Page 12 - MANUAL DE CONSCIÊNCIA FONÊMICA.indd
P. 12
o Use letras de tipos variados no quadro, para o aluno se acostumar com as diferen-
tes grafias das letras.
D) COMO REALIzAR ATIVIDADES DE ReVIsÃo e ReCuPeRAÇÃo
Em diversas sessões estão incluídas atividades de revisão. Elas tanto servem para rever
quanto para reforçar e recuperar competências que o aluno ainda não adquiriu.
• Identifique essas atividades. O comandos usados neste manual (identificar, associar,
discriminar, síntese, análise) indicam as competências que são o objetivo de cada ati-
vidade.
• Faça atividades adicionais do mesmo tipo com os alunos que demonstram dificuldade
em algum fonema ou alguma competência específica.
• Aprenda a identificar os problemas dos alunos com precisão:
o Identificar o som no início da palavra.
o Identificar o som no meio da palavra.
o Identificar o som no final da palavra (vogais, s, r).
o Discriminar sons (por exemplo, o som do v e do f).
o Analisar sons.
o Sintetizar sons.
Seguindo rigorosamente as instruções contidas neste Manual com competência, alegria
e envolvendo todos os seus alunos, você pode esperar que:
TODOS OS SEUS ALUNOS TERãO adquirido:
• consciência fonêmica: capacidade para identificar os fonemas em diversas posições
da palavra;
• domínio do princípio alfabético: conhecer as letras, seus nomes e sua correspondên-
cia com pelo menos um fonema;
• motivação para aprender a ler e escrever.
MUITOS DE SEUS ALUNOS terão aprendido:
• a fazer análise e síntese de fonemas.
ALGUNS DE SEUS ALUNOS serão capazes:
• de fazer leitura automática de palavras familiares, com base na sua competência de
decodificar.
PARA SABER MAIS
• Veja o vídeo Como Utilizar o Manual de Consciência Fonêmica
• Leia o ABC do Alfabetizador
• Consulte o coordenador pedagógico da escola ou entre em contato com o IAB
através do site www.alfaebeto.org.br
12