Page 7 - APRENDER E ENSINAR.indd
P. 7
“Aprendizagem consciente” como uma estratégia de metacognição ...................................................... 140
Características da aprendizagem consciente ............................................................................................ 141
Aprendizagem consciente e controle do contexto de aprendizagem...................................................... 142
Ênfase no processo versus produto da aprendizagem ................................................................................ 142
Ênfase no contexto...................................................................................................................................... 143
Criatividade ................................................................................................................................................ 143
Atitudes e Valores ................................................................................................................................................... 145
Comportamentos, hábitos, atitudes e valores ........................................................................................... 145
Comportamentos visíveis ............................................................................................................................ 147
Hábitos ........................................................................................................................................................ 147
Atitudes ....................................................................................................................................................... 147
Valores e crenças ........................................................................................................................................ 147
Conceitos que ajudam a compreender e lidar com essas variáveis......................................................... 148
Modelagem .................................................................................................................................................. 148
Aprendizagem social ................................................................................................................................... 150
Pressão de grupo ......................................................................................................................................... 150
Dissonância cognitiva................................................................................................................................. 151
Processos interpessoais ................................................................................................................................ 152
Preconceito e tolerância ............................................................................................................................ 152
Resiliência e fatores de risco ..................................................................................................................... 153
Auto-eficácia, competência e autodeterminação .................................................................................... 154
CAPÍTULO 4 – O CONTEÚDO
Estrutura das disciplinas ......................................................................................................................................... 157
Estrutura das disciplinas, estrutura do conhecimento e estrutura da aprendizagem ............................ 159
As disciplinas: o que é importante ensinar? .......................................................................................................... 161
O ensino da língua materna ...................................................................................................................... 161
Aprendendo o bê-a-bá: os primeiros passos ................................................................................. 162
Promovendo a decodificação automática.................................................................................... 163
Vocabulário e compreensão da leitura......................................................................................... 164
As habilidades intelectuais envolvidas no desenvolvimento da compreensão da leitura ....... 164
O domínio da língua materna ...................................................................................................... 166
Como ensinar a língua materna com eficácia ............................................................................. 167
Ler .................................................................................................................................................. 167
Leitura, conteúdo e valores ................................................................................................. 168
O que todos os professores podem fazer .............................................................................. 169
Escrever.......................................................................................................................................... 170
Ensinar gramática? ................................................................................................................ 170
Como todos os professores podem contribuir para a melhoria
da qualidade do que os alunos escrevem ........................................................................... 171
Ouvir .............................................................................................................................................. 171
O que todo professor pode fazer para ajudar os alunos a se tornarem bons ouvintes ...... 171
Falar................................................................................................................................................ 172
O que os professores podem fazer para ajudar seus alunos a se
expressarem com clareza ...................................................................................................... 172
Matemática ................................................................................................................................................. 173
O que significa saber Matemática ............................................................................................... 174
O que não evidencia que o aluno sabe Matemática ................................................................. 175
O que ensinar................................................................................................................................ 175
Questões e sugestões práticas sobre o ensino da Matemática................................................................. 175
Memorização e “decoreba” ........................................................................................................... 175
Algoritmos e solução de problemas .............................................................................................. 176
Problemas verbais .......................................................................................................................... 176
Método dedutivo........................................................................................................................... 176
História e Geografia ................................................................................................................................... 177
Geografia ....................................................................................................................................... 177
História .......................................................................................................................................... 179
Ciências Naturais........................................................................................................................................ 181
Cap_1.pmd 9 20/7/2004, 13:36