Page 6 - APRENDER E ENSINAR.indd
P. 6
CAPÍTULO 2 – O PROCESSO
O conceito de aprendizagem .................................................................................................................................... 75
Precondições para a aprendizagem .............................................................................................................. 77
O equipamento físico e sensorial ................................................................................................................. 77
Capacidade de aprender: processos, capacidades e estruturas ................................................................. 79
O processo de aprendizagem .................................................................................................................................... 81
Armazenamento ............................................................................................................................................ 81
Percepção....................................................................................................................................................... 83
O papel da memória na percepção e no armazenamento .......................................................................... 83
Processamento ............................................................................................................................................... 85
Fatores que influenciam o sucesso da aprendizagem ................................................................................. 85
Fator 1: conhecimento prévio......................................................................................................... 85
Fator 2: motivação ........................................................................................................................... 86
Fator 3: estratégias e hábitos .......................................................................................................... 87
Arquivamento ............................................................................................................................................... 87
Recuperação da informação......................................................................................................................... 88
Busca e ativação da memória ...................................................................................................................... 88
Uso do conhecimento armazenado .............................................................................................................. 89
Estruturas e processos de aprendizagem...................................................................................................... 90
Estrutura cognitiva interna....................................................................................................................................... 92
A natureza do que é armazenado: congruência, idiossincrasia e a proposta construtivista ................... 93
Fechando o círculo ....................................................................................................................................... 95
CAPÍTULO 3 – O PRODUTO
Os quatro domínios da aprendizagem...................................................................................................................... 99
Informação verbal .................................................................................................................................................... 102
O ensino dos vários tipos de informação ................................................................................................... 103
Focalizar a atenção ..................................................................................................................................... 103
Repetição (memorizar e decorar) .............................................................................................................. 105
Paráfrase (“diga com suas palavras...”)...................................................................................................... 106
Conceitos concretos: um tipo especial de informação verbal .................................................................. 107
O ensino dos conceitos concretos ............................................................................................................. 108
O ensino de informação verbal e conceitos por meio de perguntas........................................................ 108
Estruturando e relacionando informações e conceitos: agrupamentos, redes e mapas conceituais ..... 109
Habilidades intelectuais ......................................................................................................................................... 113
Conceitos definidos .................................................................................................................................... 113
O ensino de conceitos definidos................................................................................................................ 114
Como identificar relações: analogias e metáforas ....................................................................... 115
Regras .......................................................................................................................................................... 117
Tipos especiais de regras: princípios e algoritmos..................................................................................... 117
Princípios ..................................................................................................................................................... 117
Algoritmos ................................................................................................................................................... 117
O ensino de regras, princípios e algoritmos .............................................................................................. 118
Inferência .................................................................................................................................................... 119
Inferência e contextualização .................................................................................................................... 122
Generalização.............................................................................................................................................. 123
Generalização e metacognição .................................................................................................................. 124
Solução de problemas ................................................................................................................................. 125
Processos cognitivos na solução de problemas .......................................................................................... 126
Modelo analítico de solução de problemas ............................................................................................... 126
Ensinar conteúdos ou habilidades? ............................................................................................................ 128
Ensinar disciplinas ou adotar o enfoque multidisciplinar?....................................................................... 129
Estratégias cognitivas .............................................................................................................................................. 132
Metacognição.............................................................................................................................................. 132
Processos da metacognição ........................................................................................................................ 133
Metacognição como instrumento de planejamento e regulação da aprendizagem ............................... 135
Metacognição na generalização e na solução de problemas ................................................................... 137
Cap_1.pmd 8 20/7/2004, 13:36

