Page 5 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 5

APRESENTAÇÃO





                 O presente Manual se destina a Secretarias de Educação, coordenadores, diretores e pro-
                 fessores que usam os materiais da Coleção IAB de Matemática. Ele contém as informações
                 necessárias e su  cientes para implementar os programas e usar com proveito os materiais.


                 Professor: o presente Manual contém informações úteis e práticas para ajudá-lo a ensinar
                 seus alunos com e  cácia e a desenvolver neles o gosto pela Matemática. A melhor forma
                 de desenvolver o gosto por alguma coisa é ser competente nela. As crianças   cam muito
                 contentes quando são capazes de resolver problemas com rapidez e precisão. E   cam frus-
                 tradas quando não o fazem. A “ansiedade matemática” é, antes de tudo, fruto da falta de
                 base, da falta de uma aprendizagem sólida no início da vida escolar. Podemos preveni-la e
                 curá-la com um ensino competente. A Coleção IAB de Matemática pode ajudá-lo a superar
                 esse desa  o.





                         Antes de começar, leia as questões abaixo. Elas serão muito úteis
                         para você refl etir sobre o seu próprio conhecimento da Matemática
                         e sua atitude em relação a ela.




                 ►  A Matemática é muito importante no dia a dia. Quantas vezes você usou números, quan-
                   tidades e instrumentos da Matemática no dia de hoje? Para falar das horas, dos dias, da
                   semana, para calcular seus pagamentos, a percentagem do seu aumento salarial, o for-
                   mato de um papel de presente, a quantidade de pano para forrar uma mesa. O dia a dia
                   seria impossível sem a Matemática.


                 ►  Às vezes a gente se esquece por que a Matemática é importante. Para que aprender fra-
                   ções? E a noção de conjuntos? Por que o aluno deve fazer exercícios sobre padrões e
                   séries numéricas? Qual foi a última vez que você usou o conceito de máximo divisor co-
                   mum? Por que aprender o QVL? Para que aprender a calcular a área de um sólido? Deter-
                   minar o tamanho de um ângulo? Entender o que signi  ca o sinal “=” na equação 2 + 3 =
                   5? Por que é importante ensinar o aluno a fazer estimativas? E a arredondar números? E o
                   cálculo mental, é importante?

                 ►  Em que a Matemática é diferente de outras disciplinas? Qual é o conteúdo da Matemá-
                   tica? Como se organiza o conhecimento matemático? O que são fatos fundamentais? O
                   que é um postulado? Um teorema? O que é uma prova matemática?



                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5    7
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                         Manual do Professor da Coleção IAB de Matemática        5
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10