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Estruturando o ensino das ciências.............................................................................................. 183
O que não é ensinar as diversas ciências ........................................................................... 184
Conteúdos e habilidades das diferentes “ciências”............................................................ 184
Biologia e Ciências da Vida ....................................................................................................................... 184
Física .............................................................................................................................................. 184
Química ......................................................................................................................................... 185
Como selecionar conteúdos?................................................................................................................................... 187
Conteúdos, tópicos, habilidades ou problemas ......................................................................................... 187
Temas férteis................................................................................................................................................ 188
Representações poderosas .......................................................................................................................... 190
PARTE II – ENSINAR
CAPÍTULO 5 – O PLANO DE CURSO
Currículo .................................................................................................................................................................. 197
O que é “currículo”?................................................................................................................................... 197
Constantes no currículo ............................................................................................................................. 198
A escola e os valores ................................................................................................................................... 201
O que a escola pode fazer: colocando os conceitos e instrumentos na prática ..................................... 203
Instrumentos e oportunidades para definir, ensinar e promover comportamentos, hábitos, valores
e atitudes ..................................................................................................................................................... 203
Currículo e métodos ................................................................................................................................... 205
Os objetivos de ensino ............................................................................................................................................ 208
Os objetivos e o processo de ensino/aprendizagem .................................................................................. 208
Alcance dos objetivos ................................................................................................................................. 209
Metas: os objetivos de longo prazo............................................................................................................. 210
Objetivos de médio prazo: resultados mensuráveis .................................................................................. 211
Objetivos de curto prazo: objetivos específicos......................................................................................... 212
Objetivos, processos e resultados da aprendizagem ................................................................................. 213
Informação verbal ....................................................................................................................................... 213
Habilidades intelectuais ............................................................................................................................ 213
Os quatro componentes dos objetivos ....................................................................................................... 214
Primeiro componente: o desempenho esperado .......................................................................... 214
Segundo componente: condição para demonstrar o desempenho............................................. 217
Terceiro componente: o nível de rendimento esperado ............................................................. 218
Quarto componente: a estrutura subjacente .............................................................................. 219
Ensinando simultaneamente domínios diferentes .................................................................................... 220
Os meios de ensino.................................................................................................................................................. 223
O livro didático........................................................................................................................................... 224
Critérios para a escolha do livro didático.................................................................................... 225
Livros e materiais estruturados/sistemas de ensino..................................................................... 226
A televisão e os vídeos ............................................................................................................................... 227
Os computadores como meios de ensino................................................................................................... 228
Os principais problemas ................................................................................................................ 231
Interatividade ....................................................................................................................... 231
Superficialidade .................................................................................................................... 232
Estrutura ................................................................................................................................ 232
Estratégias cognitivas e afetivas de aprendizagem ..................................................................... 233
Retroalimentação .......................................................................................................................... 233
Outros meios de ensino .............................................................................................................................. 234
Pessoas como recursos ou meios de ensino .................................................................................. 236
Projetos........................................................................................................................................... 236
Elaborando um plano de curso ............................................................................................................................... 238
Detalhando um plano de curso.................................................................................................................. 238
Primeira etapa: coleta de informações e tomada de decisões.................................................... 239
Segunda etapa: registro do plano................................................................................................. 240
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