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COMO UtILIzAr EStE MANUAL

               A) PARA UTILIzAR ESTE MANUAL VOCê PRECISARá TER à MãO:
               •  os bonecos Alfa e Beto;
               •  as cartelas com a letra do dia e as figuras correspondentes;
               •  letras individuais – alfabeto móvel (saquinho com letras);
               •  cartões individuais com os nomes das letras (que você irá preparar com a letra do dia);

               B) DURAçãO DAS ATIVIDADES:
               •  Cada sessão de atividades deve durar no máximo de 15 a 25 minutos, para não cansar
                 os alunos.
               •  A cada dia pode feita uma sessão.
               •  No total, serão gastos cerca de 45 a 50 horas para realizar todas as atividades previstas
                 neste Manual, inclusive as atividades de revisão e recuperação.

               C) COMO REALIzAR AS ATIVIDADES

               As atividades poderão ser realizadas:
               •  Com toda a turma, seguindo a ordem indicada
               •  Com um grupo de alunos
               •  Individualmente, com alunos que ainda não adquiriram o princípio alfabético


                         situAçãO                                 reCOMendAçãO
              Com toda turma, paralelamente      Siga rigorosamente a ordem dos fonemas.
              ao uso do livro Aprender a Ler

              Com toda turma, usando uma         Siga a ordem dos fonemas que você estiver usando
              outra cartilha ou manual de        para alfabetizar
              alfabetização

                                                 Se possível use na ordem indicada, mas isso não
                                                 é essencial. Nesse caso, modifique as palavras
              Com toda a turma,  ANTES de ini-   usadas na última atividade (Escorregue o dedo e
              ciar o processo de alfabetização
                                                 leia), deixando apenas os fonemas e grafemas que
                                                 as crianças já conhecem.
                                                 Isso ocorre a qualquer momento do ensino funda-
                                                 mental, quando o professor identifica alunos que
                                                 têm dificuldade para entender o princípio alfabéti-
                                                 co.
                                                 - Se o problema for geral, o professor deve esco-
                                                 lher alguns fonemas e fazer as atividades até que o
              Com alunos individualmente
                                                 aluno adquira o princípio alfabético. Se necessário,
                                                 continuar com os demais fonemas.
                                                 - Se o problema for específico: usar as atividades
                                                 pertinentes aos fonemas que a criança tenha difi-
                                                 culdade em identificar ou discriminar (f e v ou p e b,
                                                 por exemplo).


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