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FUNDAMENTOS


            Nos últimos anos foram feitas importantes e extensas revisões da literatura cientí  ca a res-
            peito do ensino da Matemática. Essas revisões se apoiam em três linhas independentes, mas
            convergentes, de pesquisas. De um lado encontram-se os estudos sobre a aplicação de prin-
            cípios gerais da psicologia cognitiva e da neurociência. De outro, os estudos que aplicam e
            adaptam, ao ensino da Matemática, os conhecimentos gerais a respeito do que funciona
            em educação. Em terceiro lugar, existe um grupo de cientistas que avaliam o impacto de
            diferentes abordagens e estratégias de ensino da matemática, e, a partir deles, identi  cam
            as variáveis mais relevantes para o ensino e  caz.


            Nos últimos 10 anos foram realizados quatro importantes painéis sobre o ensino da Mate-
            mática:


            ►   1999. National Commission on Mathematics and Science Teaching for the 21  Century.
                                                                                                   st
               Before It’s too late. http://www.ed.gov/inits/Math/glenn/index.html


            ►   2001. National Research Council. Adding it UP: Helping Children Learn Mathematics.


            ►   RAND. Mathematics Study Panel – Mathematical Pro  ciency for All Students. http:www.
               rand.org/pubs/monograph_reports/MR1643


            ►   2008. National Mathematics Advisory Panel. Foundations for Success: The Final Report of
               the National Mathematics Advisory Panel. http://www.ed.gov/about/bdscomm/list/
               mathpanel/report/  nal-report.pdf


            Esses painéis, por sua vez, se basearam em inúmeros estudos cientí  cos e em cinco meta-
            -análises sobre ensino da Matemática para alunos com di  culdades (Adams & Carnine, 2003;
            Baker, Gersten, & Lee, 2002; Browder, Spooner, Ahlgrim-Deizell, Harris, & Wakeman, 2008;
            Kroesbergen & Van Luit, 2003; Xin & Jitendra, 1999), que revisaram 183 pesquisas sobre o
            tema.


            A Coleção IAB de Matemática re  ete as orientações contidas nas recomendações desses
            painéis e revisões da literatura cientí  ca sobre o que funciona em sala de aula.


            Além dos estudos teóricos, analisamos também os materiais didáticos utilizados em diver-
            sos países, e nos detivemos, de modo especial, nos livros didáticos utilizados nos países da
            Ásia, onde os alunos mais se destacam nessa disciplina. Os dados do PISA de 2010 mostram
            que as regiões da China (Xangai, Taipei, Macau e Hong Kong), Cingapura, Coreia do Sul e
            Japão foram as de melhor desempenho quando comparadas aos demais países do mundo.



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