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Painel de debates .................................................................................................................. 308
Grupos de pesquisa ............................................................................................................... 309
Técnicas de grupo para desenvolver competição e colaboração ............................................... 310
Aprendizagem cooperativa ................................................................................................... 311
Quando não usar grupos ............................................................................................................... 312
Sugestões práticas para trabalhos de grupo ................................................................................. 312
Duplas .......................................................................................................................................................... 315
Lidando com cada aluno: estratégias e técnicas para individualizar o ensino na sala de aula ............ 317
Individualizar os objetivos ............................................................................................................ 318
Individualizar o ritmo de aprendizagem ...................................................................................... 319
Individualizar a atenção: freqüência e natureza do feedback .................................................... 320
Individualizar a motivação ........................................................................................................... 320
Individualizar diferenciando os papéis dos alunos...................................................................... 321
Individualizar variando métodos.................................................................................................. 321
Criando hábitos de estudo: aprendendo a aprender............................................................................................. 323
O papel do professor ................................................................................................................................... 323
Os seis grupos de hábitos de estudo mais importantes............................................................................. 325
CAPÍTULO 8 – A AVALIAÇÃO
Introdução................................................................................................................................................................ 329
Avaliação e teste: qual a diferença?.......................................................................................................... 331
O que avaliar? ............................................................................................................................................. 332
As três avaliações: diagnóstica, formativa e somativa .......................................................................................... 333
Avaliação formativa: corrigir rumos .......................................................................................................... 336
Avaliação diagnóstica: conhecer o aluno ................................................................................................. 333
Avaliação formativa e recuperação ........................................................................................................... 338
Avaliação somativa: selecionar, reter, promover, reenturmar .................................................................. 340
Avaliação somativa e notas ........................................................................................................................ 342
Promoção automática: argumentos e contra-argumentos........................................................................ 343
Instrumentos de avaliação informal ....................................................................................................................... 347
Avaliação formativa e feedback: o que e como falar com o aluno ........................................................... 351
Avaliação formal: principais regras para elaborar testes e provas ........................................................................ 353
Como ajudar os alunos a se prepararem para testes e provas .................................................................. 354
Como usar resultados de provas para ensinar e recuperar alunos ........................................................... 356
Outros tipos de evidência de desempenho ............................................................................................... 357
A comunicação com os pais e responsáveis .............................................................................................. 358
Como elaborar itens de prova .................................................................................................................... 359
Como ler e interpretar os resultados do SAEB ...................................................................................................... 366
O que indicam os resultados do SAEB ..................................................................................................... 366
Como são definidos os conteúdos das provas do SAEB............................................................................ 366
O termômetro: como são definidas as “notas” .......................................................................................... 367
O termômetro e o paciente: a quantas anda a qualidade da educação? ............................................... 368
Como analisar os dados .............................................................................................................................. 369
Como usar os resultados ............................................................................................................................. 370
A importância de testes calibrados ........................................................................................................... 370
Aprofundando o entendimento: o que as médias dizem e o que escondem .......................................... 370
ANEXO: Proposta pedagógica................................................................................................................................ 373
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................................................................... 383
ÍNDICE REMISSIVO ............................................................................................................................................. 391
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