Page 14 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA COLEÇÃO IAB DE MATEMÁTICA.indd
P. 14
3. Ideias básicas
Existem quatro “grandes ideias”, ou ideias básicas, que permitem estabelecer conexões nos
diferentes aspectos da Matemática. São elas: o conceito de unidade, composição e decom-
posição, relacionamento e ordenação e reconhecimento de padrões e estruturas.
1. O conceito de unidade
Usamos unidades em contextos numéricos, geométricos e espaciais. O conceito de unidade
varia com o contexto:
Contextos
Numérico Geométrico Espacial (posicional)
Contar 2 gatos, 5 aves, 3 Fazer um colar, Identifi car o valor de um
carros. repetir um padrão de algarismo no QVL
cor ou forma.
O número O padrão A posição
(quantidade de objetos) (3 vermelhos, (dezena, centena, milhar
2 rosas etc.) etc.).
► No contexto numérico, o conceito de unidade se relaciona com a quantidade de objetos;
► No contexto geométrico, a unidade é o padrão (2 leiras rosas, 3 leiras vermelhas);
► No contexto espacial, com a posição (no número 432 o algarismo 4 representa as cente-
nas).
2. Composição e decomposição
Compor e decompor signi ca identi car e relacionar as partes que compõem um todo.
Para isso a criança precisa aprender a identi car o todo, as partes, ordenar, relacionar e com-
parar. Eis alguns exemplos:
8
8
8
8
14 Coleção IAB de Matemática
x x x x x x 8
4 4 4