Page 12 - APRENDER E ENSINAR.indd
P. 12
APRENDER E ENSINAR
O livro divide-se em duas partes distintas. A primeira parte trata do APRENDER; a segunda, do
ENSINAR. Na verdade, já na primeira parte falamos muito a respeito de como ensinar. E, também, na
segunda parte, os exemplos e aplicações reforçam muito do que o professor precisa saber sobre como
aprender.
Na primeira parte, apresentamos conceitos, princípios e instrumentos básicos que todo professor
precisa saber sobre aprendizagem. Esses assuntos são apresentados em quatro capítulos, com foco no
aluno como sujeito, no processo, no produto e nos conteúdos da aprendizagem. Embora o objetivo dessa
primeira parte seja expor princípios e conceitos, os capítulos são apresentados de forma prática, com
exemplos de aplicações concretas nas realidades da sala de aula.
A segunda parte é eminentemente prática. São quatro capítulos que tratam dos seguintes assun-
tos: como fazer um plano de curso, um plano de aula, como dar aulas e como avaliar os alunos.
Este livro é fruto de conhecimentos teóricos de seus autores, que, ao longo de algumas décadas,
vêm estudando esses assuntos, pesquisando a respeito de alguns deles e compartilhando seus conhe-
cimentos com a comunidade acadêmica e os profissionais de área em dezenas de livros e artigos. Mais
do que isso, é fruto de conhecimentos adquiridos na prática, em projetos que vêm sendo implementa-
dos com comprovado sucesso em milhares de salas de aulas em diversos municípios do País.
Destacam-se, entre essas iniciativas e publicações:
a produção de materiais e a implementação de programas de regularização do fluxo escolar e
aceleração de alunos de 1ª a 4ª séries, e especialmente o programa Acelera Brasil, liderado pelo Insti-
tuto Ayrton Senna, que passou a servir de referência para inúmeros Estados e municípios e cujos
resultados estão apresentados no livro A Pedagogia do Sucesso;
a produção de materiais e a implementação do Programa de Regularização do Fluxo Escolar para
alunos de 5ª a 8ª séries, inicialmente, no Estado da Bahia, no ano 2000;
a produção e implementação do programa Capacitar, de iniciativa do Sistema Pitágoras de
Ensino;
a adaptação, para crianças e jovens, do Método Dom Bosco de Alfabetização de Adultos;
a orientação para a publicação do livro Práticas Educativas, de autoria do professor Antônio Carlos
Gomes da Costa, que trata da missão pedagógica e educativa do professor;
a orientação para a publicação do livro Técnicas de Leitura, de autoria do professor Alexander
Romizowsky, que apresenta estratégias práticas para desenvolver competências básicas de ler,
ouvir e falar;
a implantação da Escola de Formação Gerencial do SEBRAE/MG, que ilustra como contextua-
lizar o ensino de disciplinas acadêmicas e técnicas dentro de uma perspectiva contemporânea de
educação para a vida e para o mundo do trabalho;
a participação na concepção e implementação do programa Amigos da Escola e iniciativas
semelhantes que comprovam a importância do trabalho voluntário para apoiar professores e
alunos;
os vários livros e artigos científicos e técnicos, inclusive livros didáticos, elaborados pelos autores,
de forma isolada ou conjunta.
Esperamos que este livro contribua para a prática educativa de seus leitores. Ele não substitui a
necessidade de um profundo conhecimento das disciplinas que o professor leciona. Nem esgota
tudo o que o professor precisa saber sobre Filosofia da Educação, Antropologia, Ética, Psicologia e
Pedagogia.
Aprender é uma avenida de mão dupla. Nós, professores, temos o privilégio de aprender ensinan-
do. Contamos com os comentários e sugestões dos leitores para aprimorarmos as próximas edições
deste livro.
Os autores
14
Cap_1.pmd 14 20/7/2004, 13:36