Page 4 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 4
SUMÁRIO
► Apresentação ......................................................................................................................................... 5
► Características gerais do ensino estruturado ..............................................................................7
► Fundamentos .........................................................................................................................................8
► O que ensinar: conteúdos e programa de ensino ..................................................................10
› A. O que ensinar: conteúdos .....................................................................................................10
› B. Programa de Ensino: estrutura e sequência .................................................................16
› C. Proposta Pedagógica ............................................................................................................22
► Os seis pontos centrais da proposta pedagógica da Coleção IAB de Matemática.....23
► Plano de Curso: estrutura e sequência do Livro do Aluno ..................................................30
► Plano de Aula: como preparar e ministrar uma aula .............................................................31
› Vamos ver como isso funciona na prática? ........................................................................32
› Como preparar a aula ...................................................................................................32
› Como ministrar a aula ..................................................................................................33
► Ensino Sistemático e Explícito .......................................................................................................36
► Autoinstrução ......................................................................................................................................36
1 =
►
Ensino em Duplas ..............................................................................................................................37
x
x
►
Representações Visuais ....................................................................................................................37
►
Revisão, avaliação e recuperação .................................................................................................38
› Apoio ao Professor ......................................................................................................................39
3
3
3
3
3
►
Perguntas mais frequentes sobre o ensino da Matemática ...............................................40
6
6
►
Referências ...........................................................................................................................................46
8
8 6
8