Page 9 - MANUAL DE CONSCIÊNCIA FONÊMICA.indd
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Cada capítulo têm uma estrutura muito semelhante:
                   •  Primeiro o aluno aprende a identificar os fonemas e grafemas que os representam;

                   •  Em seguida reforça a identificação dos fonemas e aprende a fazer análise e síntese de
                     fonemas;

                   •  As atividades de cada fonema são centradas no fonema que está sendo apresentado,
                     mas as atividades de análise e síntese incorporam e revêem todos os fonemas já es-
                     tudados nas sessões anteriores;

                   •  Muitas  possuem atividades de revisão, o que permite ao professor diagnosticar seus
                     alunos com maior precisão e promover a recuperação no processo, refazendo exercí-
                     cios adequados a essas atividades;

                   •  Para facilitar o trabalho de ensinar, fazer revisões, diagnosticar dificuldades específicas
                     dos alunos e promover a recuperação, os títulos de cada atividade são uniformizados.




                                               títuLOs dAs AtividAdes
                 Identificando o som

                 Identificando o som no início da palavra
                 Associando som e letra

                 Associando som e letra: lista de palavras
                 Identificando som no meio da palavra

                 Identificando som no final da palavra
                 Identificando som no início e meio da palavra

                 Identificando som em diferentes lugares da palavra
                 Discriminando sons: pares de palavras

                 Aprendendo a ouvir e obedecer comandos: Macaco Falou
                 Identificando o som no início da palavra: Trenzinho das Letras

                 Síntese oral com fonema inicial
                 Atividades de revisão da primeira parte

                 Síntese oral de fonemas
                 Análise oral de fonemas
                 Síntese de fonemas: Escorregue o Dedo e Leia

                 Revisão



                   As crianças gostam muito da atividade “o Trenzinho das letras”. Use-a sempre que achar
                conveniente, ao introduzir um novo fonema. Mas não a use em todas as sessões, para o
                aluno não perder o interesse. Reserve-a para os fonemas ou para os alunos com mais difi-
                culdade.



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