específicos ............................................................................................... 45
                                Conhecimentos frágeis ................................................................................................................................. 46
                                       Conhecimentos ingênuos................................................................................................................ 46
                                       Conhecimentos rituais .................................................................................................................... 47
                                       Pensamentos pobres ......................................................................................................................... 48
                                Falta de pré-requisitos .................................................................................................................................. 49
                         Variáveis afetivas: motivação e emoções ................................................................................................................. 52
                                Interesses ....................................................................................................................................................... 52
                                Auto-imagem ................................................................................................................................................ 53
                                Atribuição de controle ................................................................................................................................. 55
                                Lugar de controle: controle interno e controle externo ............................................................................ 55
                                Estabilidade das causas ................................................................................................................................56
                                Graus de controle ......................................................................................................................................... 56
                                Efeitos das expectativas do professor ........................................................................................................... 59
                                Ansiedade ..................................................................................................................................................... 59
                                Consciência afetiva ...................................................................................................................................... 60
                                Motivação ...................................................................................................................................................... 62
                                Motivação interna e motivação externa ..................................................................................................... 62
                                A motivação extrínseca ................................................................................................................................ 65
                                Limites da motivação extrínseca ................................................................................................................. 67
                                Da motivação extrínseca à motivação intrínseca....................................................................................... 67
                                A motivação intrínseca ................................................................................................................................ 68
                                Motivação intrínseca e atribuição de controle........................................................................................... 69
                         Variáveis socioeconômicas ........................................................................................................................................ 70











              Cap_1.pmd                7                                              20/7/2004, 13:36
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10