Page 12 - MANUAL DE CONSCIÊNCIA FONÊMICA.indd
P. 12

o   Use letras de tipos variados no quadro, para o aluno se acostumar com as diferen-
                     tes grafias das letras.

               D) COMO REALIzAR ATIVIDADES DE ReVIsÃo e ReCuPeRAÇÃo

               Em diversas sessões estão incluídas atividades de revisão. Elas tanto servem para rever
            quanto para reforçar e recuperar competências que o aluno ainda não adquiriu.

               •  Identifique essas atividades. O comandos usados neste manual (identificar, associar,
                 discriminar, síntese, análise) indicam as competências que são o objetivo de cada ati-
                 vidade.

               •  Faça atividades adicionais do mesmo tipo com os alunos que demonstram dificuldade
                 em algum fonema ou alguma competência específica.
               •  Aprenda a identificar os problemas dos alunos com precisão:
                    o   Identificar o som no início da palavra.
                    o    Identificar o som no meio da palavra.
                    o   Identificar o som no final da palavra (vogais, s, r).
                    o   Discriminar sons (por exemplo, o som do v e do f).
                    o   Analisar sons.
                    o   Sintetizar sons.

               Seguindo rigorosamente as instruções contidas neste Manual com competência, alegria
            e envolvendo todos os seus alunos, você pode esperar que:

               TODOS OS SEUS ALUNOS TERãO adquirido:

               •  consciência fonêmica: capacidade para identificar os fonemas em diversas posições
                 da palavra;
               •  domínio do princípio alfabético: conhecer as letras, seus nomes e sua correspondên-
                 cia com pelo menos um fonema;
               •  motivação para aprender a ler e escrever.

               MUITOS DE SEUS ALUNOS terão aprendido:

               •  a fazer análise e síntese de fonemas.

               ALGUNS DE SEUS ALUNOS serão capazes:

               •  de fazer leitura automática de palavras familiares, com base na sua competência de
                 decodificar.




                  PARA SABER MAIS

                  •  Veja o vídeo Como Utilizar o Manual de Consciência Fonêmica
                  •  Leia o ABC do Alfabetizador
                  •  Consulte o coordenador pedagógico da escola ou entre em contato com o IAB
                    através do site www.alfaebeto.org.br




       12
   7   8   9   10   11   12