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• a fazer análise, ou seja, decompor uma palavra nos fonemas que a constituem (por
exemplo, a palavra UAI é formada pelos fonemas /u/ /a/ /i/ );
• a fazer síntese, isto é, juntar sons para formar palavras. A síntese pode ser tanto oral (a
partir de palavras ouvidas) quanto escrita (a partir de leitura de palavras).
Além dessas competências, as primeiras atividades ajudam o aluno a desenvolver
consciência fonológica, isto é, a capacidade de identificar e discriminar unidades de som
maiores, até que chegue ao nível do fonema. Essa consciência , que consiste na habili-
dade para perceber e diferenciar sons em geral, é importante para que o aluno aprenda a
perceber os sons de forma bem discriminada – e é fundamental para muitos alunos pouco
familiarizados com as nuanças da língua e da pronúncia das palavras.
Caso necessário, para auxiliar o aluno a identificar o fonema mais típico representado
pelo grafema, associar a pronúncia do fonema a algum som característico. Exemplos:
[b] – bum (bomba) [p] – pá pá pá (bola batendo na parede ou no
[k] – ca-ca-ca (galinha cacarejando) chão)
[d] – dom dom (sino tocando) [R] – rrroar (urso)
[f] – ffff (encher pneu de bicicleta) [r] – trim trim (telefone)
[j] – jjjjj (barquinho passeando na [s] – cobra rastejando
água) [t] – tá tá tá (martelo batendo prego)
[l] – lalala (cantarolar) [v] – avião (soprar o avião para ele não cair)
[m] – vaca mugindo [ch] – chuveiro, chuá (tomando banho)
[n] – nã na ni nã não [z] – abelha zumbindo, sono chegando
EStrUtUrA E SEqUÊNCIA DO PrESENtE MANUAL
O presente Manual está organizado em 20 capítulos. O primeiro capítulo apresenta ati-
vidades preparatórias que ajudam a desenvolver a consciência fonológica. A consciência
fonológica refere-se à capacidade de perceber sons, ritmos, rimas, segmentar palavras e
identificar outras características associadas aos sons das palavras. Esse capítulo também
apresenta atividades que ajudam os alunos a ouvir, entender e seguir comandos.
Os demais capítulos apresentam os fonemas. As vogais e vogais nasais são apresenta-
das respectivamente nos capítulos 2 e 6. As consoantes são apresentadas, cada uma em
um capítulo.
A ordem adotada neste volume segue a ordem do livro Aprender a Ler, do Programa
Alfa e Beto. Esta é uma de várias possibilidades para desenvolver consciência fonêmica. A
escolha se deve à maior facilidade dos alunos para:
• identificar os sons vogais – que por isso são apresentados logo no inicio. Além disso,
o conhecimento das vogais ajuda a formar palavras com as consoantes que serão
aprendidas a seguir;
• pronunciar palavras que começam com sons mais fáceis de pronunciar isoladamente
ou “emendando” com a vogal;
• Identificar logo os sons das vogais nasais, que são muito usuais e presentes em gran-
de número de palavras conhecidas.
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