Page 4 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 4

SUMÁRIO











               ►  Apresentação ......................................................................................................................................... 5
               ►  Características gerais do ensino estruturado ..............................................................................7

               ►  Fundamentos .........................................................................................................................................8
               ►  O que ensinar: conteúdos e programa de ensino ..................................................................10

                     › A. O que ensinar: conteúdos .....................................................................................................10

                     › B.  Programa de Ensino: estrutura e sequência .................................................................16
                     › C.  Proposta Pedagógica ............................................................................................................22

               ►  Os seis pontos centrais da proposta pedagógica da Coleção IAB de Matemática.....23
               ►  Plano de Curso: estrutura e sequência do Livro do Aluno ..................................................30

               ►  Plano de Aula: como preparar e ministrar uma aula .............................................................31

                     › Vamos ver como isso funciona na prática? ........................................................................32
                            › Como preparar a aula ...................................................................................................32

                            › Como ministrar a aula ..................................................................................................33

               ►  Ensino Sistemático e Explícito .......................................................................................................36
               ►  Autoinstrução ......................................................................................................................................36
 1                                       =
               ►
                  Ensino em Duplas ..............................................................................................................................37
                         x
                         x
               ►
                  Representações Visuais ....................................................................................................................37
               ►
                  Revisão, avaliação e recuperação .................................................................................................38
                     › Apoio ao Professor ......................................................................................................................39
           3
           3
           3
           3
           3
               ►
                  Perguntas mais frequentes sobre o ensino da Matemática ...............................................40
                                                6
                                                6
               ►
                  Referências ...........................................................................................................................................46
                              8
                              8                 6
                              8
   1   2   3   4   5   6   7   8   9