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Para resolver problemas verbais a criança precisa:
(1) traduzir uma frase numa informação numérica ou matemática,
(2) integrar as relações entre as informações e executar as operações.
Quando a criança é exposta a inúmeros problemas, com enunciados e valores ligeiramente
diferentes, ela é levada a desenvolver seu raciocínio na busca da solução adequada. Muitos
problemas apresentados à criança, especialmente nas séries iniciais, exigem o conhecimen-
to e a automatização dos fatos fundamentais (tabuada com as quatro operações). Decorar
a tabuada é fundamental para liberar espaço na memória de trabalho, para que o cérebro
se concentre no raciocínio. Mas o desenvolvimento de capacidades mais elevadas do ra-
ciocínio depende do domínio das capacidades mais básicas – e a mais básica de todas é o
domínio e automatização das quatro operações.
Outras competências desejáveis incluem a capacidade de estabelecer conexões e comuni-
car-se de forma adequada. Por exemplo, uma criança deve ser auxiliada a perceber a relação
entre perspectiva (desenho, fotogra a) e ângulos, ou entre o conceito de “examinar um pro-
blema a partir de várias perspectivas” e o conceito de ângulos.
Abstrair. É o domínio da abstração que permite à criança usar o conhecimento matemático
para diferentes situações. É isso que faz a diferença entre aprender na escola e aprender na
rua – pois na rua a aprendizagem é quase sempre concreta e imediata e não induz à abstra-
ção. Consequentemente, não leva à transferência do conhecimento a novas situações. Por
outro lado, quando a criança é capaz de identi car as guras que são triângulos verdes num
conjunto de guras geométricas coloridas, ela começa a demonstrar a capacidade de esta-
belecer dicotomias – competência fundamental para lidar com conceitos mais complexos
na Matemática e em outros domínios. Esta é uma das competências mais difíceis de ensi-
nar. Para o aluno aprender a transferir, o professor deve explicitar como fazer relações entre
problemas familiares e novos problemas. Em Matemática, a prática em resolver diferentes
tipos de problema usando um mesmo algoritmo ou operação facilita a transferência para
novas situações. Daí a importância de exercitar muito as mesmas operações em contextos
variados. Só podemos transferir a novas situações aquilo que aprendemos bem e aquilo que
conseguimos abstrair de forma adequada.
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Manual do Professor da Coleção IAB de Matemática 13
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