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Cada capítulo têm uma estrutura muito semelhante:
• Primeiro o aluno aprende a identificar os fonemas e grafemas que os representam;
• Em seguida reforça a identificação dos fonemas e aprende a fazer análise e síntese de
fonemas;
• As atividades de cada fonema são centradas no fonema que está sendo apresentado,
mas as atividades de análise e síntese incorporam e revêem todos os fonemas já es-
tudados nas sessões anteriores;
• Muitas possuem atividades de revisão, o que permite ao professor diagnosticar seus
alunos com maior precisão e promover a recuperação no processo, refazendo exercí-
cios adequados a essas atividades;
• Para facilitar o trabalho de ensinar, fazer revisões, diagnosticar dificuldades específicas
dos alunos e promover a recuperação, os títulos de cada atividade são uniformizados.
títuLOs dAs AtividAdes
Identificando o som
Identificando o som no início da palavra
Associando som e letra
Associando som e letra: lista de palavras
Identificando som no meio da palavra
Identificando som no final da palavra
Identificando som no início e meio da palavra
Identificando som em diferentes lugares da palavra
Discriminando sons: pares de palavras
Aprendendo a ouvir e obedecer comandos: Macaco Falou
Identificando o som no início da palavra: Trenzinho das Letras
Síntese oral com fonema inicial
Atividades de revisão da primeira parte
Síntese oral de fonemas
Análise oral de fonemas
Síntese de fonemas: Escorregue o Dedo e Leia
Revisão
As crianças gostam muito da atividade “o Trenzinho das letras”. Use-a sempre que achar
conveniente, ao introduzir um novo fonema. Mas não a use em todas as sessões, para o
aluno não perder o interesse. Reserve-a para os fonemas ou para os alunos com mais difi-
culdade.
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