Page 13 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 13

Para resolver problemas verbais a criança precisa:
                 (1) traduzir uma frase numa informação numérica ou matemática,

                 (2) integrar as relações entre as informações e executar as operações.



                 Quando a criança é exposta a inúmeros problemas, com enunciados e valores ligeiramente
                 diferentes, ela é levada a desenvolver seu raciocínio na busca da solução adequada. Muitos

                 problemas apresentados à criança, especialmente nas séries iniciais, exigem o conhecimen-
                 to e a automatização dos fatos fundamentais (tabuada com as quatro operações). Decorar

                 a tabuada é fundamental para liberar espaço na memória de trabalho, para que o cérebro
                 se concentre no raciocínio. Mas o desenvolvimento de capacidades mais elevadas do ra-
                 ciocínio depende do domínio das capacidades mais básicas – e a mais básica de todas é o

                 domínio e automatização das quatro operações.



                 Outras competências desejáveis incluem a capacidade de estabelecer conexões e comuni-
                 car-se de forma adequada. Por exemplo, uma criança deve ser auxiliada a perceber a relação

                 entre perspectiva (desenho, fotogra  a) e ângulos, ou entre o conceito de “examinar um pro-
                 blema a partir de várias perspectivas” e o conceito de ângulos.



                 Abstrair. É o domínio da abstração que permite à criança usar o conhecimento matemático
                 para diferentes situações. É isso que faz a diferença entre aprender na escola e aprender na

                 rua – pois na rua a aprendizagem é quase sempre concreta e imediata e não induz à abstra-
                 ção. Consequentemente, não leva à transferência do conhecimento a novas situações. Por

                 outro lado, quando a criança é capaz de identi  car as   guras que são triângulos verdes num
                 conjunto de   guras geométricas coloridas, ela começa a demonstrar a capacidade de esta-

                 belecer dicotomias – competência fundamental para lidar com conceitos mais complexos
                 na Matemática e em outros domínios. Esta é uma das competências mais difíceis de ensi-

                 nar. Para o aluno aprender a transferir, o professor deve explicitar como fazer relações entre
                 problemas familiares e novos problemas. Em Matemática, a prática em resolver diferentes
                 tipos de problema usando um mesmo algoritmo ou operação facilita a transferência para

                 novas situações. Daí a importância de exercitar muito as mesmas operações em contextos
                 variados. Só podemos transferir a novas situações aquilo que aprendemos bem e aquilo que

                 conseguimos abstrair de forma adequada.





                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5    7
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                         Manual do Professor da Coleção IAB de Matemática        13
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
   8   9   10   11   12   13   14