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FUNDAMENTOS
Nos últimos anos foram feitas importantes e extensas revisões da literatura cientí ca a res-
peito do ensino da Matemática. Essas revisões se apoiam em três linhas independentes, mas
convergentes, de pesquisas. De um lado encontram-se os estudos sobre a aplicação de prin-
cípios gerais da psicologia cognitiva e da neurociência. De outro, os estudos que aplicam e
adaptam, ao ensino da Matemática, os conhecimentos gerais a respeito do que funciona
em educação. Em terceiro lugar, existe um grupo de cientistas que avaliam o impacto de
diferentes abordagens e estratégias de ensino da matemática, e, a partir deles, identi cam
as variáveis mais relevantes para o ensino e caz.
Nos últimos 10 anos foram realizados quatro importantes painéis sobre o ensino da Mate-
mática:
► 1999. National Commission on Mathematics and Science Teaching for the 21 Century.
st
Before It’s too late. http://www.ed.gov/inits/Math/glenn/index.html
► 2001. National Research Council. Adding it UP: Helping Children Learn Mathematics.
► RAND. Mathematics Study Panel – Mathematical Pro ciency for All Students. http:www.
rand.org/pubs/monograph_reports/MR1643
► 2008. National Mathematics Advisory Panel. Foundations for Success: The Final Report of
the National Mathematics Advisory Panel. http://www.ed.gov/about/bdscomm/list/
mathpanel/report/ nal-report.pdf
Esses painéis, por sua vez, se basearam em inúmeros estudos cientí cos e em cinco meta-
-análises sobre ensino da Matemática para alunos com di culdades (Adams & Carnine, 2003;
Baker, Gersten, & Lee, 2002; Browder, Spooner, Ahlgrim-Deizell, Harris, & Wakeman, 2008;
Kroesbergen & Van Luit, 2003; Xin & Jitendra, 1999), que revisaram 183 pesquisas sobre o
tema.
A Coleção IAB de Matemática re ete as orientações contidas nas recomendações desses
painéis e revisões da literatura cientí ca sobre o que funciona em sala de aula.
Além dos estudos teóricos, analisamos também os materiais didáticos utilizados em diver-
sos países, e nos detivemos, de modo especial, nos livros didáticos utilizados nos países da
Ásia, onde os alunos mais se destacam nessa disciplina. Os dados do PISA de 2010 mostram
que as regiões da China (Xangai, Taipei, Macau e Hong Kong), Cingapura, Coreia do Sul e
Japão foram as de melhor desempenho quando comparadas aos demais países do mundo.
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