Page 8 - APRENDER E ENSINAR.indd
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Estruturando o ensino das ciências.............................................................................................. 183
                                      O que não é ensinar as diversas ciências ........................................................................... 184
                                      Conteúdos e habilidades das diferentes “ciências”............................................................ 184
                          Biologia e Ciências da Vida ....................................................................................................................... 184
                                 Física .............................................................................................................................................. 184
                                 Química ......................................................................................................................................... 185
                    Como selecionar conteúdos?................................................................................................................................... 187
                          Conteúdos, tópicos, habilidades ou problemas ......................................................................................... 187
                          Temas férteis................................................................................................................................................ 188
                          Representações poderosas .......................................................................................................................... 190

                    PARTE II –  ENSINAR

                    CAPÍTULO 5 – O PLANO DE CURSO
                    Currículo .................................................................................................................................................................. 197
                          O que é “currículo”?................................................................................................................................... 197
                          Constantes no currículo ............................................................................................................................. 198
                          A escola e os valores ................................................................................................................................... 201
                          O que a escola pode fazer: colocando os conceitos e instrumentos na prática ..................................... 203
                          Instrumentos e oportunidades para definir, ensinar e promover comportamentos, hábitos, valores
                          e atitudes ..................................................................................................................................................... 203
                          Currículo e métodos ................................................................................................................................... 205
                    Os objetivos de ensino ............................................................................................................................................ 208
                          Os objetivos e o processo de ensino/aprendizagem .................................................................................. 208
                          Alcance dos objetivos ................................................................................................................................. 209
                          Metas: os objetivos de longo prazo............................................................................................................. 210
                          Objetivos de médio prazo: resultados mensuráveis .................................................................................. 211
                          Objetivos de curto prazo: objetivos específicos......................................................................................... 212
                          Objetivos, processos e resultados da aprendizagem ................................................................................. 213
                          Informação verbal ....................................................................................................................................... 213
                          Habilidades intelectuais ............................................................................................................................ 213
                          Os quatro componentes dos objetivos ....................................................................................................... 214
                                 Primeiro componente: o desempenho esperado .......................................................................... 214
                                 Segundo componente: condição para demonstrar o desempenho............................................. 217
                                 Terceiro componente: o nível de rendimento esperado ............................................................. 218
                                 Quarto componente: a estrutura subjacente .............................................................................. 219
                          Ensinando simultaneamente domínios diferentes .................................................................................... 220
                    Os meios de ensino.................................................................................................................................................. 223
                          O livro didático........................................................................................................................................... 224
                                 Critérios para a escolha do livro didático.................................................................................... 225
                                 Livros e materiais estruturados/sistemas de ensino..................................................................... 226
                          A televisão e os vídeos ............................................................................................................................... 227
                          Os computadores como meios de ensino................................................................................................... 228
                                 Os principais problemas ................................................................................................................ 231
                                      Interatividade ....................................................................................................................... 231
                                      Superficialidade .................................................................................................................... 232
                                      Estrutura ................................................................................................................................ 232
                                 Estratégias cognitivas e afetivas de aprendizagem ..................................................................... 233
                                 Retroalimentação .......................................................................................................................... 233
                          Outros meios de ensino .............................................................................................................................. 234
                                 Pessoas como recursos ou meios de ensino .................................................................................. 236
                                 Projetos........................................................................................................................................... 236
                    Elaborando um plano de curso ............................................................................................................................... 238
                          Detalhando um plano de curso.................................................................................................................. 238
                                 Primeira etapa: coleta de informações e tomada de decisões.................................................... 239
                                 Segunda etapa: registro do plano................................................................................................. 240











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