Page 11 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 11

Cinco características básicas do ensino da Matemática



                    PRECISÃO: As demonstrações matemáticas são claras e inequívocas. Em qualquer

                    momento   ca claro o que se sabe e o que não é conhecido.


                    DEFINIÇÃO: É o alicerce da estrutura matemática. Constitui a plataforma que suporta
                    o raciocínio. Sem de  nição não há Matemática.



                    RACIOCÍNIO: É a alma da Matemática O motor que impulsiona a resolução de proble-
                    mas. Sua ausência é a causa do ensino sem objetividade.



                    COERÊNCIA: A Matemática é uma tapeçaria em que todos os conceitos e habilidades
                    estão interligados numa única peça.


                    INTENCIONALIDADE: A Matemática é orientada a resultados, e cada conceito ou ha-

                    bilidade está lá para um propósito. Matemática não é magia, nem somente diversão
                    e jogos.










                 O professor H. W., especialista em ensino de Matemática na Universidade de Stanford, con-
                 sidera que, para apreciar esses conteúdos, é importante que os professores conheçam as

                 cinco características básicas do ensino da Matemática, já que elas devem embasar o ensino
                 da matéria desde a pré-escola até o   nal do Ensino Fundamental. Essas características são
                 interdependentes. Por exemplo: sem de  nição não há raciocínio, e sem raciocínio não há

                 coerência para se explicar qualquer coisa. Deve haver intencionalidade no ensino da Mate-
                 mática, pois uma das rações de os alunos não demonstrarem interesse pelo aprendizado é

                 que as lições são apresentadas como algo sem objetivo. O fato é que a Matemática é uma
                 coleção de interconexões em que cada conceito ou habilidade é um elo em uma cadeia com
                 o propósito de apoiar o que já foi aprendido. Nesse sentido, o currículo de Matemática tem

                 um propósito claro.





                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5    7
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                         Manual do Professor da Coleção IAB de Matemática        11
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
   6   7   8   9   10   11   12   13   14