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Parte I – APRENDER
COMO USAR ESTE LIVRO
Este é um livro para você aprender e ensinar. Portanto, use-o como uma oportunidade para você aprender
a aprender. Algumas sugestões:
1. Dê uma olhada geral no livro. Folheie o índice, procure familiarizar-se com a estrutura e a seqüência das
partes e dos capítulos.
2. Observe os vários tipos de formatos e atividades propostas:
Marcador – informa em que seção do capítulo você está.
Metacognição – indica momentos para você parar, pensar, refletir. Este é o momento mais importante
para sua aprendizagem.
No dia-a-dia – este ícone resume, sintetiza, aplica ou convida você a aplicar na sala de aula o que está
aprendendo.
Box – alguns boxes contêm informações adicionais que podem ser de seu interesse.
Resumo – contém o “fechamento” ou arremate de alguns temas abordados na obra.
Notas de rodapé – comentários sobre as referências apresentadas ou sugestões para aprofundamento.
Referências bibliográficas – contêm as referências às obras citadas no livro.
Índice remissivo – contém referências cruzadas a assuntos retomados sob ângulos diferentes, em diferentes
capítulos.
3. Recomendamos ainda que, no início e no final de cada capítulo, você preencha um quadro, como o
abaixo, em um caderno de anotações. Antes de cada capítulo, você deve preencher as três primeiras colunas.
A primeira coluna deve basear-se no índice. A segunda e a terceira são frutos de sua reflexão. Ao final de cada
capítulo, preencha a quarta coluna.
4. Fechando o círculo da aprendizagem: este é um livro sobre aprender e ensinar. Para ensinar bem, é preciso
que você saiba muito bem como aprender e como as pessoas aprendem. A metacognição – isto é, refletir, parar,
pensar, interagir ativamente – é um dos fatores mais importantes para a aprendizagem. Você vai observar que,
estudando ativamente, aprenderá muito mais.
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