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Introdução
Para se alfabetizar, a aluno precisa superar três desafios:
• descobrir o princípio alfabético, isto é, descobrir o fato de que as palavras são forma-
das por fonemas (diferentes sons menores do que a sílaba) e que os fonemas, por sua
vez, são representados por grafemas (letras);
• aprender a decodificar, ou seja, aprender as relações entre os fonemas e os grafemas
que os representam para extrair o som das palavras escritas;
• aprender o princípio ortográfico, ou seja, as regras que regem a escrita das palavras.
Este manual trata do primeiro desses desafios: o desenvolvimento da consciência fonê-
mica, que é a base para a descoberta do princípio alfabético.
Consciência fonêmica refere-se à capacidade de identificar os segmentos de som que
formam uma palavra. Esses segmentos se chamam fonemas. Normalmente uma criança,
ou mesmo um adulto identifica uma palavra inteira (gato) ou uma sílaba (ga, to) como sendo
a unidade menor de som. Isso é correto do ponto de vista do que a pessoa ouve, mas não
do ponto de vista do sistema alfabético. Para se alfabetizar, a aluno precisa identificar os
segmentos menores que compõem uma sílaba (ga é diferente de go, da mesma forma que
pá é diferente de pé). Há um “som” que é menor do que o “som” da sílaba, e é isso que a
criança precisa descobrir.
O termo “consciência” é usado porque a aluno não tem consciência desses elementos:
depois que a criança para de balbuciar e aprende a falar, ela presta atenção ao sentido da
palavra, não à sua forma ou ao seu som. É por meio de brincadeiras de rimas, assonâncias,
aliterações que ela toma consciência desses aspectos da palavra. O termo “fonêmica”
refere-se aos fonemas. O fonema é a menor unidade sonora de uma língua.
POr qUE O ALUNO PrECISA DESENvOLvEr CONSCIÊNCIA FONÊMICA
Todo aluno que se alfabetiza adquire o princípio alfabético, ou seja, a ideia de que quan-
do se muda uma letra da palavra, muda-se a pronúncia da palavra. Se havia lago e mudou
para mago, ela percebe que mudou algo. Se havia pá e virou pé, ela percebe que muda a
forma de escrever e de ler a palavra. Quanto mais cedo a aluno adquire esse princípio, mais
rapidamente ela irá se alfabetizar.
As atividades apresentadas neste manual ajudam o aluno a desenvolver a consciência
fonêmica e o conhecimento das letras – seus nomes, suas formas, e os fonemas que
elas representam. É isso que permite ao aluno adquirir essa noção chamada “princípio
alfabético”.
Se a aluno não adquire consciência fonêmica ele pode pensar que as palavras são como
desenhos, e passar a decorar palavras. Ou ele decora sílabas, e compõe as palavras silaban-
do, o que o torna um leitor ineficaz. Somente a tomada de consciência sobre os fonemas
permite adquirir o princípio alfabético, primeiro passo para uma alfabetização eficaz.
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