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Parte I – APRENDER



                                   COMO USAR ESTE LIVRO

                           Este é um livro para você aprender e ensinar. Portanto, use-o como uma oportunidade para você aprender
                         a aprender. Algumas sugestões:

                           1. Dê uma olhada geral no livro. Folheie o índice, procure familiarizar-se com a estrutura e a seqüência das
                         partes e dos capítulos.


                           2. Observe os vários tipos de formatos e atividades propostas:



                                 Marcador – informa em que seção do capítulo você está.



                                  Metacognição – indica momentos para você parar, pensar, refletir. Este é o momento mais importante
                                  para sua aprendizagem.



                                 No dia-a-dia – este ícone resume, sintetiza, aplica ou convida você a aplicar na sala de aula o que está
                                 aprendendo.




                                  Box – alguns boxes contêm informações adicionais que podem ser de seu interesse.





                                 Resumo – contém o “fechamento” ou arremate de alguns temas abordados na obra.



                         Notas de rodapé – comentários sobre as referências apresentadas ou sugestões para aprofundamento.
                         Referências bibliográficas – contêm as referências às obras citadas no livro.
                         Índice remissivo – contém referências cruzadas a assuntos retomados sob ângulos diferentes, em diferentes
                         capítulos.

                           3. Recomendamos ainda que, no início e no final de cada capítulo, você preencha um quadro, como o
                         abaixo, em um caderno de anotações. Antes de cada capítulo, você deve preencher as três primeiras colunas.
                         A primeira coluna deve basear-se no índice. A segunda e a terceira são frutos de sua reflexão. Ao final de cada
                         capítulo, preencha a quarta coluna.

                           4. Fechando o círculo da aprendizagem: este é um livro sobre aprender e ensinar. Para ensinar bem, é preciso
                         que você saiba muito bem como aprender e como as pessoas aprendem. A metacognição – isto é, refletir, parar,
                         pensar, interagir ativamente – é um dos fatores mais importantes para a aprendizagem. Você vai observar que,
                         estudando ativamente, aprenderá muito mais.

















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