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•  a fazer análise, ou seja, decompor uma palavra nos fonemas que a constituem (por
                 exemplo, a palavra UAI é formada pelos fonemas /u/  /a/ /i/ );

               •  a fazer síntese, isto é, juntar sons para formar palavras. A síntese pode ser tanto oral (a
                 partir de palavras ouvidas) quanto escrita (a partir de leitura de palavras).


                  Além dessas competências, as primeiras atividades ajudam o aluno a desenvolver
            consciência fonológica, isto é, a capacidade de identificar e discriminar unidades de som
            maiores, até que chegue ao nível do fonema.  Essa consciência , que consiste na habili-
            dade para perceber e diferenciar sons em geral, é importante para que o aluno aprenda a
            perceber os sons de forma bem discriminada – e é fundamental para muitos alunos pouco
            familiarizados com as nuanças da língua e da pronúncia das palavras.

               Caso necessário, para auxiliar o aluno a identificar o fonema mais típico representado
            pelo grafema, associar a pronúncia do fonema a algum som característico. Exemplos:

              [b] – bum (bomba)                      [p] – pá pá pá (bola batendo na parede ou no
              [k] – ca-ca-ca (galinha cacarejando)   chão)
              [d] – dom dom (sino tocando)           [R] – rrroar (urso)
              [f] – ffff (encher pneu de bicicleta)  [r] – trim trim (telefone)
              [j] – jjjjj (barquinho passeando na    [s] – cobra rastejando
              água)                                  [t] – tá tá tá (martelo batendo prego)
              [l] – lalala (cantarolar)              [v] – avião (soprar o avião para ele não cair)
              [m] – vaca mugindo                     [ch] – chuveiro, chuá (tomando banho)
              [n] – nã na ni nã não                  [z] – abelha zumbindo, sono chegando



            EStrUtUrA E SEqUÊNCIA DO PrESENtE MANUAL
               O presente Manual está organizado em 20 capítulos.  O primeiro capítulo apresenta ati-
            vidades preparatórias que ajudam a desenvolver a consciência fonológica.  A consciência
            fonológica refere-se à capacidade de perceber sons, ritmos, rimas, segmentar palavras e
            identificar outras características associadas aos sons das palavras.  Esse capítulo também
            apresenta atividades que ajudam os alunos a ouvir, entender e seguir comandos.

               Os demais capítulos apresentam os fonemas.  As vogais e vogais nasais são apresenta-
            das respectivamente nos capítulos 2 e 6. As consoantes são apresentadas, cada uma em
            um capítulo.

               A ordem adotada neste volume segue a ordem do livro Aprender a Ler, do Programa
            Alfa e Beto. Esta é uma de várias possibilidades para desenvolver consciência fonêmica. A
            escolha se deve à maior facilidade dos alunos para:

               •  identificar os sons vogais – que por isso são apresentados logo no inicio. Além disso,
                 o conhecimento das vogais ajuda a formar palavras com as consoantes que serão
                 aprendidas a seguir;

               •  pronunciar palavras que começam com sons mais fáceis de pronunciar isoladamente
                 ou “emendando” com a vogal;

               •  Identificar logo os sons das vogais nasais, que são muito usuais e presentes em gran-
                 de número de palavras conhecidas.




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