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Parte I – APRENDER








                                                                                 ESTE  LIVRO  É  DESTINADO  A  PROFESSORES – o
                                                      INTRODUÇÃO
                                                                                 público mais imediato são os professores de
                         5ª série em diante, especialistas em disciplinas específicas. Mas pretende ser útil também para profes-
                         sores das quatro primeiras séries, para os formadores de professores e para as pessoas que os supervi-
                         sionam, como os coordenadores pedagógicos e dirigentes de escolas.
                           ESTE É UM LIVRO PRÁTICO. É escrito por professores para professores. Seu objetivo é ajudar os profes-
                         sores a compreender o processo de aprendizagem e usar esse conhecimento para planejar, ministrar e
                         avaliar suas aulas e o progresso de seus alunos.  Um livro prático, no entanto, não é um livro de
                         receitas. O professor precisa conhecer alguns princípios e conceitos básicos sobre aprendizagem para
                         usá-los de forma prática. Como a Psicologia Cognitiva e a Psicologia da Aprendizagem evoluíram mui-
                         to nos últimos 30 anos, são necessárias muitas páginas para apresentar uma visão, ainda que resumida,
                         desses conhecimentos e de suas aplicações.
                           Entre essas idéias, vale ressaltar:
                             a importância da participação ativa do aluno em sua aprendizagem;
                             a aprendizagem como forma de processamento de informações novas e de sua acomodação em
                              estruturas preexistentes, baseadas em conhecimento anterior;
                             o papel fundamental da estruturação da mente para promover a aprendizagem;
                             a importância de organizar e estruturar os conhecimentos a serem ensinados para aumentar a
                              capacidade do aluno de aprender, reter o que aprendeu, bem como para identificar e resolver
                              problemas por meio de atividades mentais de generalização e transferência da aprendizagem;
                             a importância das aprendizagens anteriores e do domínio de pré-requisitos para promover novas
                              aprendizagens;
                             a necessidade da contextualização e da motivação do aluno para engajá-lo no processo de apren-
                              der;
                             a importância de adaptar a aprendizagem às características individuais do aluno;
                             o papel crucial da retroalimentação (feedback) na aprendizagem.
                           Na perspectiva cognitiva, o conceito de saber vai muito além de simplesmente poder recordar ou
                         repetir informações. Capacitar o aluno para saber implica desenvolver ferramentas intelectuais e
                         estratégias de aprendizagem necessárias para que ele aprenda a adquirir conhecimentos, competên-
                         cias e habilidades que o ajudem a pensar produtivamente sobre os fenômenos do mundo que o cerca,
                         da linguagem, da ciência, da tecnologia, da matemática e das artes.
                           ESTE LIVRO É PARA SER ESTUDADO. A aprendizagem é dinâmica e interativa. O livro não comporta
                         uma leitura passiva. Ele é estruturado para ajudar o professor a pensar, refletir, resumir, analisar, apli-
                         car o que for aprendendo. Portanto, para se beneficiar do estudo, o professor deverá organizar-se para
                         responder a questões, desafios e sugestões que vão aparecendo ao longo dos capítulos. O livro contém
                         espaços para reflexão, resumos, questões e outras sugestões de atividade. Quanto mais o leitor se
                         envolver com essas questões, melhor proveito tirará do livro.
                           O LIVRO PRETENDE SER ÚTIL. Uma teoria, dizia Claude Bernard, não é certa nem errada, não é boa
                         nem má em si mesma. É fértil ou estéril. Esperamos que este livro seja fértil. Para torná-lo possível e
                         legível, muitos conceitos foram simplificados, outros omitidos. Procuramos aproveitar o que há de
                         mais consensual entre as várias teorias e abordagens, à luz daquilo que se vem demonstrando eficaz
                         na prática da sala de aula. É possível que o leitor discorde de certas afirmações e sugestões. O impor-
                         tante é que o professor use o livro para aprimorar sua reflexão profissional, de forma a tornar-se um
                         professor mais competente. Se o livro contribuir para isso – ainda que o leitor discorde de alguns de
                         seus posicionamentos – sua missão estará cumprida.

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