Page 11 - APRENDER E ENSINAR.indd
P. 11
Parte I – APRENDER
ESTE LIVRO É DESTINADO A PROFESSORES – o
INTRODUÇÃO
público mais imediato são os professores de
5ª série em diante, especialistas em disciplinas específicas. Mas pretende ser útil também para profes-
sores das quatro primeiras séries, para os formadores de professores e para as pessoas que os supervi-
sionam, como os coordenadores pedagógicos e dirigentes de escolas.
ESTE É UM LIVRO PRÁTICO. É escrito por professores para professores. Seu objetivo é ajudar os profes-
sores a compreender o processo de aprendizagem e usar esse conhecimento para planejar, ministrar e
avaliar suas aulas e o progresso de seus alunos. Um livro prático, no entanto, não é um livro de
receitas. O professor precisa conhecer alguns princípios e conceitos básicos sobre aprendizagem para
usá-los de forma prática. Como a Psicologia Cognitiva e a Psicologia da Aprendizagem evoluíram mui-
to nos últimos 30 anos, são necessárias muitas páginas para apresentar uma visão, ainda que resumida,
desses conhecimentos e de suas aplicações.
Entre essas idéias, vale ressaltar:
a importância da participação ativa do aluno em sua aprendizagem;
a aprendizagem como forma de processamento de informações novas e de sua acomodação em
estruturas preexistentes, baseadas em conhecimento anterior;
o papel fundamental da estruturação da mente para promover a aprendizagem;
a importância de organizar e estruturar os conhecimentos a serem ensinados para aumentar a
capacidade do aluno de aprender, reter o que aprendeu, bem como para identificar e resolver
problemas por meio de atividades mentais de generalização e transferência da aprendizagem;
a importância das aprendizagens anteriores e do domínio de pré-requisitos para promover novas
aprendizagens;
a necessidade da contextualização e da motivação do aluno para engajá-lo no processo de apren-
der;
a importância de adaptar a aprendizagem às características individuais do aluno;
o papel crucial da retroalimentação (feedback) na aprendizagem.
Na perspectiva cognitiva, o conceito de saber vai muito além de simplesmente poder recordar ou
repetir informações. Capacitar o aluno para saber implica desenvolver ferramentas intelectuais e
estratégias de aprendizagem necessárias para que ele aprenda a adquirir conhecimentos, competên-
cias e habilidades que o ajudem a pensar produtivamente sobre os fenômenos do mundo que o cerca,
da linguagem, da ciência, da tecnologia, da matemática e das artes.
ESTE LIVRO É PARA SER ESTUDADO. A aprendizagem é dinâmica e interativa. O livro não comporta
uma leitura passiva. Ele é estruturado para ajudar o professor a pensar, refletir, resumir, analisar, apli-
car o que for aprendendo. Portanto, para se beneficiar do estudo, o professor deverá organizar-se para
responder a questões, desafios e sugestões que vão aparecendo ao longo dos capítulos. O livro contém
espaços para reflexão, resumos, questões e outras sugestões de atividade. Quanto mais o leitor se
envolver com essas questões, melhor proveito tirará do livro.
O LIVRO PRETENDE SER ÚTIL. Uma teoria, dizia Claude Bernard, não é certa nem errada, não é boa
nem má em si mesma. É fértil ou estéril. Esperamos que este livro seja fértil. Para torná-lo possível e
legível, muitos conceitos foram simplificados, outros omitidos. Procuramos aproveitar o que há de
mais consensual entre as várias teorias e abordagens, à luz daquilo que se vem demonstrando eficaz
na prática da sala de aula. É possível que o leitor discorde de certas afirmações e sugestões. O impor-
tante é que o professor use o livro para aprimorar sua reflexão profissional, de forma a tornar-se um
professor mais competente. Se o livro contribuir para isso – ainda que o leitor discorde de alguns de
seus posicionamentos – sua missão estará cumprida.
13
Cap_1.pmd 13 20/7/2004, 13:36