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Cinco características básicas do ensino da Matemática
PRECISÃO: As demonstrações matemáticas são claras e inequívocas. Em qualquer
momento ca claro o que se sabe e o que não é conhecido.
DEFINIÇÃO: É o alicerce da estrutura matemática. Constitui a plataforma que suporta
o raciocínio. Sem de nição não há Matemática.
RACIOCÍNIO: É a alma da Matemática O motor que impulsiona a resolução de proble-
mas. Sua ausência é a causa do ensino sem objetividade.
COERÊNCIA: A Matemática é uma tapeçaria em que todos os conceitos e habilidades
estão interligados numa única peça.
INTENCIONALIDADE: A Matemática é orientada a resultados, e cada conceito ou ha-
bilidade está lá para um propósito. Matemática não é magia, nem somente diversão
e jogos.
O professor H. W., especialista em ensino de Matemática na Universidade de Stanford, con-
sidera que, para apreciar esses conteúdos, é importante que os professores conheçam as
cinco características básicas do ensino da Matemática, já que elas devem embasar o ensino
da matéria desde a pré-escola até o nal do Ensino Fundamental. Essas características são
interdependentes. Por exemplo: sem de nição não há raciocínio, e sem raciocínio não há
coerência para se explicar qualquer coisa. Deve haver intencionalidade no ensino da Mate-
mática, pois uma das rações de os alunos não demonstrarem interesse pelo aprendizado é
que as lições são apresentadas como algo sem objetivo. O fato é que a Matemática é uma
coleção de interconexões em que cada conceito ou habilidade é um elo em uma cadeia com
o propósito de apoiar o que já foi aprendido. Nesse sentido, o currículo de Matemática tem
um propósito claro.
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