Page 7 - APRENDER E ENSINAR.indd
P. 7

“Aprendizagem consciente” como uma estratégia de metacognição ...................................................... 140
                                Características da aprendizagem consciente ............................................................................................ 141
                                Aprendizagem consciente e controle do contexto de aprendizagem...................................................... 142
                                Ênfase no processo versus produto da aprendizagem ................................................................................ 142
                                Ênfase no contexto...................................................................................................................................... 143
                                Criatividade ................................................................................................................................................ 143
                         Atitudes e Valores ................................................................................................................................................... 145
                                Comportamentos, hábitos, atitudes e valores ........................................................................................... 145
                                Comportamentos visíveis ............................................................................................................................ 147
                                Hábitos ........................................................................................................................................................ 147
                                Atitudes ....................................................................................................................................................... 147
                                Valores e crenças ........................................................................................................................................ 147
                                Conceitos que ajudam a compreender e lidar com essas variáveis......................................................... 148
                                Modelagem .................................................................................................................................................. 148
                                Aprendizagem social ................................................................................................................................... 150
                                Pressão de grupo ......................................................................................................................................... 150
                                Dissonância cognitiva................................................................................................................................. 151
                                Processos interpessoais ................................................................................................................................ 152
                                Preconceito e tolerância ............................................................................................................................ 152
                                Resiliência e fatores de risco ..................................................................................................................... 153
                                Auto-eficácia, competência e autodeterminação .................................................................................... 154

                         CAPÍTULO 4 – O CONTEÚDO
                         Estrutura das disciplinas ......................................................................................................................................... 157
                                Estrutura das disciplinas, estrutura do conhecimento e estrutura da aprendizagem ............................ 159
                         As disciplinas: o que é importante ensinar? .......................................................................................................... 161
                                O ensino da língua materna ...................................................................................................................... 161
                                       Aprendendo o bê-a-bá: os primeiros passos ................................................................................. 162
                                       Promovendo a decodificação automática.................................................................................... 163
                                       Vocabulário e compreensão da leitura......................................................................................... 164
                                       As habilidades intelectuais envolvidas no desenvolvimento da compreensão da leitura ....... 164
                                       O domínio da língua materna ...................................................................................................... 166
                                       Como ensinar a língua materna com eficácia ............................................................................. 167
                                       Ler .................................................................................................................................................. 167
                                           Leitura, conteúdo e valores ................................................................................................. 168
                                           O que todos os professores podem fazer .............................................................................. 169
                                       Escrever.......................................................................................................................................... 170
                                           Ensinar gramática? ................................................................................................................ 170
                                           Como todos os professores podem contribuir para a melhoria
                                           da qualidade do que os alunos escrevem ........................................................................... 171
                                       Ouvir .............................................................................................................................................. 171
                                           O que todo professor pode fazer para ajudar os alunos a se tornarem bons ouvintes ...... 171
                                       Falar................................................................................................................................................ 172
                                           O que os professores podem fazer para ajudar seus alunos a se
                                           expressarem com clareza ...................................................................................................... 172
                                Matemática ................................................................................................................................................. 173
                                       O que significa saber Matemática ............................................................................................... 174
                                       O que não evidencia que o aluno sabe Matemática ................................................................. 175
                                       O que ensinar................................................................................................................................ 175
                                Questões e sugestões práticas sobre o ensino da Matemática................................................................. 175
                                       Memorização e “decoreba” ........................................................................................................... 175
                                       Algoritmos e solução de problemas .............................................................................................. 176
                                       Problemas verbais .......................................................................................................................... 176
                                       Método dedutivo........................................................................................................................... 176
                                História e Geografia ................................................................................................................................... 177
                                       Geografia ....................................................................................................................................... 177
                                       História .......................................................................................................................................... 179
                                Ciências Naturais........................................................................................................................................ 181








              Cap_1.pmd                9                                              20/7/2004, 13:36
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12