Page 12 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 12
2. Processos mentais básicos
De acordo com os estudos mencionados acima, há três processos mentais básicos que são
fundamentais para a aprendizagem da Matemática: representar, raciocinar e abstrair.
Representar. Constitui uma competência matemática básica. Num primeiro momento, a
representação é mental. Por exemplo, ao ouvir a história dos Três Porquinhos, a criança de-
senha três guras, traços, cabecinhas, círculos ou marca pauzinhos. Usa os dedos para dizer
a idade. Mais tarde, aprende outras formas de representar, como, por exemplo, usando fór-
mulas e símbolos (2 + 3 = 5), 1º, 2º, 3º ou A > B < C. Representar signi ca compreender e usar
a linguagem matemática, e isso se faz de maneira progressiva. Quanto mais rápido o aluno
entender uma forma de r epresentação simbólica, que dispensa o uso de palavras
(3 + 4 = 4 + 3), mais rapidamente ele é capaz de abstrair e avançar. Quanto mais contextua-
lizada, mais lenta é a aprendizagem.
Raciocinar. Signi ca desenvolver a capacidade de pensar matematicamente e de usar
habilidades de metacognição, isto é, de controlar o próprio processo de pensar. Os “problemas”
da Matemática são os instrumentos para desenvolver o raciocínio e a metacognição. Por
exemplo: “Maria percorreu 3 km. Quanto falta para ela completar o percurso de 10 km?” Antes
de resolver o problema, a criança precisa entender que terá de fazer uma operação de subtrair
(o total do percurso MENOS o que ela já caminhou). Este é um exemplo de metacognição.
Em problemas mais complexos, que exigem vários passos, ou que abordam situações menos
familiares, é muito e caz ensinar ao aluno como explicitar decisões “metacognitivas” sobre o
tipo de problema e os passos ou tipos de operação/algoritmo a serem usados. Outra forma
e caz é inventar histórias para problemas abstratos. Por exemplo: invente uma história para
2 + 3 = 5. Ou crie um problema que dê a seguinte resposta: 5 e ¾. Ao inventar essas histórias,
a criança é forçada a expandir sua capacidade de abstração, de entender os princípios e a
lógica que está por trás das operações.
Os problemas de Matemática podem ser apresentados de duas formas:
› Simbólica: 2 + 3 = ?
› Verbal: Maria tinha 2 lápis e ganhou 3. Quantos lápis ela tem agora?
8
8
8
8
12 Coleção IAB de Matemática
x x x x x x 8
4 4 4