Page 5 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 5
APRESENTAÇÃO
O presente Manual se destina a Secretarias de Educação, coordenadores, diretores e pro-
fessores que usam os materiais da Coleção IAB de Matemática. Ele contém as informações
necessárias e su cientes para implementar os programas e usar com proveito os materiais.
Professor: o presente Manual contém informações úteis e práticas para ajudá-lo a ensinar
seus alunos com e cácia e a desenvolver neles o gosto pela Matemática. A melhor forma
de desenvolver o gosto por alguma coisa é ser competente nela. As crianças cam muito
contentes quando são capazes de resolver problemas com rapidez e precisão. E cam frus-
tradas quando não o fazem. A “ansiedade matemática” é, antes de tudo, fruto da falta de
base, da falta de uma aprendizagem sólida no início da vida escolar. Podemos preveni-la e
curá-la com um ensino competente. A Coleção IAB de Matemática pode ajudá-lo a superar
esse desa o.
Antes de começar, leia as questões abaixo. Elas serão muito úteis
para você refl etir sobre o seu próprio conhecimento da Matemática
e sua atitude em relação a ela.
► A Matemática é muito importante no dia a dia. Quantas vezes você usou números, quan-
tidades e instrumentos da Matemática no dia de hoje? Para falar das horas, dos dias, da
semana, para calcular seus pagamentos, a percentagem do seu aumento salarial, o for-
mato de um papel de presente, a quantidade de pano para forrar uma mesa. O dia a dia
seria impossível sem a Matemática.
► Às vezes a gente se esquece por que a Matemática é importante. Para que aprender fra-
ções? E a noção de conjuntos? Por que o aluno deve fazer exercícios sobre padrões e
séries numéricas? Qual foi a última vez que você usou o conceito de máximo divisor co-
mum? Por que aprender o QVL? Para que aprender a calcular a área de um sólido? Deter-
minar o tamanho de um ângulo? Entender o que signi ca o sinal “=” na equação 2 + 3 =
5? Por que é importante ensinar o aluno a fazer estimativas? E a arredondar números? E o
cálculo mental, é importante?
► Em que a Matemática é diferente de outras disciplinas? Qual é o conteúdo da Matemá-
tica? Como se organiza o conhecimento matemático? O que são fatos fundamentais? O
que é um postulado? Um teorema? O que é uma prova matemática?
5
5
5
5
5
5
5 7
5
5
Manual do Professor da Coleção IAB de Matemática 5
7
7
7
7
7
7
7
7
5 ÷
5 ÷
5 ÷
5 ÷