Page 10 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 10
O QUE ENSINAR:
A. CONTEÚDOS
B. PROGRAMA DE ENSINO: ESTRUTURA E SEQUÊNCIA
C. PROPOSTA PEDAGÓGICA
O que as crianças precisam aprender em Matemática nas séries iniciais tem sido objeto de
muito estudo e, curiosamente, de pouca mudança. Isso se deve ao fato de que a Matemática
é uma disciplina formal, que tem sua lógica muito estruturada, da qual é difícil desviar sem
grandes prejuízos para a formação do aluno. No entanto, a maneira de organizar e apresen-
tar esses conhecimentos tem sido aprimorada nos últimos anos, em função dos estudos
da neurociência e de estudos especí cos sobre a aprendizagem e ensino da Matemática.
Algumas das publicações mais atuais e importantes sobre o tópico incluem os estudos do
National Research Council dos Estados Unidos (Kilpatrikck, Swa ord & Findell, 2001), Geary
(2006), o National Mathematics Panel Report (2008) e Cross, Woods e Schweingruber (2009).
Os pontos principais desses estudos estão resumidos no quadro a seguir e serão usados
como referência nos parágrafos seguintes.
A. CONTEÚDOS
2. Processos mentais
1. Conteúdos básicos 3. Ideias básicas
básicos
• Números e operações • Representar • Unidade
• Grandezas e medidas • Raciocinar • Composição e
• Geometria (espaço e • Abstrair decomposição
forma) • Relacionamento e
• Tratamento da ordenação
informação • Padrões e estruturas
1. Conteúdos básicos
Há consenso sobre o que as crianças precisam aprender nas séries iniciais: números e ope-
rações; grandezas e medidas; geometria, isto é, espaço e forma; tratamento da informação.
Também há consenso sobre o que o aluno deve aprender sobre esses tópicos: conceitos,
operações (a tabuada e os algoritmos, isto é, os procedimentos para fazer os cálculos) e
resolver problemas. Alguns autores ainda acrescentam outras dimensões, como atitudes
positivas e capacidade de comunicação matemática.
8
8
8
8
10 Coleção IAB de Matemática
x x x x x x 8
4 4 4