Page 10 - APRENDER E ENSINAR.indd
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Painel de debates .................................................................................................................. 308
                                      Grupos de pesquisa ............................................................................................................... 309
                                 Técnicas de grupo para desenvolver competição e colaboração ............................................... 310
                                      Aprendizagem cooperativa ................................................................................................... 311
                                 Quando não usar grupos ............................................................................................................... 312
                                 Sugestões práticas para trabalhos de grupo ................................................................................. 312
                          Duplas .......................................................................................................................................................... 315
                          Lidando com cada aluno: estratégias e técnicas para individualizar o ensino na sala de aula ............ 317
                                 Individualizar os objetivos ............................................................................................................ 318
                                 Individualizar o ritmo de aprendizagem ...................................................................................... 319
                                 Individualizar a atenção: freqüência e natureza do feedback .................................................... 320
                                 Individualizar a motivação ........................................................................................................... 320
                                 Individualizar diferenciando os papéis dos alunos...................................................................... 321
                                 Individualizar variando métodos.................................................................................................. 321
                    Criando hábitos de estudo: aprendendo a aprender............................................................................................. 323
                          O papel do professor ................................................................................................................................... 323
                          Os seis grupos de hábitos de estudo mais importantes............................................................................. 325
                    CAPÍTULO 8 – A AVALIAÇÃO
                    Introdução................................................................................................................................................................ 329
                          Avaliação e teste: qual a diferença?.......................................................................................................... 331
                          O que avaliar? ............................................................................................................................................. 332
                    As três avaliações: diagnóstica, formativa e somativa .......................................................................................... 333
                          Avaliação formativa: corrigir rumos .......................................................................................................... 336
                          Avaliação diagnóstica: conhecer o aluno ................................................................................................. 333
                          Avaliação formativa e recuperação ........................................................................................................... 338
                          Avaliação somativa: selecionar, reter, promover, reenturmar .................................................................. 340
                          Avaliação somativa e notas ........................................................................................................................ 342
                          Promoção automática: argumentos e contra-argumentos........................................................................ 343
                    Instrumentos de avaliação informal ....................................................................................................................... 347
                          Avaliação formativa e feedback: o que e como falar com o aluno ........................................................... 351
                    Avaliação formal: principais regras para elaborar testes e provas ........................................................................ 353
                          Como ajudar os alunos a se prepararem para testes e provas .................................................................. 354
                          Como usar resultados de provas para ensinar e recuperar alunos ........................................................... 356
                          Outros tipos de evidência de desempenho ............................................................................................... 357
                          A comunicação com os pais e responsáveis .............................................................................................. 358
                          Como elaborar itens de prova .................................................................................................................... 359
                    Como ler e interpretar os resultados do SAEB ...................................................................................................... 366
                          O que indicam os resultados do SAEB ..................................................................................................... 366
                          Como são definidos os conteúdos das provas do SAEB............................................................................ 366
                          O termômetro: como são definidas as “notas” .......................................................................................... 367
                          O termômetro e o paciente: a quantas anda a qualidade da educação? ............................................... 368
                          Como analisar os dados .............................................................................................................................. 369
                          Como usar os resultados ............................................................................................................................. 370
                          A importância de testes calibrados ........................................................................................................... 370
                          Aprofundando o entendimento: o que as médias dizem e o que escondem .......................................... 370
                    ANEXO: Proposta pedagógica................................................................................................................................ 373

                    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................................................................... 383

                    ÍNDICE REMISSIVO ............................................................................................................................................. 391



















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