Page 7 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 7
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ENSINO ESTRUTURADO
A Coleção IAB de Matemática integra a proposta de Ensino Estruturado do IAB e apresenta
as seguintes características:
► Educação baseada em evidências. Os conteúdos, métodos e materiais foram desenvol-
vidos com base na análise da evidência cientí ca mais atualizada sobre o que funciona
no ensino em geral e no ensino da Matemática, de modo particular. Uma das estratégias
que mais funcionam em educação, em geral, é o Ensino Estruturado.
► Ensino Estruturado. A coleção se baseia nos princípios do Ensino Estruturado e articula,
de forma consistente, o conteúdo, proposta pedagógica, materiais, métodos, instrumen-
tos de acompanhamento, controle e avaliação.
► Profundidade versus extensão. A Coleção aborda as questões básicas da aritmética,
com ênfase no domínio sólido dos fundamentos, privilegiando o conhecimento mais
aprofundado de alguns tópicos.
► Adequação à realidade. Os materiais são baseados no que há de mais avançado no ensi-
no da Matemática em outros países, mas levam em conta a situação concreta dos profes-
sores das escolas públicas brasileiras e de seus alunos, e, de modo particular, as limitações
da formação matemática dos professores e a di culdade de leitura dos alunos.
► Facilidade de uso. Os materiais são de alta qualidade, tanto no que diz respeito ao conte-
údo quanto à forma. Os alunos – mesmo os alunos das séries iniciais que ainda não apren-
deram a ler – logo entendem a estrutura e o funcionamento de cada lição e o objetivo
de cada seção. As respostas dadas nos livros facilitam o trabalho do professor na hora da
aula, mas não substituem uma rigorosa preparação para ministrar cada aula.
► Aprender a ensinar e a aprender. Os materiais são elaborados para ajudar o professor a
ensinar e os alunos a estudar. As aulas são organizadas a partir de uma estrutura didática
previsível que facilita a aprendizagem e a revisão do que foi estudado.
► Apoio ao professor. O professor recebe capacitação, manuais e participa de reuniões de
planejamento, nas quais pode tirar suas dúvidas e compartilhar suas experiências com os
colegas e com um professor especialista.
5
5
5
5
5
5
5 7
5
5
Manual do Professor da Coleção IAB de Matemática 7
7
7
7
7
7
7
7
7
5 ÷
5 ÷
5 ÷
5 ÷