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APRENDER E ENSINAR



                      O livro divide-se em duas partes distintas. A primeira parte trata do APRENDER; a segunda, do
                    ENSINAR. Na verdade, já na primeira parte falamos muito a respeito de como ensinar. E, também, na
                    segunda parte, os exemplos e aplicações reforçam muito do que o professor precisa saber sobre como
                    aprender.
                      Na primeira parte, apresentamos conceitos, princípios e instrumentos básicos que todo professor
                    precisa saber sobre aprendizagem. Esses assuntos são apresentados em quatro capítulos, com foco no
                    aluno como sujeito, no processo, no produto e nos conteúdos da aprendizagem. Embora o objetivo dessa
                    primeira parte seja expor princípios e conceitos, os capítulos são apresentados de forma prática, com
                    exemplos de aplicações concretas nas realidades da sala de aula.
                      A segunda parte é eminentemente prática. São quatro capítulos que tratam dos seguintes assun-
                    tos: como fazer um plano de curso, um plano de aula, como dar aulas e como avaliar os alunos.
                      Este livro é fruto de conhecimentos teóricos de seus autores, que, ao longo de algumas décadas,
                    vêm estudando esses assuntos, pesquisando a respeito de alguns deles e compartilhando seus conhe-
                    cimentos com a comunidade acadêmica e os profissionais de área em dezenas de livros e artigos. Mais
                    do que isso, é fruto de conhecimentos adquiridos na prática, em projetos que vêm sendo implementa-
                    dos com comprovado sucesso em milhares de salas de aulas em diversos municípios do País.
                      Destacam-se, entre essas iniciativas e publicações:
                        a produção de materiais e a implementação de programas de regularização do fluxo escolar e
                    aceleração de alunos de 1ª a 4ª séries, e especialmente o programa Acelera Brasil, liderado pelo Insti-
                    tuto Ayrton Senna, que passou a servir de referência para inúmeros Estados e municípios e cujos
                    resultados estão apresentados no livro A Pedagogia do Sucesso;
                        a produção de materiais e a implementação do Programa de Regularização do Fluxo Escolar para
                        alunos de 5ª a 8ª séries, inicialmente, no Estado da Bahia, no ano 2000;
                        a produção e implementação do programa Capacitar, de iniciativa do Sistema Pitágoras de
                        Ensino;
                        a adaptação, para crianças e jovens, do Método Dom Bosco de Alfabetização de Adultos;
                        a orientação para a publicação do livro Práticas Educativas, de autoria do professor Antônio Carlos
                        Gomes da Costa, que trata da missão pedagógica e educativa do professor;
                        a orientação para a publicação do livro Técnicas de Leitura, de autoria do professor Alexander
                        Romizowsky, que apresenta estratégias práticas para desenvolver competências básicas de ler,
                        ouvir e falar;
                        a implantação da Escola de Formação Gerencial do SEBRAE/MG, que ilustra como contextua-
                        lizar o ensino de disciplinas acadêmicas e técnicas dentro de uma perspectiva contemporânea de
                        educação para a vida e para o mundo do trabalho;
                        a participação na concepção e implementação do programa Amigos da Escola e iniciativas
                        semelhantes que comprovam a importância do trabalho voluntário para apoiar professores e
                        alunos;
                        os vários livros e artigos científicos e técnicos, inclusive livros didáticos, elaborados pelos autores,
                        de forma isolada ou conjunta.
                      Esperamos que este livro contribua para a prática educativa de seus leitores. Ele não substitui a
                    necessidade de um profundo conhecimento das disciplinas que o professor leciona. Nem esgota
                    tudo o que o professor precisa saber sobre Filosofia da Educação, Antropologia, Ética, Psicologia e
                    Pedagogia.
                      Aprender é uma avenida de mão dupla. Nós, professores, temos o privilégio de aprender ensinan-
                    do. Contamos com os comentários e sugestões dos leitores para aprimorarmos as próximas edições
                    deste livro.
                                                                                                             Os autores


                                                                      14





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