Page 6 - APRENDER E ENSINAR.indd
P. 6

CAPÍTULO 2 – O PROCESSO
                    O conceito de aprendizagem .................................................................................................................................... 75
                          Precondições para a aprendizagem .............................................................................................................. 77
                          O equipamento físico e sensorial ................................................................................................................. 77
                          Capacidade de aprender: processos, capacidades e estruturas ................................................................. 79
                    O processo de aprendizagem .................................................................................................................................... 81
                          Armazenamento ............................................................................................................................................ 81
                          Percepção....................................................................................................................................................... 83
                          O papel da memória na percepção e no armazenamento .......................................................................... 83
                          Processamento ............................................................................................................................................... 85
                          Fatores que influenciam o sucesso da aprendizagem ................................................................................. 85
                                 Fator 1: conhecimento prévio......................................................................................................... 85
                                 Fator 2: motivação ........................................................................................................................... 86
                                 Fator 3: estratégias e hábitos .......................................................................................................... 87
                          Arquivamento ............................................................................................................................................... 87
                          Recuperação da informação......................................................................................................................... 88
                          Busca e ativação da memória ...................................................................................................................... 88
                          Uso do conhecimento armazenado .............................................................................................................. 89
                          Estruturas e processos de aprendizagem...................................................................................................... 90
                    Estrutura cognitiva interna....................................................................................................................................... 92
                          A natureza do que é armazenado: congruência, idiossincrasia e a proposta construtivista ................... 93
                          Fechando o círculo ....................................................................................................................................... 95

                    CAPÍTULO 3 – O PRODUTO
                    Os quatro domínios da aprendizagem...................................................................................................................... 99
                    Informação verbal .................................................................................................................................................... 102
                          O ensino dos vários tipos de informação ................................................................................................... 103
                          Focalizar a atenção ..................................................................................................................................... 103
                          Repetição (memorizar e decorar) .............................................................................................................. 105
                          Paráfrase (“diga com suas palavras...”)...................................................................................................... 106
                          Conceitos concretos: um tipo especial de informação verbal .................................................................. 107
                          O ensino dos conceitos concretos ............................................................................................................. 108
                          O ensino de informação verbal e conceitos por meio de perguntas........................................................ 108
                          Estruturando e relacionando informações e conceitos: agrupamentos, redes e mapas conceituais ..... 109
                    Habilidades intelectuais ......................................................................................................................................... 113
                          Conceitos definidos .................................................................................................................................... 113
                          O ensino de conceitos definidos................................................................................................................ 114
                                 Como identificar relações: analogias e metáforas ....................................................................... 115
                          Regras .......................................................................................................................................................... 117
                          Tipos especiais de regras: princípios e algoritmos..................................................................................... 117
                          Princípios ..................................................................................................................................................... 117
                          Algoritmos ................................................................................................................................................... 117
                          O ensino de regras, princípios e algoritmos .............................................................................................. 118
                          Inferência .................................................................................................................................................... 119
                          Inferência e contextualização .................................................................................................................... 122
                          Generalização.............................................................................................................................................. 123
                          Generalização e metacognição .................................................................................................................. 124
                          Solução de problemas ................................................................................................................................. 125
                          Processos cognitivos na solução de problemas .......................................................................................... 126
                          Modelo analítico de solução de problemas ............................................................................................... 126
                          Ensinar conteúdos ou habilidades? ............................................................................................................ 128
                          Ensinar disciplinas ou adotar o enfoque multidisciplinar?....................................................................... 129
                    Estratégias cognitivas .............................................................................................................................................. 132
                          Metacognição.............................................................................................................................................. 132
                          Processos da metacognição ........................................................................................................................ 133
                          Metacognição como instrumento de planejamento e regulação da aprendizagem ............................... 135
                          Metacognição na generalização e na solução de problemas ................................................................... 137









              Cap_1.pmd                8                                              20/7/2004, 13:36
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11