Page 7 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 7

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ENSINO ESTRUTURADO





                 A Coleção IAB de Matemática integra a proposta de Ensino Estruturado do IAB e apresenta
                 as seguintes características:

                 ►  Educação baseada em evidências. Os conteúdos, métodos e materiais foram desenvol-
                   vidos com base na análise da evidência cientí  ca mais atualizada sobre o que funciona
                   no ensino em geral e no ensino da Matemática, de modo particular. Uma das estratégias
                   que mais funcionam em educação, em geral, é o Ensino Estruturado.


                 ►  Ensino Estruturado. A coleção se baseia nos princípios do Ensino Estruturado e articula,
                   de forma consistente, o conteúdo, proposta pedagógica, materiais, métodos, instrumen-
                   tos de acompanhamento, controle e avaliação.


                 ►  Profundidade versus extensão. A Coleção aborda as questões básicas da aritmética,
                   com ênfase no domínio sólido dos fundamentos, privilegiando o conhecimento mais
                   aprofundado de alguns tópicos.


                 ►  Adequação à realidade. Os materiais são baseados no que há de mais avançado no ensi-
                   no da Matemática em outros países, mas levam em conta a situação concreta dos profes-
                   sores das escolas públicas brasileiras e de seus alunos, e, de modo particular, as limitações
                   da formação matemática dos professores e a di  culdade de leitura dos alunos.


                 ►  Facilidade de uso. Os materiais são de alta qualidade, tanto no que diz respeito ao conte-
                   údo quanto à forma. Os alunos – mesmo os alunos das séries iniciais que ainda não apren-
                   deram a ler – logo entendem a estrutura e o funcionamento de cada lição e o objetivo
                   de cada seção. As respostas dadas nos livros facilitam o trabalho do professor na hora da
                   aula, mas não substituem uma rigorosa preparação para ministrar cada aula.

                 ►  Aprender a ensinar e a aprender. Os materiais são elaborados para ajudar o professor a
                   ensinar e os alunos a estudar. As aulas são organizadas a partir de uma estrutura didática
                   previsível que facilita a aprendizagem e a revisão do que foi estudado.


                 ►  Apoio ao professor. O professor recebe capacitação, manuais e participa de reuniões de
                   planejamento, nas quais pode tirar suas dúvidas e compartilhar suas experiências com os
                   colegas e com um professor especialista.










                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                                                                5    7
                                                                                                5
                                                                                                5
                                                         Manual do Professor da Coleção IAB de Matemática        7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                     7
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
                                                                                                5 ÷
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12