Page 5 - APRENDER E ENSINAR.indd
P. 5
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................................................ 13
PARTE I – APRENDER
CAPÍTULO 1 – O SUJEITO
Conceitos fundamentais............................................................................................................................................ 21
O fenômeno da aprendizagem ..................................................................................................................... 21
Níveis de desenvolvimento mental ............................................................................................................. 21
Desenvolvimento social ................................................................................................................................ 23
Inteligência: uma ou múltiplas? ............................................................................................................................... 25
Inteligência e aprendizagem ........................................................................................................................ 26
Um conceito controvertido de inteligência: o fator “g” ou Q.I. ............................................................... 27
Inteligências múltiplas? ................................................................................................................................30
Aprendemos todos do mesmo modo?........................................................................................................................ 32
Estilos e preferências de aprendizagem ....................................................................................................... 32
Ritmo de aprendizagem ................................................................................................................................ 33
Estratégias de processamento da informação.............................................................................................. 35
Metacognição................................................................................................................................................ 37
Especialistas e aprendizes: modos diferentes de aprender...................................................................................... 39
Como os especialistas lidam com a informação .......................................................................................... 40
Como os especialistas organizam seus conhecimentos ............................................................................... 41
Contexto e acesso ao conhecimento ........................................................................................................... 41
Esforço moderado para recuperar informação............................................................................................. 41
Especialização e flexibilidade....................................................................................................................... 42
Transformando aprendizes em especialistas: o papel do conhecimento anterior ..................................... 43
Falta de base: conhecimentos gerais e específicos ..................................................................................... 44
Falta de conhecimentos gerais ....................................................................................................... 44
Falta de conhecimentos específicos ............................................................................................... 45
Conhecimentos frágeis ................................................................................................................................. 46
Conhecimentos ingênuos................................................................................................................ 46
Conhecimentos rituais .................................................................................................................... 47
Pensamentos pobres ......................................................................................................................... 48
Falta de pré-requisitos .................................................................................................................................. 49
Variáveis afetivas: motivação e emoções ................................................................................................................. 52
Interesses ....................................................................................................................................................... 52
Auto-imagem ................................................................................................................................................ 53
Atribuição de controle ................................................................................................................................. 55
Lugar de controle: controle interno e controle externo ............................................................................ 55
Estabilidade das causas ................................................................................................................................56
Graus de controle ......................................................................................................................................... 56
Efeitos das expectativas do professor ........................................................................................................... 59
Ansiedade ..................................................................................................................................................... 59
Consciência afetiva ...................................................................................................................................... 60
Motivação ...................................................................................................................................................... 62
Motivação interna e motivação externa ..................................................................................................... 62
A motivação extrínseca ................................................................................................................................ 65
Limites da motivação extrínseca ................................................................................................................. 67
Da motivação extrínseca à motivação intrínseca....................................................................................... 67
A motivação intrínseca ................................................................................................................................ 68
Motivação intrínseca e atribuição de controle........................................................................................... 69
Variáveis socioeconômicas ........................................................................................................................................ 70
Cap_1.pmd 7 20/7/2004, 13:36