Page 10 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 10

O QUE ENSINAR:



            A.  CONTEÚDOS
            B. PROGRAMA DE ENSINO: ESTRUTURA E SEQUÊNCIA
            C. PROPOSTA PEDAGÓGICA

            O que as crianças precisam aprender em Matemática nas séries iniciais tem sido objeto de
            muito estudo e, curiosamente, de pouca mudança. Isso se deve ao fato de que a Matemática

            é uma disciplina formal, que tem sua lógica muito estruturada, da qual é difícil desviar sem
            grandes prejuízos para a formação do aluno. No entanto, a maneira de organizar e apresen-
            tar esses conhecimentos tem sido aprimorada nos últimos anos, em função dos estudos

            da neurociência e de estudos especí  cos sobre a aprendizagem e ensino da Matemática.
            Algumas das publicações mais atuais e importantes sobre o tópico incluem os estudos do

            National Research Council dos Estados Unidos (Kilpatrikck, Swa  ord & Findell, 2001), Geary
            (2006), o National Mathematics Panel Report (2008) e Cross, Woods e Schweingruber (2009).

            Os pontos principais desses estudos estão resumidos no quadro a seguir e serão usados
            como referência nos parágrafos seguintes.


            A.  CONTEÚDOS

                                              2.  Processos mentais
              1. Conteúdos básicos                                            3. Ideias básicas
                                              básicos

                 •  Números e operações           •  Representar                  •  Unidade
                 •  Grandezas e medidas           •  Raciocinar                   •  Composição  e
                 •  Geometria (espaço e           •  Abstrair                        decomposição
                    forma)                                                        •  Relacionamento  e
                 •  Tratamento  da                                                   ordenação
                    informação                                                    •  Padrões e estruturas




            1. Conteúdos básicos



            Há consenso sobre o que as crianças precisam aprender nas séries iniciais: números e ope-
            rações; grandezas e medidas; geometria, isto é, espaço e forma; tratamento da informação.



            Também há consenso sobre o que o aluno deve aprender sobre esses tópicos: conceitos,

            operações (a tabuada e os algoritmos, isto é, os procedimentos para fazer os cálculos) e
            resolver problemas. Alguns autores ainda acrescentam outras dimensões, como atitudes
            positivas e capacidade de comunicação matemática.
                        8
                        8
                        8
                        8
            10 Coleção IAB de Matemática
                    x x x x x x 8
                      4 4 4
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14